A ACELERAÇÃO DAS TENDÊNCIAS DIGITAIS NO MERCADO FINANCEIRO

A análise econômica número 54 mostra como a transformação digital já é realidade em um dos setores mais tradicionais do país: o financeiro. A digitalização das operações financeiras foi impulsionada pela pandemia e pela chegada do PIX - que contou com 973 milhões de transações realizadas só em agosto de 2021. Além disso, o número de fintechs brasileiras cresceu sete vezes nos últimos 5 anos, saindo dos cerca de 100 negócios em 2015 para mais de 750 em meados de 2020. E as cooperativas de crédito não ficam atrás quando o assunto é inovação! Confira nesta edição o nítido crescimento do coop de crédito brasileiro e saiba como as instituições estão tentando lidar com a demanda por um setor financeiro cada vez mais atrelado às pautas ambientais.
Download
Veja mais
A Análise Econômica nº57 mostra como a agenda ESG tem se tornado cada vez mais indispensável para os negócios. Atualmente, a maior parte das organizações tem seus objetivos resumidos em três letras: ESG (enviroment, social and governance – meio ambiente, social e governança). De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), os investimentos em ativos globais ESG devem ultrapassar US$ 53 trilhões até 2025. No Brasil, 95% das organizações têm o tema como prioridade, segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). E o cooperativismo, que já nasceu unindo desenvolvimento econômico e social, pode crescer ainda mais ao se alinhar aos pilares ESG! Confira nesta edição.
Entre ruas e janelas I O aumento da polarização e os protestos no Brasil e no mundo
Em sua edição nº 64 a análise econômica tem como foco o Custo Brasil e seus impactos nos negócios. O país enfrenta o desafio de avançar no ranking de competitividade, onde ocupa a 57ª posição entre 64 nações. Analisamos os fatores mais críticos para a competitividade dos negócios brasileiros e a importância da redução do Custo Brasil para a estabilização de preços, geração de empregos e atração de investimentos. E o cooperativismo também é impactado por esse cenário! Confira nesta edição, medidas em pauta para para mitigar esses custos e como o Sistema OCB vem atuando junto às coops para torná-las cada vez mais competitivas. Boa leitura!