cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Sistema OCB amplia voz política e cooperação climática em 2025

Parcerias, acordos e presença na COP30 consolidaram papel do movimento na agenda 

Ao longo de 2025, período marcado pelo Ano Internacional das Cooperativas, pela realização da COP30 no Brasil e por intensas agendas multilaterais, o Sistema OCB ampliou sua presença em espaços decisórios, fortaleceu alianças institucionais e projetou o modelo cooperativista como solução concreta para desafios econômicos, sociais e ambientais. 

retrospectiva b63c3O ano começou com o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2025, documento estratégico que consolidou as prioridades do movimento junto aos Três Poderes. A agenda reúne projetos de lei, políticas públicas e temas regulatórios com impacto direto para o setor, e orientou a atuação de representação institucional ao longo do ano. 

A agenda climática foi um dos eixos centrais da atuação de representação institucional da entidade. No início do ano foi lançado o Manifesto do Cooperativismo Brasileiro para a COP30, com o tema Juntos por um futuro mais próspero e sustentável, estruturado em cinco eixos que incluem desde a segurança alimentar à adaptação e mitigação de riscos climáticos. 

 Em julho, a Imersão na Pré-COP30 reuniu autoridades nacionais e representantes de órgãos como Organização das Nações Unidas (ONU), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)Centro de Comércio Internacional (ITC). Durante cinco dias, o grupo conheceu experiências de cooperativas no Rio Grande do Sul e em Rondônia. A ação integrou a estratégia Coop na COP30, voltada a ampliar o reconhecimento do setor nas negociações internacionais. Em agosto, o Sistema OCB organizou uma Press Trip pela Amazônia, reunindo jornalistas de diversos veículos nacionais. A iniciativa ajudou a qualificar o debate público e posicionar o cooperativismo como resposta concreta aos desafios globais.  

Na própria COP30, realizada em novembro, em Belém (PA), o cooperativismo ocupou espaços de destaque nas três zonas oficiais do evento — Green, Agri e Blue — e em áreas temáticas como a Casa do Seguro. No Pavilhão Coop, tecnologias sociais, produtos da sociobiodiversidade e modelos de governança deram visibilidade ao impacto econômico e socioambiental das cooperativas. A participação também reforçou debates sobre agricultura de baixo carbono, segurança alimentar, mercados de carbono, transição energética justa e gestão de riscos climáticos, além de ampliar parcerias institucionais e oportunidades de financiamento. 

Projeção internacional e articulação global whatsapp image 2025 12 19 at 15.49.53 89988

Brasília sediou, em 2025, o encontro do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O evento reuniu lideranças de diversos países para debater estratégia, cooperação internacional e os rumos do cooperativismo no cenário pós-Ano Internacional das Cooperativas. 

O ano também marcou a entrada das cooperativas brasileiras no CM50 — Círculo de Liderança de Cooperativas e Mútuas, rede global criada pela ACI para ampliar a influência do setor no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, houve participação ativa na Assembleia da ACI, na 113ª Conferência Internacional do Trabalho, no Fórum Climático da ONU e no Grupo de Trabalho do G20 da ACI 

A juventude cooperativista também ganhou projeção internacional com a representação brasileira na Conferência Internacional We the Youth  (IFWY 2025), realizada em Seul, na Coreia do Sul. O evento reuniu jovens líderes de mais de 70 países para discutir paz, sustentabilidade e cooperação global. 

Fortalecimento institucional e parcerias estratégicas 

O projeto Conhecer para Cooperar seguiu aproximando o cooperativismo de crédito do poder público, por meio de visitas técnicas que apresentam boas práticas, impacto social e modelos de negócios que contribuem para a construção de políticas públicas mais aderentes à realidade do setor. 

r2 dac9dOutro destaque foi a assinatura de seis novos acordos de cooperação com órgãos do governo federal. Entre eles, o acordo de cinco anos com o BNDES, voltado à ampliação do acesso ao crédito, à inclusão financeira e ao fortalecimento do cooperativismo nas regiões Norte e Nordeste. Também foi celebrado um acordo com o Ministério da Educação (MEC), visando a melhoria da qualidade da educação brasileira e a promoção do desenvolvimento regional, por meio do fomento do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social. 

Durante a COP30, ainda foram firmadas parcerias estratégicas com os ministérios de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), além da Natura, com foco em agricultura familiar, bioeconomia, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável. 

A formalização de um Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara dos Deputados, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) foi outro marco de 2025. A iniciativa amplia ações de formação cidadã e cria uma ponte educacional entre o Poder Legislativo e entidades do setor produtivo, com foco em jovens, estudantes e profissionais.  

O acordo também prevê seminários, oficinas e cursos sobre processo legislativo e orçamento público, além do acesso a programas de pós-graduação e mestrado profissional da Câmara, mediante seleção. 

Para o presidente do Conselho de Administração do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, os resultados de 2025 refletem a maturidade institucional do movimento. “Esses acordos e articulações consolidam o cooperativismo como uma solução econômica, social e ambiental, capaz de integrar governo, empresas e sociedade em um ecossistema colaborativo voltado ao desenvolvimento sustentável”. 

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.