RÚSSIA E UCRÂNIA: REPERCUSSÕES E IMPACTO NO COOPERATIVISMO
O destaque da 61ª edição da Análise Econômica são os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Apresentamos para você o contexto histórico desse conflito, que existe desde 1949. Explicamos também como todos os modelos de negócios são afetados por essa crise global, que resultou na inflação nos setores de energia e de commodities, com destaque para os fertilizantes, o que impacta diretamente as coops agro. Fique por dentro!
Download
Veja mais
Na edição do Boletim Internacional desta semana, destacamos a Presidência Pro-Tempore do Brasil no Mercosul e as oportunidades que o espaço abre para liderança brasileira. Confira também a atuação do Sistema OCB e o espaço que as cooperativas podem assumir no órgão de integração regional. Boa leitura!
No boletim econômico deste mês, vamos abordar ocooperativismo de plataforma, um modelo que tem ganhado relevância no cenário digital ao propor uma alternativa mais justa e colaborativa em relação às grandes plataformas de tecnologia. Exploraremos desde a evolução histórica e as diferenças em relação às cooperativas tradicionais até os desafios regulatórios, culturais e tecnológicos que essas organizações enfrentam. Interessado em aprofundar essa temática, oSistema OCB, com apoio da empresa parceiraIlegra, que traz sua experiência em pesquisa, estratégia e conhecimento do ecossistema cooperativista, conduziu uma investigação detalhada, com o objetivo de entender e fomentar o desenvolvimento das cooperativas de plataforma. Não perca a oportunidade de entender melhor esse fenômeno e como ele pode transformar o cenário econômico global e nacional. Boa leitura!
A edição de março da Análise Econômica é toda dedicada a elas. Apresentamos os indicadores de desigualdade de gênero no mundo, o panorama das mulheres no Brasil, os fatores que impulsionam as mudanças na sociedade e no mercado de trabalho e as conquistas das lideranças feminina no coop! Boa leitura!
Nessa edição você vai conhecer um pouco mais sobre os adidos agrícolas, profissionais que promovem iniciativas para abrir novos mercados, promover os produtos brasileiros e atrair novos investimentos para o agro brasileiro, sendo atores fundamentais para auxiliar na expansão da atuação internacional das cooperativas. Você vai conhecer também um pouco mais sobre o trabalho dos adidos na Tailândia e no Vietnã, sobre o mercado e a produção de café nesses países, além de oportunidades para sua cooperativa. Boa leitura!