cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS EVENTOS

WCM 2025: Sistema OCB conecta tecnologia, talentos e cooperação

Debates reforçaram que tecnologia deve estar a serviço das pessoas e do futuro do coop 

O World Coop Management (WCM) 2025, em Belo Horizonte (MG), manteve o cooperativismo brasileiro em evidência com uma série de ações promovidas pelo Sistema OCB. Além da participação nos painéis e patrocínios da programação oficial, a entidade também esteve presente com ativações voltadas à inovação, à formação de talentos e à divulgação do modelo cooperativista. 

O videocast do InovaCoop recebeu, ao longo do evento, dirigentes e especialistas para discutir tendências e boas práticas. WCM 2025: Sistema OCB conecta tecnologia, talentos e cooperação Outro destaque foi ativação da CapacitaCoop, plataforma de educação a distância do Sistema OCB, que já alcança milhares de cooperativas e cooperados em todo o país. Já o  Jornada Coop, game interativo, permite que cooperativas participantes verifiquem sua participação nos diagnósticos institucionais, explorem cases do InovaCoop, consultem o anuário e utilizem o carimbo SomosCoop. Além disso, oferece comparativos entre cooperativas do mesmo ramo, promovendo aprendizado, benchmarking e engajamento de forma lúdica. 

Cooptech e RH Coop: debates estratégicos 

No âmbito de conteúdo, o Sistema OCB esteve presente em dois palcos centrais da programação. O Cooptech Summit, dedicado à inovação e tecnologia, trouxe debates sobre o uso da inteligência artificial no cooperativismo de crédito; a transformação digital nos processos de gestão; e as oportunidades abertas pela nova Lei 213/2025, que regulamenta o setor de seguros. No primeiro dia, o bate-papo contou com Eduardo Jonathan Ramos, analista de Inovação do Sistema OCB, e com Hélio Gomes de Carvalho, especialista em inovação, que abordaram diagnóstico e sistemas de gestão da inovação. Já no segundo dia, a gerente DE INOVAÇÃO da ABGi, Fernanda Freitas aprofundou estratégias para fontes de fomento para inovação. Os painéis destacaram que a tecnologia deve estar sempre a serviço das pessoas e que o engajamento das lideranças é essencial para o sucesso de qualquer processo de inovação.  

Já no RH Coop Conference, apoiado pelo CapacitaCoop, as discussões giraram em torno do papel estratégico da área de gestão de pessoas. Temas como integração de novos talentos, educação corporativa e cultura organizacional reforçaram que o futuro das cooperativas passa pelo investimento em lideranças preparadas e em ambientes de trabalho que valorizem diversidade, inclusão e desenvolvimento humano. 

Fomento WCM 2025: Sistema OCB conecta tecnologia, talentos e cooperação

O Inovacoop videocast proporcionou um ambiente diferenciado para troca de ideias, com total de 16 gravações, e contou com a participação da gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta. Ela destacou a importância da recente conquista legislativa que garante às cooperativas acesso direto a recursos de fomento à inovação. “Com a aprovação da Lei 15.184/2025, as cooperativas passam a ter acesso ao principal fundo de ciência e tecnologia do país. Isso abre uma janela de oportunidades para que o setor invista em soluções inovadoras, fortaleça sua competitividade e contribua para o desenvolvimento sustentável”, afirmou. 

Segundo ela, o acesso a esses recursos permitirá que mais projetos inovadores sejam testados e escalados dentro das cooperativas, beneficiando diretamente os cooperados e a comunidade. “A inovação, quando feita no modelo cooperativista, é multiplicadora: não transforma apenas o negócio, mas gera impacto positivo em toda a rede de pessoas e territórios que participam dessa jornada”, destacou. 

Presença institucional 

 O estande do Sistema OCB serviu como ponto de encontro para lideranças, autoridades e cooperativistas, além de reforçar a imagem institucional da organização e criar oportunidades de articulação estratégica. 

As ações também demonstraram a capacidade do cooperativismo brasileiro de dialogar com pautas globais, como inteligência artificial, transição energética, sustentabilidade e intercooperação internacional, todas presentes na programação oficial do evento. 

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.