Sistema OCB marca presença no Global Voices 2025
Evento reuniu lideranças internacionais e debateu inovação, geopolítica e economia
O CNC Global Voices 2025 aconteceu nesta terça (14), em São Paulo, e reuniu líderes e especialistas de renome internacional para debater os rumos da política, economia e inovação no Brasil e no mundo. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi representado por Bruno Vasconcelos, Coordenador de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNCoop.
A programação começou com a abertura realizada por José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac. Estiveram na plateia autoridades como o ex-presidente Michel Temer, que participou da cerimônia e reforçou seu interesse no diálogo entre o Brasil e a economia global.
O primeiro painel, com o tema O papel da inovação e do capital humano no desenvolvimento econômico, contou com a participação de Paul Michael Romer, ganhador do Nobel de Economia em 2018, e James Robison, laureado com o Nobel de 2024. A mediação ficou a cargo da jornalista Juliana Rosa. Logo na sequência, Robison conduziu uma reflexão sobre Rent Seeking, corrupção e como os incentivos e as instituições moldam o comportamento das pessoas, que evidenciou a relevância de instituições sólidas no crescimento sustentável.
O painel da CNN Brasil discutiu tensões internacionais e os impactos na economia brasileira. Participaram Fernando Ferreira (chefe e Head do Research da XP Investimentos), Gabriel Barros (Economista-chefe da ARX Investimentos) e Reinaldo Le Grazie (sócio da Panamby Capital), sob a mediação de Thais Herédia (analista de Economia da CNN Brasil).
A sessão Caminhos do Brasil, um painel promovido pelo O Globo, Valor Econômico e CBN, conttou com apresentações de Erminio Lucci (CEO da BGC Liquidez), João Braga (fundador da Encore Capital) e Octávio Magalhães (diretor de investimentos da Guepardo Investimentos). A mediação ficou a cargo de Luciana Rodrigues (editora de Economia da Globo) e Alex Ribeiro (repórter especial do Valor Econômico).
O encerramento ocorreu com o painel Impactos Econômicos da Nova Geopolítica Global, conduzido por Heni Ozi Cukier (cientista político), que analisou a correlação entre rearranjos geopolíticos — guerras, alianças, disputas de poder — e os reflexos diretos para as economias nacionais.
Bruno destacou a relevância da presença do cooperativismo em ambientes que promovem o diálogo entre diferentes setores da economia. Para ele, o Global Voices reforça o papel das cooperativas como parte ativa na construção de soluções para o país. “Participar de um evento como este é uma oportunidade de mostrar que o cooperativismo está inserido nas principais discussões sobre o futuro do Brasil. Quando temas como inovação, produtividade e sustentabilidade são colocados em pauta, o nosso modelo de negócios tem muito a contribuir”, afirmou.