O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO COOPERATISMO DE CRÉDITO NO BRASIL
Neste boletim econômico, destacamos o impacto socioeconômico do cooperativismo de crédito no Brasil, especialmente em regiões onde há escassez de instituições financeiras tradicionais. A partir de dados das cooperativas de crédito e com a aplicação de metodologias robustas, exploramos como as cooperativas de crédito promovem inclusão financeira, impulsionam o desenvolvimento econômico local e apoiam o agronegócio. A análise revela como esses agentes fortalecem a economia ao gerar empregos, elevar a renda e reduzir a pobreza, consolidando-se como pilares de uma economia mais inclusiva e sustentável. Boa leitura!
Download
Veja mais
Foi dada a largada para as Eleições Gerais de 2022
A segunda edição do Boletim Informativo do Ramo Seguros apresenta os mais recentes desdobramentos e ações estratégicas do Sistema OCB para o fortalecimento do cooperativismo de seguros no Brasil, no contexto pós aprovação da Lei Complementar nº 213/2025. A publicação destaca a atuação institucional junto à Susep, os avanços na construção da regulamentação do setor e as capacitações e treinamentos que representantes do Sistema OCB participaram nesta temática.
A análise econômica número 54 mostra como a transformação digital já é realidade em um dos setores mais tradicionais do país: o financeiro. A digitalização das operações financeiras foi impulsionada pela pandemia e pela chegada do PIX - que contou com 973 milhões de transações realizadas só em agosto de 2021. Além disso, o número de fintechs brasileiras cresceu sete vezes nos últimos 5 anos, saindo dos cerca de 100 negócios em 2015 para mais de 750 em meados de 2020. E as cooperativas de crédito não ficam atrás quando o assunto é inovação! Confira nesta edição o nítido crescimento do coop de crédito brasileiro e saiba como as instituições estão tentando lidar com a demanda por um setor financeiro cada vez mais atrelado às pautas ambientais.
Como a disputa política pelas Casas Legislativas interfere no cenário de votações