Dia C em MT foi de muitas ações de cidadania

O dia 2 de julho em Mato Grosso foi recheado de cidadania e muitas ações de responsabilidade social. A solidariedade de centenas de voluntários de 19 cooperativas fez a diferença para inúmeras pessoas que participaram das 64 ações simultâneas. Foram atividade de educação, cultura, esporte, lazer, integração e responsabilidade social. Mas as atividades de voluntariado do Programa Dia C acontecem durante o ano inteiro e este ano de 2016, são 54 cooperativas de Mato Grosso estão inscritas para realizarem 114 ações, em 93 pontos de atendimentos. Estão envolvidos mais de 4 mil voluntários que irão beneficiar quase 40 mil pessoas.

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, disse que faltava ao cooperativismo chegar às comunidades de maneira mais efetiva “e está acontecendo através das nossas 54 cooperativas que participam este ano do Dia C, e isso representa um terço das cooperativas mato-grossenses envolvidas nesse Programa de voluntariado”. O presidente pondera que “não existe nada mais salutar do que cumprir o nosso sétimo principio, que é a preocupação com a comunidade onde as cooperativas estão inseridas”. 

No dia 2 de julho, representantes do cooperativismo mato-grossense e nacional participaram de algumas atividades realizadas pelos voluntários das cooperativas. Uma delas foi a ação da Cooperativa de Pescadores e Aquicultores do Mato Grosso - COOPEAMAT, localizada na cidade de Várzea Grande, formada por 21 pescadores e 16 piscicultores. Eles colocaram em prática um projeto de preservação ambiental com o replantio e conservação de árvores nativas, além do recolhimento de lixo junto à comunidade ribeirinha de Bonsucesso. 
 
O presidente da COOPEAMAT, Claudionor Angeli, disse que “o Dia C na nossa cooperativa não é um dia só, mas o ano inteiro, pois recolhemos o lixo do rio, fazemos replantio e conservação de árvores nativas de forma continua. Tiramos tonelada de lixo do Rio Cuiabá, como fogão, colchão, e isso faz parte da responsabilidade social e ambiental da cooperativa”. 
 
Outra ação acompanhada foi de intercooperação. A cooperativa agropecuária COABRA e a cooperativa de crédito Sicredi Ouro Verde, proporcionaram um dia especial às mulheres assistidas pelo projeto MT MAMMA, destinado a pacientes que passam por tratamento de câncer.  Profissionais voluntários maquiaram e fotografaram 45 mulheres, que posteriormente receberão suas fotos, além de um farto café da manhã.  
 
Cleidson Lima Ferreira, gerente administrativo da Sicredi Ouro Verde, disse que “não basta apenas fazer parte de uma cooperativa, nós precisamos nos doar e acredito que o sentimento de cooperativismo é o estar junto com ao próximo. Precisamos valorizar o Dia C e amar ao próximo como a si mesmo”. Ele ressalta que “saímos dessa ação bem mais carregado de energia positiva do que chegamos e tenho certeza que o Dia C veio para transformar, não só quem recebe, mas principalmente quem doa”. 
 
Para o Diretor da Coabra, Hélvio Fiedler, essa ação junto ao MT Mamma na Coabra “já se tornou contínua e está sendo ampliada através da intercooperação com a cooperativa de crédito Sicredi Outro Verde, e é um trabalho muito forte”. Ele revelou que “a intercooperação está se ampliando ainda mais, pois já estamos conversando com mais parceiros para conseguir uma sede melhor para as assistidas, que necessitam um lugar mais adequado”.  
 
A Analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/Sescoop, Guilianna Fardini, veio a Cuiabá participar do Dia C mato-grossense. Ela disse que “os projetos realizados em Mato Grosso foram significativos, com muito impacto social”.  Acrescentou dizendo que “no dia 2 de julho em todo Brasil mais de mil cooperativas realizam projetos semelhantes, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas  e Mato Grosso está muito bem representando nesse Dia  C, onde cada vez mais as pessoas estão criando consciência do impacto que tem as ações de voluntariado e de  responsabilidade social promovidos pelas cooperativas”.

Conteúdos Relacionados