cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Poços de Caldas aprimora processos e acelera autorizações de procedimentos

Imagem Destaque

2014
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Poços de Caldas Sociedade Cooperativa de Trabalho e Serviços Médicos
269
584
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Inovação
Colecionando reclamações sobre a demora para obter autorizações para procedimentos médicos, a Unimed Poços de Caldas adotou a metodologia LEAN para enxugar processos desnecessários e elaborar um novo fluxo de trabalho para resolver problemas. Com isso, a cooperativa colheu melhorias em diversos indicadores, passou a cumprir prazos de atendimento e viu uma queda nas reclamações.

Contexto e desafios

Em meio a frequentes reclamações sobre a demora para a obtenção de autorizações dos procedimentos médicos por parte tanto dos beneficiários quanto dos colaboradores, a Unimed Poços de Caldas, de Minas Gerais, precisou sair em busca de soluções.

A cooperativa enfrentava problemas relacionados à falta de padronização e ausência de diretrizes capazes de orientar uma gestão mais eficaz dessa tarefa. Não havia, portanto, um processo padronizado e nem uma ferramenta de gestão com base em conhecimento compartilhado. Isso ocasionava situações de inconformidade e erros de interpretação.

Diante disso, a Unimed Poços de Caldas avaliou uma série de alternativas e decidiu adptar a metodologia LEAN, que se fundamenta a partir dos seis seguintes princípios:

  • Postura de melhoria contínua 
  • Criação de valor
  • Unidade de propósito
  • Respeito pelos colaboradores da linha de frente
  • Acompanhamento visual
  • Regimento flexível

Desenvolvimento e metodologia

A primeira etapa de implementação da metodologia LEAN na Unimed Poços de Caldas foi identificar e definir qual processo precisava ser otimizado. Essa decisão levou em conta o impacto dos processos na operação da cooperativa.

A escolha foi atuar para padronizar o processo de autorização de procedimento médico, com o objetivo de garantir maior controle e agilidade nos pedidos de autorização desses procedimentos.

De início, a Unimed Poços de Caldas realizou reuniões com os colaboradores, a fim de descrever o fluxo de trabalho. Essa atividade contou com a participação de colaboradores das áreas de autorizações, auditoria, central de abastecimento farmacêutico, central de compras, agendamento cirúrgico e tecnologia da informação.

Durante essa etapa, a cooperativa usou post-its para mapear o fluxo de trabalho e descrever as atividades realizadas. Cada uma delas foi representada por uma cor diferente.  Dessa forma, ao final do mapeamento, foi possível identificar facilmente a diversidade de formas com que uma mesma atividade é realizada.

Em seguida, a cooperativa identificou as atividades mais dispendiosas ou inócuas e as retirou do fluxo. Com isso, as equipes puderam visualizar as atividades que não agregam valor ao processo, facilitando a implantação das mudanças necessárias. Dessa forma, toda a equipe ajudou na reestruturação do processo a ser aprimorado. 

Construindo novos caminhos

Após o desenho do novo fluxo e a definição dos indicadores de acompanhamento, a cooperativa fez a descrição e padronização das instruções de trabalho. A ideia é documentar todas as etapas necessárias para a garantia de que o processo seja concluído de maneira satisfatória. Esse material também serve para treinar as pessoas envolvidas no processo. 

A partir da necessidade de disponibilizar uma base compartilhada de conhecimento, a Unimed Poços de Caldas adotou um software livre para gestão eletrônica e controle das autorizações. O sistema recolhe relatos sobre o desenvolvimento do processo, contendo a digitalização de todos os documentos necessários para cada transação, como: guia de solicitação, relatório médico, laudos de exames, parecer da auditoria, entre outros. Toda essa fase foi desenvolvida no momento da elaboração das instruções de trabalho.

Depois de desenhar o processo, estruturar os indicadores e descrever as instruções de trabalho, a Unimed Poços de Caldas assegurou o nivelamento das informações e proporcionou treinamentos para as equipes. Na sequência, o processo, enfim, teve início em uma fase de prática monitorada. 

Seguindo os preceitos da metodologia LEAN, a cooperativa gerou, diariamente, uma planilha com valores dos indicadores em gráficos afixados na sala de processos ou no próprio ambiente de trabalho. O responsável pelo processo faz uma análise prévia dos indicadores e identifica os pontos de atenção.

Quando uma determinada situação problemática fica dois dias sem solução, gera-se um apontamento na ficha de plano de ação, em busca de acompanhar e solucionar o caso o quanto antes. Também há a realização de uma análise crítica mensal em uma reunião de uma hora com toda a equipe. O objetivo do encontro é tratar sobre os desvios ocorridos e as ações realizadas para correção, acompanhamento das metas do processo, além de outros assuntos relevantes que podem surgir. 

Resultados de aprendizados

No início do projeto, nem todos os gestores das áreas relevantes participavam da análise crítica diária. A partir do segundo mês da iniciativa, no entanto, todos esses gestores passaram a fazer parte dos encontros já no segundo mês, de forma a garantir que todos estavam cientes dos problemas que ocasionavam atrasos no processo.

Os colaboradores que possuíam alguma pendência com problemas de resolução também passaram a ser convocados. Com isso, o comprometimento de toda a equipe na resolução dessas situações aumentou e houve melhoria nos resultados dos indicadores.

Desde o início do projeto, a Unimed Poços de Caldas registrou uma melhora no cumprimento do prazo de atendimento das autorizações de procedimento médico, assim como a diminuição do número de reclamações dos beneficiários. Houve, ainda, queda do volume de horas-extras no setor de autorizações e a redução do prazo para processamento e fechamento das contas assistenciais.

Contato da cooperativa

Marcos Adriano Ferraz, gerente de Gestão da Informação - ferraz@unimedpc.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coopama realiza pesquisa mensal de satisfação com seus cooperados e analisa os resultados para buscar melhorias estratégicas. O programa ajuda na fidelização dos membros da cooperativa e melhora o desempenho organizacional.

ESGCOOP

Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Desde a fundação da cooperativa, o presidente do Sicoob Credialto almejava criar um museu. A ideia ganhou corpo em 2011 e o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado no ano seguinte, contando a história da cooperativa e do cooperativismo.

ESGCOOP

Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: A Ação de Cooperação para o Meio Ambiente promoveu uma série de iniciativas de conscientização e promoção da sustentabilidade em municípios de Santa Catarina e Minas Gerais. ODSs: 4 - Educação de qualidade 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Resultados: Diversas atividades foram propostas para que as comunidades onde a Cresol Transformação atua se engajassem em ações sustentáveis. Nove municípios estiveram no escopo da ação, com iniciativas que levaram em conta as necessidades de cada comunidade. A Cresol Transformação estima que mais de 1000 pessoas foram diretamente impactadas pelas atividades realizadas durante a Ação de Cooperação para o Meio Ambiente. Mais de 200 árvores foram plantadas e muitas outras entregues para associados e a comunidade escolar participou das atividades de conscientização.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.