Cooperativismo lamenta perda de Dejandir Dalpasquale
O movimento cooperativista está de luto pela morte do líder Dejandir Dalpasquale, ocorrido na tarde desta quarta-feira (09/11), em Florianópolis (SC). “Ele foi um exemplo e será lembrado pela determinação e pelo espírito inovador, que marcaram sua gestão frente à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) durante oito anos”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, na manhã desta quinta-feira (10/11), ao falar à diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) sobre o trabalho realizado por Dalpasquale, em Brasília (DF).
Freitas também destacou o esforço do líder cooperativista para conseguir a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). “Dejandir foi um dos idealizadores do Sescoop, essa ferramenta estratégica que atua para o desenvolvimento e a consolidação do nosso sistema”, disse. Natural de Encantado (SC), Dalpasquale foi presidente da OCB por oito anos, em dois mandatos, de 1994-1997 e 1998-2001.
O superintendente do Sistema Ocesc/Sescoop-SC, Geci Pungan, ressalta sua ligação com o cooperativismo. “Ele foi sócio-fundador da Coopercampos e levou o espírito cooperativista para sua vida política. Durante toda sua trajetória, lutou por melhorias que levassem à expansão do nosso movimento”, comentou.
O sepultamento de Dalpasquale será realizado nesta quinta-feira (10/11), às 17h, no Cemitério Jardim da Paz, na capital catarinense.
Saiba mais - A vida política de Dejandir Dalpasquale começou em Campos Novos (SC), onde atuou como vereador e prefeito. Também foi Secretário de Agricultura do Estado de Santa Catarina, deputado federal e senador. Além disso, ocupou o cargo de ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Governo Itamar Franco e, posteriormente, o de presidente do extinto Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC), assumindo, em seguida, a presidência da OCB.
"