Rio já está no clima do Dia C

O Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) no Rio de Janeiro será somente em 29 de abril, mas os projetos de voluntariado já começaram a ganhar forma no estado. Além da campanha “Ajudar é Fácil, Pratique Cooperação”, criada pelo Sistema OCB/RJ para ajudar as vítimas das chuvas nas cidades de Maricá e Araruama, novas ações já fazem parte do calendário: ”1º Encontro da família no teatro”, “Doe Sangue, doe vida”, e “Inclusão Social através da Música”. Todos serão realizados pela cooperativa Sicoob Cecremef.

1º Encontro da família no teatro
A inclusão social através da arte será o mote do 1º Encontro da família no teatro, em 22 de março, no Centro Cultural de Praia Brava – Angra dos Reis. A ideia é propiciar os valores do cooperativismo e fazer com que as crianças, jovens e adultos extravasem suas emoções através da peça teatral. A atividade ocorrerá das 18h às 21h.

“Doe Sangue, Doe Vida”
Já de 5 a 7 de abril, a Cecremef, pelo 14º ano consecutivo, vai realizar a campanha “Doe Sangue, Doe Vida”. O projeto, em parceria com a Hemorio, visa formar e capacitar grupos e voluntários para mudança da cultura no que se refere à prática de doação de sangue, utilizando-se de manuais informativos para extensão deste processo de participação social e cidadania. As doações poderão ser feitas em FURNAS Centrais Elétricas, na Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo, das 9h às 16h.

Inclusão Social através da Música
A Inclusão Social através da Música é um projeto que teve início em 1987 como uma ação social em prol das crianças e jovens, filhos de funcionários e moradores da Vila residencial de Furnas, no município de São José da Barra – MG. Atualmente, os jovens desenvolvem a musicalização e participam de festividades no município mineiro.A Banda, conhecida como Banda de Furnas, fará uma apresentação no dia 29 de abril, durante a Assembleia Geral Ordinária e no Encontro Anual de Representantes do Sicoob Cecremef.

Cooperativas como agentes de transformação social
Para a coordenadora dos setores de Promoção Social e Formação Profissional do Sescoop-RJ, Cristiane Quaresma, o Dia C é o exemplo da cooperação, intercooperação e interesse pela comunidade: “Oportunidade de mostrar o cooperativismo como modelo socio-econômico de equidade social e justiça”, destaca.

Conteúdos Relacionados