MG | Dez anos de realizações e muitas atitudes que transformaram milhares de vidas

Na manhã do último sábado, 6 de julho, as cooperativas mineiras celebraram a primeira década do movimento nacional Dia de Cooperar. Na capital do estado, Belo Horizonte, a comemoração aconteceu na já conhecida Praça da Assembleia. Cooperativas ofereceram diversos serviços, tais como massagem, degustações de alimentos produzidos pelas próprias cooperativas, espaço recreativo para crianças e muito mais!

Segundo Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg foram mais de trezentas cooperativas participantes da celebração em todo estado. ‘‘As cooperativas exercem a responsabilidade social nos 365 dias do ano e, por este motivo, tem por princípio o incentivo ao trabalho voluntário. A data de hoje reflete algo especial pois comemoramos dez anos de um movimento que foi abraçado por cooperativas do país todo e hoje alcança milhares de pessoas em todo o país’’, comemorou Scucato.

Uma das cooperativas presentes foi a Dedo de Gente, que se destaca por colaboradores e voluntários adolescentes. A sede está localizada na cidade de Curvelo, mas possuem filiais nas cidades de Raposos e Araçuaí. O trabalho começou em 1996, reunindo fabriquetas de produção artesanal solidária. Beatriz Silva iniciou suas atividades na cooperativa como jovem aprendiz e, atualmente, é coordenadora social na filial de Raposos. “Participar do Dia C é ir muito além. A gente acaba mudando a visão de mundo, por exemplo. Hoje, minha preocupação ambiental é latente. Tudo isso só foi possível a partir das práticas que o Dia C abraça’’, pontuou a jovem.

As apresentações culturais foram iniciadas com o grupo Meninas de Sinhá, formado atualmente por 22 mulheres, com idade entre 54 e 95 anos.  O grupo, bastante conhecido culturalmente e por seu compromisso social na periferia de Belo Horizonte (MG), animou a todos relembrando as cantigas de roda, cirandas e brincadeiras.

Logo em seguida apresentou-se o grupo Batuque Salubre que faz parte dos projetos sociais da Escola de Artes do Instituto da Unimed em BH. O projeto existente desde 2007 na Comunidade Morro das Pedras localizada na região oeste de Belo Horizonte e é realizado em parceria com a Associação Arautos do Gueto e um grupo de dança local. São desenvolvidas atividades como dança e aulas de percussão.  A cooperativa atende jovens com idade entre 6 e 18 anos, sendo em média 300 alunos participantes. A estudante Isabella Caroline da Silva, de 13 anos, participa das aulas de percussão há dez anos e se se sente realizada com a participação no projeto. ‘‘Passar minha alegria nas apresentações é a minha forma de ajudar o mundo’’, afirmou Isabella.

Finalizando a grande festa, os participantes puderam acompanhar o show do mineiro Wilson Sideral. No evento, o cantor, com toda sua simpatia, levou o melhor blues e rock com a sua nova turnê Sideral Tropical Blues de releituras de sucessos brasileiros.

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados