cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Programa de Educação Política é apresentado na Argentina

Na terça-feira (5), em Santa Fé, província argentina, o Sistema OCB participou do Congresso Internacional “Santa Fé Associativa - Um Ecossistema Integrado”, evento realizado por iniciativa da Diretoria de Cooperativas e Mutuais da Província de Santa Fé. O coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz, participou do painel Relações Governamentais de Cooperação Internacional e Educação, com o intuito de destacar a importância da cultura de participação e da representação política para o cooperativismo brasileiro.

Segundo o coordenador, o acompanhamento de políticas públicas que impactam as cooperativas é essencial para o desenvolvimento do setor. “Quando tratamos de sustentabilidade, a representação do nosso segmento tem um papel central. Não existe sustentabilidade do ponto de vista social, ambiental e de governança, sem segurança jurídica e econômica para o nosso movimento. Essas são duas coisas precisam caminhar juntas”, ressaltou.

Durante a apresentação, Eduardo destacou os resultados do Programa de Educação Política do Cooperativismo Brasileiro, criado para fomentar a participação ativa do movimento cooperativista e aumentar a representatividade do setor no Congresso Nacional. Ele pontuou que mais de 30 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelo programa em 2022, a partir de 180 encontros presenciais e virtuais com lideranças cooperativistas para tratar sobre a importância do voto consciente e das políticas públicas para o cooperativismo.

Para ele, um ambiente regulatório favorável para as cooperativas é um importante fator para que elas sejam reconhecidas pela sociedade e pelo governo como instrumentos propulsores do cumprimento de compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Não há modelo que traga mais prosperidade que o cooperativismo. E o caminho para nosso o maior reconhecimento está na participação e representação política institucional", concluiu.

Conteúdos Relacionados