cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicood Divicred cria programa para desenvolver cooperados, colaboradores e comunidade

Imagem Destaque

2015
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro Ltda
32427
263
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Pensando em agrupar seus diversos projetos existentes, o Sicoob Divicred criou o Programa Valoriza. Com ele, a cooperativa visa promover a doutrina cooperativista e organizar projetos que estimulem o crescimento do indivíduo, a cooperação, a solidariedade, a justiça, os hábitos saudáveis e a consciência ambiental para os cooperados, empregados e comunidade.

Contexto e desafios

Fundada em 1997, o Sicoob Divicred atua em municípios de Minas Gerais e São Paulo, sempre com a preocupação de desenvolver seus cooperados, colaboradores e comunidade. Por isso, a cooperativa criou diversos projetos voltados a esse desenvolvimento, que eram trabalhados de forma independente.

Em 2015, a cooperativa sentiu a necessidade de unificar, criando um programa amplo que evidenciasse todos os seus interesses e ideais. Por isso, criou o Programa Valoriza.

Com a iniciativa de aumentar a cooperação dos indivíduos e incentivar o crescimento da organização, o Sicoob Divicred desenvolveu o programa em 6 eixos:

  • Valoriza Liderança: desenvolve as lideranças da cooperativa, prepara sucessores, forma líderes capacitados em gestão de equipe, que reforçam a autonomia, a igualdade, a fraternidade e a sustentabilidade;
  • Valoriza Educação: proporciona formação e desenvolvimento profissional e pessoal para todos que fazem parte do programa através de cursos, treinamentos, workshops e palestras;
  • Valoriza Saúde: foca em projetos que falam sobre a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos participantes. Além disso, incentivam hábitos saudáveis;
  • Valoriza Meio Ambiente: promove projetos que visam a redução de impactos ambientais causados por cooperativas e pela comunidade, e a conscientização e incentivo a preservação do meio ambiente;
  • Valoriza Social: desenvolve ações que incentivam a socialização e promove ações de integração e iniciativas para minimizar problemas sociais da comunidade;
  • Valoriza Cultura: promove projetos que visam a inclusão, igualdade, dignidade e o respeito por todas as culturas.

Os objetivos da cooperativa consistiam na educação cooperativista do público-alvo, fazendo com que as relações econômicas e sociais de todos fossem positivas. Além disso, o Sicoob Divicred tinha a visão de se tornar a melhor ferramenta de desenvolvimento de cooperados, colaboradores e da comunidade onde estão inseridos.

Desenvolvimento e metodologia

O projeto sempre teve como foco principal as necessidades dos cooperados, colaboradores e da comunidade local. Com isso em mente, a cooperativa tinha o propósito de desenvolver projetos que pudessem aprimorar as urgências de todos e aumentar o relacionamento com a cooperativa.

Além de estimular o desenvolvimento do seu quadro social, a organização também tinha o objetivo de trabalhar os princípios cooperativistas. A partir disso e das propostas de cada um dos 6 eixos, o Programa Valoriza começou a ser ativamente desenvolvido. 

Planejamento

O planejamento do programa sempre acontece no segundo semestre do ano anterior. Com a participação dos setores de Recursos Humanos, Organização do Quadro Social e Comunicação e Marketing, com a supervisão da Gerência Administrativa, as ações são definidas e mapeadas, visando as necessidades de todos.

Com o calendário anual e o orçamento definidos, ocorre a apresentação para a Diretoria Executiva e para o Conselho de Administração, para que eles sejam aprovados e encaminhados ao Planejamento Estratégico. Após todas essas etapas, o Sicoob Divicred parte para o monitoramento.

Ele é realizado em três etapas, sendo elas: pré-evento, durante o evento e pós-evento. Durante as duas primeiras, a cooperativa mapeia o público-alvo e mede a satisfação deles através de entrevistas e pesquisas de satisfação, respectivamente. Já na terceira etapa, um relatório final com documentos comprobatórios é produzido.

