Eleva AvaliaCoop: imersão para fortalecer cooperativas
- Artigo Principal
Capacitação promoveu alinhamento técnico, fortalecimento e profissionalização para 2025
A Capacitação Eleva AvaliaCoop, promovida pelo Sistema OCB para as Organizações Estaduais (OCEs), aconteceu em Brasília, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, com base nos diagnósticos AvaliaCoop, SouCoop e AnuárioCoop, com objetivo de promover um aprofundamento técnico e estratégico sobre as ferramentas essenciais para o desenvolvimento do cooperativismo no país. A iniciativa teve como finalidade reforçar a relevância da análise de dados e da gestão eficiente para a tomada de decisões dentro das cooperativas.
Em 2024, foram abordados os diagnósticos com foco especial nos Negócios e Desempenho, por meio de conteúdos mais robustos e aprofundados e, em 2025, a abordagem passa por um formato imersivo, voltado à formação de profissionais que já participaram da capacitação no ano passado ou que atuam, diretamente, no suporte às cooperativas na aplicação dessas ferramentas.
Simone Montandon, coordenadora de Inteligência Analítica do Sescoop Nacional, explicou que o Eleva busca garantir que as OCEs possam iniciar o ano com um entendimento alinhado das atualizações nos diagnósticos e processos. “Fizemos questão de realizar esse treinamento no início de fevereiro para que os estados tenham um horizonte de trabalho ao longo de todo o ano. Iniciamos o ciclo dos diagnósticos na primeira semana do mês e, agora, capacitamos os times de todos os estados”, destacou.
A programação foi estruturada para explorar os principais diagnósticos. No primeiro dia, foram tratados o SouCoop, o AnuárioCoop e o Desempenho, com foco na aplicação de técnicas de análise descritiva e exploratória de dados para gerar informações estratégicas. No segundo dia, a ênfase foi para o diagnóstico de Identidade, que abordou questões tributárias incluídas recentemente no ciclo de 2025 e, também, a importância dos dados gerados pelo diagnóstico.
O terceiro e quarto dias do Eleva AvaliaCoop foram dedicados à Governança e Gestão, com atenção às novas indagações propostas no questionário e uma atualização sobre as regras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025. A capacitação também tratou da pauta ESG, tendo em vista os indicadores e a integração do programa ESGCoop com os demais diagnósticos. No último dia, o eixo da capacitação foi o diagnóstico de Negócios,que enfatizou as estratégias para a elaboração e execução de planos de ação.
A gerente de Monitoramento do Sistema Ocesp, Andrea Mattos Pinheiro, afirmou que a semana foi importante e superou as expectativas em termos de aprendizado. “Tivemos trocas de experiências muito ricas e acesso a informações muito detalhadas. Recebemos novidades e aprimoramos nosso entendimento sobre temas relevantes como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), e tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimento com outros estados. Nosso desafio, a partir de agora, é gerar valor continuamente para que esse processo de aprendizado e aprimoramento se mantenha não só em 2025, mas ao longo dos próximos anos”, disse.
Valdemar Fonseca dos Santos, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/ES, acredita que o momento atual é crucial para aprimoramento das ferramentas que impulsionam o desenvolvimento do cooperativismo. “A semana de imersão foi fundamental para equalizar entendimentos, capacitar técnicos e consolidar um banco de dados cada vez mais robusto, com soluções que sejam compatíveis com o nível de maturidade das cooperativas e respeitem as características regionais”.
A capacitação contou com cerca de 160 profissionais das Organizações Estaduais no decorrer dos dias, em um formato imersivo para fortalecer as habilidades técnicas das OCEs e, também, apoiar o crescimento e a eficiência das cooperativas no país.
Saiba Mais: