Workshop em Palmas promove diálogo sobre inclusão e equidade
- Artigo Secundário 2
Importância de lideranças conscientes na construção de ambientes mais diversos foi tema
O cooperativismo brasileiro deu mais um passo importante rumo à construção de ambientes mais justos, diversos e sustentáveis. No dia 30 de abril, o Workshop de Inclusão, Diversidade e Equidade (ID&E), promovido pelo Sistema OCB, reuniu cerca de 30 pessoas entre dirigentes, cooperados(as), empregados(as), integrantes do Comitê Elas pelo Coop, representantes de órgãos governamentais, universidades, Sistema S, instrutores do Cadastro Nacional de Cooperativas e público interno.
O evento realizado em Palmas teve como objetivo ampliar o debate e incentivar ações concretas de transformação cultural nas organizações cooperativistas. Durante a programação, foram abordados conceitos, casos práticos, perspectivas e experiências atualizadas, além de estratégias voltadas à governança e ao ESG, com foco no eixo social. As apresentações evidenciaram os impactos positivos que iniciativas de ID&E geram no clima organizacional, mas também no desempenho das cooperativas e no fortalecimento do setor como um todo.
A abertura do workshop foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Benedito Khouri. “Tenho plena convicção de que cabe todo mundo em nossa sociedade, em todos os espaços, inclusive no nosso movimento cooperativista, que é uma sociedade de pessoas”, destacou.
Ao longo do evento, foram discutidas questões estruturais relacionadas à equidade de gênero, à promoção de talentos diversos e ao fortalecimento de culturas organizacionais mais inclusivas e saudáveis. Uma realidade desafiadora foi evidenciada: embora as mulheres representem quase metade do total de cooperadas no país, a presença feminina em cargos de liderança ainda é limitada. O workshop buscou sensibilizar dirigentes e gestores sobre essa desigualdade e apresentar caminhos viáveis para reverter esse cenário, com políticas e práticas alinhadas à sustentabilidade corporativa.
A analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB Nacional, Divani de Souza, reforçou a relevância do tema para o futuro do cooperativismo e lembrou que a inclusão está entre as Diretrizes Estratégicas do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), especificamente no eixo ESG Social: Capacitar as lideranças cooperativistas sobre a importância da implementação de ações de inclusão, diversidade e equidade. Divani convidou os participantes a fazer continuamente a reflexão: “O que me faz uma pessoa aliada desta pauta e quais são os meus vieses inconscientes?”
Já Maria Silvana, integrante do Comitê Nacional Elas pelo Coop, afirmou que o workshop foi transformador e desafiador. “Sentimos a necessidade de mudar a cultura organizacional das cooperativas para conseguir sucesso neste projeto tão relevante e extremamente necessário.”
A consultora Gisele Gomes salientou que a pauta de ID&E está presente de forma transversal em toda a solução ESG Coop, pois está presente também nas questões de governança e ambientais.
O evento também se destacou pelo alto nível de participação e engajamento dos presentes, recebendo nota máxima (100) na avaliação do NPS (Net Promoter Score), que mede a satisfação do público e a probabilidade de recomendação.