O Dia C e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A partir deste ano, as cooperativas brasileiras abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para realizar as ações de transformação social em todo o país. Esses ODS, como são conhecidos, foram assinados pelos líderes mundiais de 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque. Até 2030 esses objetivos devem ser implementados por todos os países do mundo e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente. Durante os próximos 17 dias, estes objetivos serão apresentados em uma série de matérias em nosso site, para que todos possam conhecê-los e vincular as ações do Dia C a estes objetivos. Com isso, o Dia de Cooperar segue uma tendência mundial de agir em consonância com o desenvolvimento sustentável.
“O poder de agir para um futuro sustentável” é o slogan que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado, este ano no dia 2 de julho. Este tema foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac), constituído pela ACI e a Organização das Nações Unidas (ONU) e vai ao encontro da agenda dos ODS. Estes objetivos são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), idealizados em setembro de 200 e expandidos para os ODS, no intuito de completar o trabalho e responder os novos desafios.
#ODS2: Erradicação da fome
O segundo objetivo global é eliminar a fome, alcançar a melhoria da nutrição, a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável. O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo - 2015, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cita os avanços brasileiros na diminuição do número de pessoas em situação de fome nos últimos anos. O Brasil, entre os países mais populosos, teve a maior queda de subalimentados entre 2002 e 2014, 82,1%. A América Latina reduziu em 43,1% esse total.
Seguindo o princípio do sociólogo Betinho (‘‘quem tem fome, tem pressa’’), o Sistema OCB/RJ, em parceria com o Instituto Sicoob, realizou durante o mês de abril de 2016 a Campanha “Ajudar é fácil – Pratique cooperação”.
No início deste ano, mais de três mil pessoas ficaram desabrigadas após fortes chuvas que atingiram os municípios de Maricá, Araruama e Cachoeiras de Macacu. Para apoiar os desabrigados, a iniciativa arrecadou centenas de alimentos não-perecíveis, além de roupas e itens de higiene pessoal para doação as populações.