cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Grupo de brasileiros conhece cooperativismo de crédito alemão

"

Representantes do cooperativismo de crédito brasileiro buscam no modelo alemão exemplos para fomentar o desenvolvimento do setor. Durante esta semana, um grupo de 12 pessoas visitou o país em uma missão organizada pela Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV). Integrantes do Sistema OCB participam da viagem, entre estes o representante nacional do ramo crédito na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Manfred Dasenbrock, que também integra o Sistema Sicredi, e o gestor do segmento na OCB, Sílvio Giusti.

A comitiva, que também conta com membros dos sistemas Sicoob e Unicred, Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (Cnac) e Banco Central do Brasil (BC), é coordenada pelo diretor do Projeto Regional para a América Latina e Caribe da DGRV, Matthias Arzbach.

Além de apresentar experiências vivenciadas pelo cooperativismo de crédito da Alemanha, a programação também visa reforçar a importância do controle e da auditoria para a boa gestão. “A iniciativa vem ao encontro do plano de ação do Conselho Consultivo de Crédito da OCB (Ceco), fortalecer e consolidar a participação do setor na Cnac”, ressaltou Giusti.

Ele também destaca outros pilares que refletem positivamente nos resultados registrados pelos alemães. “Há um forte investimento na capacitação dos executivos de cooperativas. O fundo de proteção e a verticalização do processo também contribuem para os bons indicadores”, disse. 

Segundo o gestor da OCB, os alemães também reconhecem os pontos fortes do Brasil e seu potencial de crescimento. “Em todas as explanações, nosso país foi citado como um dos principais atores para a superação de uma iminente crise mundial. Isso vem em decorrência do comportamento observado na última crise, iniciada no final de 2008. O Brasil e o cooperativismo de crédito foram, com certeza, atingidos, mas conseguiram driblar melhor as dificuldades e fazer destas novas oportunidades de negócio”, comentou.  

A missão chegou à Alemanha no domingo (06/11) e retorna para o Brasil nesta sexta-feira (11/11).

Na Alemanha – O cooperativismo de crédito alemão é formado por 1.138 instituições, com mais de 13 mil pontos de atendimento e cerca de 30 milhões de clientes, e, destes, 17 milhões são associados. Em ativos, o segmento movimenta cerca de € 707 bilhões.
 

"

Conteúdos Relacionados