Com sistema de pontos e benefícios, Unimed Poços de Caldas aumenta participação de cooperados

Contexto e desafios
A cooperativa Unimed Poços de Caldas surgiu em 1991 e, atualmente, conta com 265 médicos cooperados e 584 colaboradores. Presente em seis cidades de Minas Gerais, a cooperativa tem cerca de 36 mil clientes próprios.
Entretanto, apesar dos números expressivos, foi identificado que o senso de pertencimento dos cooperados estava baixo. Vale ressaltar que ações que aproximavam os associados da cooperativa estavam em vigor desde 2003, mas não estavam surtindo o efeito esperado.
Através de uma pesquisa de satisfação, constatou-se que os cooperados ainda não se sentiam pertencentes nem valorizados dentro da cooperativa. Diante dos resultados obtidos, surgiu a necessidade de estimular a participação dos médicos associados e de aproximá-los da administração da cooperativa.
Também foi considerado que os cooperados fossem recompensados por se envolverem nas iniciativas e contribuírem para o crescimento da organização. Pensando nisso, o setor de relacionamento e a Diretoria Executiva desenvolveram um sistema de pontuação e de atividades que precisavam ser cumpridas.
Além de pontuar os associados que participam das ações e iniciativas, a proposta, intitulada Programa de Desenvolvimento Cooperativista (PDC), também conta com uma série de benefícios distribuídos.
Desenvolvimento e metodologia
A metodologia escolhida para aumentar o senso de pertencimento dos médicos cooperados foi um sistema de pontos. A pontuação é dada a partir do cumprimento de alguns objetivos e com a participação em eventos realizados pela cooperativa.
Os itens pontuados não são fixos e variam de acordo com as prioridades do período em questão e à medida em que metas estratégicas são alcançadas e projetos são concluídos. Elas são definidas anualmente pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração.
Além da rotatividade dos itens, cada um deles possui um peso diferente. A presença em assembleias e reuniões de especialidade são, respectivamente, 15 e 10 pontos. Entretanto, a adesão a projetos prioritários, como agendamento on-line de consultas e participação na escala de consultoria, possuem maior peso.
Outra particularidade adotada pelo programa é a singularidade de cada um de seus associados. Considerando as características, área de atuação e continuidade de cada um dos médicos, as iniciativas e ações são ajustadas. Ou seja, se algum deles não se encaixa no item de pontuação, adequações serão feitas e o cooperado não será prejudicado.
Controle e benefícios
O controle da pontuação de cada médico associado é realizado por meio da coleta de dados no sistema de gestão da cooperativa. Utilizando os registros de participação nos eventos, que são feitos através de uma lista de presença, uma planilha eletrônica detalhada é gerada.
O total de pontos é dividido pelo teto previamente estabelecido e um percentual é concedido. A partir dele, o cooperado pode se enquadrar em três categorias, sendo elas: vermelha, amarela e verde.
- Faixa vermelha: de 0% a 33%, sem direito a benefícios;
- Faixa amarela: de 33,1% a 66%, com direito à metade dos benefícios;
- Faixa verde: de 66,1% a 100%, com direito a todos os benefícios.
A pontuação e as faixas são monitoradas por meio de um painel dinâmico atualizado mensalmente. O acompanhamento mensal dá a oportunidade aos cooperados de obterem um diagnóstico detalhado sobre suas ações e quais delas devem ser intensificadas.
Os benefícios fixos - e que podem ser esperados pelos cooperados que estão na faixa verde - são crédito gourmet, pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e anuidade do Conselho Regional de Medicina (CRM). Outros bônus são definidos conforme a disponibilidade financeira da cooperativa.
Resultados e aprendizados
Um dos aprendizados mais importantes do Programa de Desenvolvimento Cooperativista é a individualidade de cada associado. Além de adaptar o sistema de pontos e deixá-lo mais justo, a atenção à singularidade demonstra o respeito que a cooperativa tem pelos médicos cooperados.
Já a melhoria mais recente consiste em deixar a tabela de pontuação ainda mais acessível para os cooperados. A ideia é que eles possam acessar os resultados através do portal dos associados e pelo aplicativo mobile.
A prática segue dois princípios cooperativistas. Ao estimular a adesão dos cooperados às iniciativas de formulação de políticas e tomada de decisões, a gestão democrática (segundo princípio) é colocada em prática. Já o quinto princípio, educação, formação e informação, é praticado por meio do incentivo à participação em eventos e reuniões.
Resultados quantitativos e qualitativos
Desde as mudanças implantadas em 2008, após a pesquisa de satisfação, os números da faixa verde aumentaram. Entre outubro de 2008 a dezembro de 2017, a porcentagem de associados nesta categoria subiu de 59% para 76%.
Com o aumento de médicos cooperados na faixa verde, a porcentagem de associados na faixa amarela, no mesmo período, foi de 29% para 14%. Já a faixa vermelha decaiu de 12% para 10%.
Junto aos resultados quantitativos, a Unimed Poços de Caldas também obteve resultados qualitativos desde a implantação do PDC. Além de se aproximar, estimular e recompensar os cooperados, a cooperativa pôde perceber um melhor desempenho do grupo a partir do comprometimento e da agilidade ao cumprir metas.
CONTATO DO RESPONSÁVEL
Marcos Adriano Ferraz, gerente de Gestão da Informação - ferraz@unimedpc.com.br
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