Sistema OCB estreita relações com embaixada das Filipinas

O potencial de exportação das cooperativas brasileiras foi um dos focos principais da reunião promovida entre o Sistema OCB e o cônsul geral da Embaixada das Filipinas no Brasil, Joselito Jacinto, realizada na quarta-feira (11), na Casa do Cooperativismo em Brasília. O coordenador-geral de Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Nelson Andrade Jr, também esteve presente e detalhou ao embaixador, os projetos desenvolvidos pelo governo federal para o fomento do cooperativismo agropecuário no Brasil.

As Filipinas, país localizado no Sudoeste Asiático, está entre as cinco economias que registraram maior crescimento nos últimos anos e tem aumentado o percentual de compras de produtos brasileiros. “Já adquirimos quantidades expressivas de carnes de boi, frango e porco e temos grande interesse em estreitar nosso relacionamento com fornecedores de café, por exemplo”, explicou o embaixador.

A Coordenação de Relações Internacionais do Sistema OCB apresentou um panorama do cooperativismo no Brasil e enfatizou a qualidade dos produtos provenientes das cooperativas, que produzem preocupadas com as questões de sustentabilidade e preservação ambiental. “Temos entre nossas cooperativas agro excelentes produtores de café e podemos fazer a aproximação necessária para a geração de negócios com as Filipinas”, afirmou o coordenador João Marcos Silva Martins.

A equipe do Sistema OCB também apresentou ao embaixador e seus assessores, a programação da Missão Prospecção de Oportunidades Comerciais das Cooperativas do Mercosul à Ásia. A iniciativa liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no âmbito da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), e apoiada pelo Sistema OCB, manterá reuniões de negócios na Índia, Singapura e Filipinas, entre os dias 8 e 11 de novembro.

O encontro faz parte do esforço do Sistema OCB para abrir canais de comunicação e estreitar relações com representantes de países que podem abrir novos mercados e gerar negócios para as cooperativas brasileiras. Somente em 2023, dez embaixadas já participaram de reuniões estratégicas para aproximação institucional com vistas a realização de acordos comerciais e de cooperação técnicas.

Conteúdos Relacionados