Divulgação

Para que o público-alvo continue atualizado de todas as ações desenvolvidas, o Sicoob Divicred estabeleceu a comunicação através de e-mails, banners, site, SMS ou mala-direta (envio de mensagens em massa). Além disso, após cada evento, um release é enviado à imprensa e a divulgação é feita nas redes sociais.

Resultados e aprendizados

De 2015 para 2017, diversas melhorias foram feitas no Programa Valoriza. Para as ações serem feitas da melhor forma possível, e com maior taxa de adesão e sucesso, um controle baseado em planos de ação foi adotado.

Mas não foi só a organização do projeto que sofreu mudanças. Além do controle através de planos de ação, outras melhorias foram: a internalização sistêmica dos princípios cooperativistas, um checklist para padronização das ações e um plano orçamentário anual.

E falando nos princípios do cooperativismo, o Programa Valoriza está alinhado com os seguintes preceitos:

  • Gestão Democrática;
  • Educação, Formação e Informação;
  • Intercooperação;
  • Interesse pela comunidade.

Resultados quantitativos

Depois de sua implantação, o Programa Valoriza apresentou um bom crescimento e sucesso. Entretanto, foi só em 2017, dois anos após sua estreia, que os resultados tiveram maior crescimento. Quando analisado, o número de pessoas beneficiadas pelo programa aumentou em 1.658%, indo de 361 para 5.987 pessoas.

Já as ações realizadas saltaram de 10 para 43 entre 2015 e 2017, aumentando 430%. O programa também analisou o crescimento do número de pessoas beneficiadas em cada uma de suas frentes:

  • Cultura: de 104 em 2016 para 231 em 2017, apresentando aumento de 222%;
  • Educação: de 17 em 2015 para 642 em 2017, apresentando aumento de 3.776%;
  • Liderança: de 18 em 2015 para 44 em 2017, apresentando aumento de 244%;
  • Saúde: de 121 em 2015 para 709 em 2017, apresentando aumento de 585%; 
  • Meio Ambiente: de 0 em 2015 para 150 em 2017, apresentando aumento de 100%;
  • Social: de 205 em 2015 para 4.211 em 2017, apresentando aumento de 2.054%.

Resultados qualitativos

Além dos números estarem cada vez mais altos, resultados qualitativos também foram observados. Com as inúmeras ações, os colaboradores apresentaram uma mudança de comportamento positiva.

A cultura cooperativista foi fortalecida junto a todos os seus preceitos. E, junto a isso, o sucesso nos resultados dos projetos realizados também sofreu um aumento.

 

CONTATO DO RESPONSÁVEL

Fernanda Faleiro, gerente de Marketing e Inovação - fernandafaleiro@divicred.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Sicredi Celeiro MT/RR sentiu a necessidade de desenvolver um projeto de integração detalhado para seus novos colaboradores. Com inúmeras palestras, cursos, apresentações e jogos, o objetivo da cooperativa é ensinar os trabalhadores sobre a cultura e o funcionamento da organização, proporcionando o sentimento de pertencimento.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Desde 2008, a Unimed Central de Serviços - RS já criou seis comitês internos com participação voluntária de colaboradores, a fim de buscar melhoria contínua em temas específicos, fomentar a inovação e disseminar a cultura de excelência. Os comitês passam por controle periódico e produzem indicadores de desempenho.

ESGCOOP

Região: Norte Categoria: Finanças verdes Ação/projeto: Recuperação da força da cafeicultura de Rondônia a partir da produção sustentável da valorização do agricultor local. ODSs: Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis Objetivo 15 - Vida Sobre a Terra Resultados: Recuperação do potencial produtivo da região Diversidade e inclusão no segmento de cafeicultura Reconhecimento da qualidade do café de Rondônia

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Após diagnosticar uma série de problemas causados pela falta de uma plataforma de gestão com informações centralizadas e atualizadas, a Coopama desenvolveu uma plataforma de Business Intelligence (BI), que agiliza as tomadas de decisão e aprimora o manejo de estoque da cooperativa.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.