O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO COOPERATISMO DE CRÉDITO NO BRASIL
Neste boletim econômico, destacamos o impacto socioeconômico do cooperativismo de crédito no Brasil, especialmente em regiões onde há escassez de instituições financeiras tradicionais. A partir de dados das cooperativas de crédito e com a aplicação de metodologias robustas, exploramos como as cooperativas de crédito promovem inclusão financeira, impulsionam o desenvolvimento econômico local e apoiam o agronegócio. A análise revela como esses agentes fortalecem a economia ao gerar empregos, elevar a renda e reduzir a pobreza, consolidando-se como pilares de uma economia mais inclusiva e sustentável. Boa leitura!
Download
Veja mais
OCB defende o Ato Cooperativo em audiência pública na Câmara dos Deputados
Neste mês, nosso boletim econômico destaca a 3ª missão da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) na Ásia, explorando mercados emergentes na Índia, Singapura e Filipinas. Com a participação de representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, a missão focou em identificar oportunidades de negócios e desafios para cooperativas, promovendo a expansão e competitividade no cenário global. Descubra mais sobre estas possibilidades acessando nosso boletim completo e veja como sua cooperativa pode se beneficiar deste cenário em transformação.
O tema desta análise econômica é a segurança alimentar. Apesar dos sinais de recuperação do PIB mundial, o Relatório da FAO indica o aumento de 150 milhões de pessoas afetadas pela fome desde o início da pandemia. Apresentamos aqui as principais razões pelo agravamento da insegurança alimentar, a importância do coop para o ganho de escala da produção de alimentos, os desafios e as tendências do Ramo Agro.
Atuação do cooperativismo para o aprimoramento da Reforma Tributária