Ações do Dia C mostram o verdadeiro sentido do Cooperativismo
Em Goiás, a Cooperativa Sicredi tem colhido bons frutos partir de várias ações conjuntas, que fazem parte do movimento Dia de Cooperar, com apoio de cooperados e a comunidade. A Sicredi Planalto Central realizou recentemente ações nas cidades de Posse, Mambaí e Luziânia. No total, as iniciativas impactaram direta ou indiretamente mais de 2.100 pessoas e cerca de 130 voluntários nas três cidades.
O Diretor Executivo da Sicredi Planalto Central, Ronaldo Sorana, fala sobre a importância de iniciativas e programas como o Dia de Cooperar (Dia C), que são fundamentais para a continuação do modelo de negócio cooperativo. “Nossa proposta está baseada no equilíbrio entre a realização de resultado financeiro e a efetivação da melhoria contínua na qualidade de vida das comunidades onde estamos inseridos. Neste contexto, o Dia C apresenta o resultado completo da cooperativa, ou seja, resultado social assim como o balanço da cooperativa apresenta o resultado financeiro. Somos agentes transformadores da sociedade e trabalhamos continuamente”, avalia.
Ações
Em Luziânia as ações aconteceram na Associação Casa De Misericórdia Padre Dario, que atende diariamente entre 150 a 180 pessoas em situação de rua. No total, foram mais de 30 voluntários participando da ação que beneficiou essas pessoas. “A escolha do local que recebe nossa ação é sempre democrática. Temos uma validação inicial com seis colaboradores a partir do levantamento das instituições no perfil que buscamos contribuir. Na sequencia ouvimos os coordenadores e chegamos ao nome final da instituição que deve ser apoiada no momento”, explica o gerente da unidade Carlos Canedo.
A ação aconteceu no mês de agosto e além dos colaboradores também contou com parceiros associados. “Uma clinica de odontologia ofereceu tratamento inicial para os pacientes. Entre tantos, dez pessoas vão concluir o tratamento posteriormente na clínica. Cerca de 30 alunos do curso técnico de enfermagem do Senac fizeram aferição de pressão, teste de glicemia. Além da doação de kits de limpeza, alimentos e um lanche ao final da tarde”, explica Carlos.
Economia fortalecida
Outro bom exemplo acontece na cidade de Mambaí. O gerente local, Claudio Hupfer, conta que atualmente o Sicredi é a única agência bancária na cidade que existe há 60 anos e tem cerca de 10 mil habitantes. “Acreditamos na região que tem mudado seu cenário e sua perspectiva depois da nossa chegada. A economia começou a girar e o dinheiro permanece, enaltecendo e melhorando a cidade e sua população”, diz.
Essa foi a segunda vez que a cidade de Mambaí recebeu uma ação do Dia de Cooperar. A primeira aconteceu no ano passado e restaurou uma das praças da cidade. Neste ano, devido ao sucesso da primeira ação, que devolveu o espaço ao convívio público, a proposta foi repetida. “Nós pintamos os muros pichados com frases de motivação e incentivo à cidadania. Além disso, replantamos árvores, consertamos o meio-fio. Tudo como forma de incentivar o uso do espaço público. A ação contou não só com associados e colaboradores do Sicredi, mas com toda a comunidade”, afirma. Em Mambaí foram mais de 1.200 pessoas beneficiadas, a iniciativa contou com mais de 80 voluntários.
O gerente da cidade de Posse-GO, Diego Reis, também conta das ações sociais que foram além do Dia C na cidade, como a ginástica laboral e café da manhã em entidades que precisam de apoio. “No Dia C a ação foi a revitalização da praça poliesportiva de Posse. O local recebeu nova pintura, iluminação e limpeza. O mais bacana foi ver o engajamento de todos que passavam e notavam o movimento se unindo a nós, mostrando o real sentido do cooperativismo”, reflete. Neste caso foram mais de 600 pessoas atendidas e 20 voluntários.