O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO COOPERATISMO DE CRÉDITO NO BRASIL
Neste boletim econômico, destacamos o impacto socioeconômico do cooperativismo de crédito no Brasil, especialmente em regiões onde há escassez de instituições financeiras tradicionais. A partir de dados das cooperativas de crédito e com a aplicação de metodologias robustas, exploramos como as cooperativas de crédito promovem inclusão financeira, impulsionam o desenvolvimento econômico local e apoiam o agronegócio. A análise revela como esses agentes fortalecem a economia ao gerar empregos, elevar a renda e reduzir a pobreza, consolidando-se como pilares de uma economia mais inclusiva e sustentável. Boa leitura!
Download
Veja mais
A 68ª edição da análise econômica destaca os principais pontos do Plano Safra 2022/2023 recém anunciado pelo governo federal. O apoio ao pequeno produtor e a implantação de projetos sustentáveis fazem parte das metas do Plano, que destinou R$ 53,61 bilhões ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e R$ 6,19 bilhões ao Programa ABC.
O Sistema OCB participou ativamente da elaboração desse principal instrumento da política agrícola do país, a fim de criar condições favoráveis para o desenvolvimento das coops.
Reforma Tribútaria: Senado inicia debate sobre a regulamentação da Reforma Tributária
A edição número 51 da Análise Econômica ilustra como a inflação - o aumento contínuo e generalizado dos preços - é uma das muitas consequências que países vêm enfrentando ao longo da pandemia. No Brasil, a perda do poder de compra reflete-se cada vez mais nos valores dos alimentos e serviços: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 8,99% nos últimos doze meses. Especialistas do mercado financeiro projetam uma inflação de 7% para o final deste ano. E o cooperativismo precisará estar atento aos reajustes para que decisões eficazes sejam tomadas. Confira nessa edição quais são as principais expectativas para o aumento dos preços em 2021 e como isso irá repercutir no dia a dia de nossas cooperativas!
Governo entrega primeiro texto da Regulamentação da Reforma Tributária