Sicood Divicred cria programa para desenvolver cooperados, colaboradores e comunidade

Contexto e desafios
Fundada em 1997, o Sicoob Divicred atua em municípios de Minas Gerais e São Paulo, sempre com a preocupação de desenvolver seus cooperados, colaboradores e comunidade. Por isso, a cooperativa criou diversos projetos voltados a esse desenvolvimento, que eram trabalhados de forma independente.
Em 2015, a cooperativa sentiu a necessidade de unificar, criando um programa amplo que evidenciasse todos os seus interesses e ideais. Por isso, criou o Programa Valoriza.
Com a iniciativa de aumentar a cooperação dos indivíduos e incentivar o crescimento da organização, o Sicoob Divicred desenvolveu o programa em 6 eixos:
- Valoriza Liderança: desenvolve as lideranças da cooperativa, prepara sucessores, forma líderes capacitados em gestão de equipe, que reforçam a autonomia, a igualdade, a fraternidade e a sustentabilidade;
- Valoriza Educação: proporciona formação e desenvolvimento profissional e pessoal para todos que fazem parte do programa através de cursos, treinamentos, workshops e palestras;
- Valoriza Saúde: foca em projetos que falam sobre a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos participantes. Além disso, incentivam hábitos saudáveis;
- Valoriza Meio Ambiente: promove projetos que visam a redução de impactos ambientais causados por cooperativas e pela comunidade, e a conscientização e incentivo a preservação do meio ambiente;
- Valoriza Social: desenvolve ações que incentivam a socialização e promove ações de integração e iniciativas para minimizar problemas sociais da comunidade;
- Valoriza Cultura: promove projetos que visam a inclusão, igualdade, dignidade e o respeito por todas as culturas.
Os objetivos da cooperativa consistiam na educação cooperativista do público-alvo, fazendo com que as relações econômicas e sociais de todos fossem positivas. Além disso, o Sicoob Divicred tinha a visão de se tornar a melhor ferramenta de desenvolvimento de cooperados, colaboradores e da comunidade onde estão inseridos.
Desenvolvimento e metodologia
O projeto sempre teve como foco principal as necessidades dos cooperados, colaboradores e da comunidade local. Com isso em mente, a cooperativa tinha o propósito de desenvolver projetos que pudessem aprimorar as urgências de todos e aumentar o relacionamento com a cooperativa.
Além de estimular o desenvolvimento do seu quadro social, a organização também tinha o objetivo de trabalhar os princípios cooperativistas. A partir disso e das propostas de cada um dos 6 eixos, o Programa Valoriza começou a ser ativamente desenvolvido.
Planejamento
O planejamento do programa sempre acontece no segundo semestre do ano anterior. Com a participação dos setores de Recursos Humanos, Organização do Quadro Social e Comunicação e Marketing, com a supervisão da Gerência Administrativa, as ações são definidas e mapeadas, visando as necessidades de todos.
Com o calendário anual e o orçamento definidos, ocorre a apresentação para a Diretoria Executiva e para o Conselho de Administração, para que eles sejam aprovados e encaminhados ao Planejamento Estratégico. Após todas essas etapas, o Sicoob Divicred parte para o monitoramento.
Ele é realizado em três etapas, sendo elas: pré-evento, durante o evento e pós-evento. Durante as duas primeiras, a cooperativa mapeia o público-alvo e mede a satisfação deles através de entrevistas e pesquisas de satisfação, respectivamente. Já na terceira etapa, um relatório final com documentos comprobatórios é produzido.
Divulgação
Para que o público-alvo continue atualizado de todas as ações desenvolvidas, o Sicoob Divicred estabeleceu a comunicação através de e-mails, banners, site, SMS ou mala-direta (envio de mensagens em massa). Além disso, após cada evento, um release é enviado à imprensa e a divulgação é feita nas redes sociais.
Resultados e aprendizados
De 2015 para 2017, diversas melhorias foram feitas no Programa Valoriza. Para as ações serem feitas da melhor forma possível, e com maior taxa de adesão e sucesso, um controle baseado em planos de ação foi adotado.
Mas não foi só a organização do projeto que sofreu mudanças. Além do controle através de planos de ação, outras melhorias foram: a internalização sistêmica dos princípios cooperativistas, um checklist para padronização das ações e um plano orçamentário anual.
E falando nos princípios do cooperativismo, o Programa Valoriza está alinhado com os seguintes preceitos:
- Gestão Democrática;
- Educação, Formação e Informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade.
Resultados quantitativos
Depois de sua implantação, o Programa Valoriza apresentou um bom crescimento e sucesso. Entretanto, foi só em 2017, dois anos após sua estreia, que os resultados tiveram maior crescimento. Quando analisado, o número de pessoas beneficiadas pelo programa aumentou em 1.658%, indo de 361 para 5.987 pessoas.
Já as ações realizadas saltaram de 10 para 43 entre 2015 e 2017, aumentando 430%. O programa também analisou o crescimento do número de pessoas beneficiadas em cada uma de suas frentes:
- Cultura: de 104 em 2016 para 231 em 2017, apresentando aumento de 222%;
- Educação: de 17 em 2015 para 642 em 2017, apresentando aumento de 3.776%;
- Liderança: de 18 em 2015 para 44 em 2017, apresentando aumento de 244%;
- Saúde: de 121 em 2015 para 709 em 2017, apresentando aumento de 585%;
- Meio Ambiente: de 0 em 2015 para 150 em 2017, apresentando aumento de 100%;
- Social: de 205 em 2015 para 4.211 em 2017, apresentando aumento de 2.054%.
Resultados qualitativos
Além dos números estarem cada vez mais altos, resultados qualitativos também foram observados. Com as inúmeras ações, os colaboradores apresentaram uma mudança de comportamento positiva.
A cultura cooperativista foi fortalecida junto a todos os seus preceitos. E, junto a isso, o sucesso nos resultados dos projetos realizados também sofreu um aumento.
CONTATO DO RESPONSÁVEL
Fernanda Faleiro, gerente de Marketing e Inovação - fernandafaleiro@divicred.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Conselho Social da Unimed Vitória melhora representatividade das especialidades médicas na gestão
Órgão consultivo formado por cooperados de várias especializações médicas discute a macropolítica da cooperativa e formaliza propostas para o conselho de administração. Os membros do conselho social são escolhidos por voto a cada quatro anos e representam todas as especialidades e os municípios onde a Unimed Vitória está presente.

Programa da Unimed Sul Capixaba foca na excelência em vendas e relacionamento
A fim de melhorar o desempenho comercial, a Unimed Sul Capixaba desenvolveu seu Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento (PEV/R Unimed), abrangendo toda sua equipe de vendas. Com a adoção dos indicadores de performance, a cooperativa acompanhou detalhadamente o desempenho e pode fazer ajustes para melhorar em diversos critérios mesmo com somente um ano de execução do projeto.

Unimed Juiz de Fora implementa melhorias internas a partir das ideias dos colaboradores
Pensando em melhorar os projetos internos, a Unimed Juiz de Fora criou o Programa de Sugestão, Melhorias e Inovação (PSMI). A iniciativa visa gerar melhorias dentro da cooperativa através de ideias inovadoras propostas por colaboradores.

Sicredi Pioneira cria portal interativo de governança para apoiar trabalho dos conselheiros
Portal permite acesso prévio às pautas e conteúdos que serão debatidos nas reuniões do conselho de administração e do conselho fiscal, entre outros dados. Medida agiliza o trabalho dos conselheiros e fornece mais subsídios para a tomada de decisões estratégicas.