Café cooperativista ganha destaque na SIC
Estande do Sistema OCB reuniu cooperativas de seis estados, gerou negócios e ampliou visibilidade
O Sistema OCB marcou presença na 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), realizada de 5 a 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), com um estande institucional que reuniu cooperativas de seis estados e colocou o café cooperativista no centro da atenção de compradores, especialistas e lideranças do setor. A participação integrou a
Governador Romeu Zema no estande do Sistema OCBprogramação da Semana Estratégica do Cooperativismo Cafeeiro.
Ao longo de três dias, o estande recebeu produtores, importadores, parceiros institucionais, representantes de entidades e autoridades, entre elas o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que visitou o espaço e conversou com cooperados sobre a relevância do modelo cooperativista para a economia do estado, maior produtor nacional de café.
Neste ano, o Sistema OCB levou para a feira uma comitiva formada por 12 cooperativas do Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo. A diversidade dos perfis de produção e das origens agrícolas se refletiu na variedade de cafés apresentados, nas histórias dos cooperados e nas oportunidades de mercado identificadas durante o evento.
A participação das cooperativas no estande também ampliou a capacidade de exposição e networking. Ao longo da SIC, circulou pelo espaço um fluxo constante de compradores internacionais, parceiros do setor privado e representantes de organismos de certificação, atraídos pela oferta plural de cafés especiais, pela organização coletiva e pelo posicionamento institucional das cooperativas brasileiras.
Para o presidente da ApasCoffee, Maurício Alves Hervaz, que participou da Rodada Internacional de Negócios, a iniciativa do Sistema OCB fez a diferença. “Fiquei muito feliz de ter participado da rodada de negócios. É uma ação que valoriza o nosso produto, nos abre portas e permite buscar novos parceiros.”
A coordenadora de Negócios do Sistema OCB, Pâmella Jerônimo, destacou que
a presença das cooperativas na SIC traduz uma estratégia ampliada de fortalecimento do setor. “O estande foi pensado para potencializar a presença das cooperativas e criar um ponto de encontro entre quem produz, quem compra e quem constrói reputação no mercado. A cada edição, percebemos que a integração entre as cooperativas e compradores internacionais ganha mais qualidade e profundidade. Estar aqui, juntas, fortalece a cadeia, gera negócios reais e reafirma o papel do cooperativismo no posicionamento do café brasileiro no mundo.”
O vice-presidente da Cocapec, Saulo Faleiros, reforçou a importância da participação conjunta com o apoio institucional do Sistema OCB. “Participarmos da SIC é fundamental para fortalecer a representatividade do setor, ampliar conexões e gerar novos negócios. O suporte do Sistema OCB, com estande, estrutura e orientação, permite que as cooperativas apresentem seus produtos, alcancem novos mercados e fortaleçam a intercooperação. Foi uma semana muito rica e produtiva. Somos muito gratos pela oportunidade.”