cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Plantão de Notícias mantém colaboradores da Unimed Vitória por dentro de informações relevantes

Imagem Destaque

2013
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2
2
Comunicação, NotíciaUN, Plano ABC+
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.

Contexto e desafios

Fundada em 1979, a cooperativa de saúde Unimed Vitória realiza uma busca constante para aprimorar a gestão, que já foi reconhecida por premiações do Sistema OCB e do Sistema Unimed. 

Em determinado momento, o núcleo de comunicação da cooperativa buscou soluções para ampliar a atuação em suas unidades próprias. A primeira etapa foi traçar o perfil dos públicos assistenciais que atuavam no Hospital Unimed, gerido pela singular capixaba. 

Ao todo, 20% dos entrevistados indicaram a falta de tempo como um fator crítico na leitura das notícias disponibilizadas pela cooperativa em seus canais. Diante desse número, a Unimed Vitória estudou alternativas a fim de desenvolver uma ferramenta adequada para informar essas pessoas.

Em 2013, a Unimed Vitória lançou o Plantão de Notícias, um jornal falado para informar técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos. O nome do projeto emprega o termo “plantão” porque ele é um jargão tanto para jornalistas quanto para profissionais de saúde. 

Desenvolvimento e metodologia

Na semana anterior à intervenção junto às equipes assistenciais, um profissional da equipe de comunicação da Unimed Vitória identifica pautas relevantes em materiais já publicados e por meio de consultas com representantes de outros setores da cooperativa. 

A partir dessas informações, a equipe elabora um roteiro geral ou adaptado para cada unidade, de forma que cada intervenção dure até três minutos. Os conteúdos são produzidos com linguagem coloquial para facilitar a compreensão dos temas e despertar um interesse maior do público. 

Depois de elaborado, o conteúdo é encaminhado para a aprovação e ajustes. Em seguida, a equipe de comunicação da cooperativa envia o material aprovado para a agência que operacionaliza a ação. 

Por fim, o material chega ao “Cara da Notícia”, um ator caracterizado como jornalista que é contratado para ser o emissor das mensagens. Ele circula semanalmente em todos os setores assistenciais, nos plantões diurno e noturno, em dias alternados.

Levando em consideração as particularidades do trabalho nas unidades de saúde, as intervenções podem ocorrer com público reduzido ou se repetir no mesmo turno. A ideia, afinal, é alcançar o máximo possível de colaboradores e disseminar informações relevantes.

Aprimoramentos e integração

A agência contratada para efetivar as ações consolida um relatório semanal com as percepções dos colaboradores sobre os temas abordados. Além disso, ela também faz a coleta de assuntos indicados pelos próprios colaboradores. Esse feedback ajuda a preparar conteúdos para as ações seguintes. Esses são alguns dos dados coletados:

  • Número de colaboradores impactados por dia
  • Número de colaboradores impactados por setor
  • Percepções e comentários dos funcionários sobre os temas abordados

As datas de apresentação seguem um cronograma elaborado pela assessoria de comunicação e marketing da Unimed Vitória. Anualmente, o ator conduz uma pesquisa quantitativa que  apresenta e recolhe os formulários referentes às pesquisas, para tabulação e análise da equipe de comunicação da cooperativa. Esses resultados permitem trabalhar a adequação dessa estratégia de comunicação.

O Plantão de Notícias se integra a outras ferramentas de comunicação da cooperativa, como Totem Interativo, disponível no Hospital Unimed Vitória e Hospital-Dia e Maternidade Unimed Vitória. O projeto também complementa outros canais já consolidados, como sistema de descansos de tela com lembretes, intranet, jornal mural, jornal mensal em meio eletrônico, boletim semanal enviado por e-mail e mídia próxima ao relógio de ponto.

Resultados e aprendizados

Por meio do Plantão de Notícia, a Unimed Vitória consegue garantir que informações consideradas relevantes pela cooperativa sejam retransmitidas a todos os públicos internos da organização. Com isso, a cooperativa aumenta a participação em eventos e atividades, além de identificar oportunidades de melhorias que são compartilhadas com outros setores internos. 

No decorrer de seu desenvolvimento, o Plantão de Notícias foi aprimorado. De início, por exemplo, a ação era quinzenal, mas a cooperativa identificou que apresentações semanais dariam resultados melhores. 

O sucesso da iniciativa no Hospital Unimed fez com que o Plantão de Notícias fosse ampliado para o Hospital-Dia e Maternidade da Unimed Vitória (HDMU) e a Unidade Ambulatorial do Hospital Unimed (UAHU). O roteiro do noticiário é adaptado para cada localidade, de acordo com as peculiaridades do público. 

Dessa forma, o Plantão de Notícias passou a ser utilizado ainda como uma ferramenta para a disseminação do Planejamento Estratégico e de indicadores gerais da cooperativa. No mais, o projeto atua para engajar os colaboradores sobre a importância da higienização das mãos e ainda serve para comunicar os elogios que os clientes fazem aos profissionais.

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2015 apontou que, na ocasião, 99,3% dos colaboradores conheciam o projeto e 88,7% conseguiam acompanhar regularmente as intervenções que ocorrem em seus setores. A ação foi aprovada por mais de 98% do público entrevistado que diz conhecer o Plantão de Notícias.

A pesquisa mostrou ainda que 100% do público deseja que a prática continue ocorrendo. O levantamento também indica que o Plantão de Notícias contribui para o senso de pertencimento e de valorização dos profissionais.

CONTATO DA COOPERATIVA

Larissa Calmon Castiglioni Pereira, analista de Gestão da Estratégia e Projetos - larissacalmon@unimedvx.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unimed Circuito das Águas aumenta satisfação de clientes ao padronizar atendimento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Circuito das Águas aumenta satisfação de clientes ao padronizar atendimento

Cooperativa padroniza e gerencia os atendimentos de clientes e cooperados. O objetivo da iniciativa é organizar o processo de receber e resolver demandas e evitar a insatisfação dos clientes, causada pela demora na resolução dos pedidos.

Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos

Após identificar a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas, a Unimed-BH estabeleceu uma dinâmica de gestão dividida em quatro etapas; e o Escritório Corporativo de Projetos da cooperativa é o responsável por realizar todas essas fases. O projeto começou em 2001 e gerou maior alinhamento das iniciativas de inovação com planejamento estratégico da cooperativa.

Unimed Vitória cria programa de ideias e premia colaboradores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Vitória cria programa de ideias e premia colaboradores

Para fomentar sua cultura de inovação, a Unimed Vitória criou um programa de ideias que premia os colaboradores com dinheiro e bolsas de estudos. Depois de apresentadas, as ideias são avaliadas por um comitê de gestores, que avalia a viabilidade de cada projeto. Entre 2011 e 2015, os colaboradores apresentaram mais de 2 mil ideias. Dentre elas, 126 foram consideradas viáveis e a cooperativa implementou 35.

Pioneirismo na negociação de créditos de carbono
ESGCOOP

Pioneirismo na negociação de créditos de carbono

Objetivo: Solucionar o problema de tratamento inadequado de dejetos nas granjas de suínos, que eram prejudiciais ao meio ambiente, transformando o metano decorrente da decomposição de matéria orgânica em insumo para geração de energia limpa e rentável e biofertilizantes Resultados: Redução da emissão de gás metano: 194,9 milhão de m3. Produção de biofertilizantes: 2,45 milhões de toneladas. Geração de energia elétrica sustentável: 27,8 milhão de KW. Comercialização de Créditos de Carbono: R$ 3,5 milhões.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.