Plantão de Notícias mantém colaboradores da Unimed Vitória por dentro de informações relevantes
Contexto e desafios
Fundada em 1979, a cooperativa de saúde Unimed Vitória realiza uma busca constante para aprimorar a gestão, que já foi reconhecida por premiações do Sistema OCB e do Sistema Unimed.
Em determinado momento, o núcleo de comunicação da cooperativa buscou soluções para ampliar a atuação em suas unidades próprias. A primeira etapa foi traçar o perfil dos públicos assistenciais que atuavam no Hospital Unimed, gerido pela singular capixaba.
Ao todo, 20% dos entrevistados indicaram a falta de tempo como um fator crítico na leitura das notícias disponibilizadas pela cooperativa em seus canais. Diante desse número, a Unimed Vitória estudou alternativas a fim de desenvolver uma ferramenta adequada para informar essas pessoas.
Em 2013, a Unimed Vitória lançou o Plantão de Notícias, um jornal falado para informar técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos. O nome do projeto emprega o termo “plantão” porque ele é um jargão tanto para jornalistas quanto para profissionais de saúde.
Desenvolvimento e metodologia
Na semana anterior à intervenção junto às equipes assistenciais, um profissional da equipe de comunicação da Unimed Vitória identifica pautas relevantes em materiais já publicados e por meio de consultas com representantes de outros setores da cooperativa.
A partir dessas informações, a equipe elabora um roteiro geral ou adaptado para cada unidade, de forma que cada intervenção dure até três minutos. Os conteúdos são produzidos com linguagem coloquial para facilitar a compreensão dos temas e despertar um interesse maior do público.
Depois de elaborado, o conteúdo é encaminhado para a aprovação e ajustes. Em seguida, a equipe de comunicação da cooperativa envia o material aprovado para a agência que operacionaliza a ação.
Por fim, o material chega ao “Cara da Notícia”, um ator caracterizado como jornalista que é contratado para ser o emissor das mensagens. Ele circula semanalmente em todos os setores assistenciais, nos plantões diurno e noturno, em dias alternados.
Levando em consideração as particularidades do trabalho nas unidades de saúde, as intervenções podem ocorrer com público reduzido ou se repetir no mesmo turno. A ideia, afinal, é alcançar o máximo possível de colaboradores e disseminar informações relevantes.
Aprimoramentos e integração
A agência contratada para efetivar as ações consolida um relatório semanal com as percepções dos colaboradores sobre os temas abordados. Além disso, ela também faz a coleta de assuntos indicados pelos próprios colaboradores. Esse feedback ajuda a preparar conteúdos para as ações seguintes. Esses são alguns dos dados coletados:
- Número de colaboradores impactados por dia
- Número de colaboradores impactados por setor
- Percepções e comentários dos funcionários sobre os temas abordados
As datas de apresentação seguem um cronograma elaborado pela assessoria de comunicação e marketing da Unimed Vitória. Anualmente, o ator conduz uma pesquisa quantitativa que apresenta e recolhe os formulários referentes às pesquisas, para tabulação e análise da equipe de comunicação da cooperativa. Esses resultados permitem trabalhar a adequação dessa estratégia de comunicação.
O Plantão de Notícias se integra a outras ferramentas de comunicação da cooperativa, como Totem Interativo, disponível no Hospital Unimed Vitória e Hospital-Dia e Maternidade Unimed Vitória. O projeto também complementa outros canais já consolidados, como sistema de descansos de tela com lembretes, intranet, jornal mural, jornal mensal em meio eletrônico, boletim semanal enviado por e-mail e mídia próxima ao relógio de ponto.
Resultados e aprendizados
Por meio do Plantão de Notícia, a Unimed Vitória consegue garantir que informações consideradas relevantes pela cooperativa sejam retransmitidas a todos os públicos internos da organização. Com isso, a cooperativa aumenta a participação em eventos e atividades, além de identificar oportunidades de melhorias que são compartilhadas com outros setores internos.
No decorrer de seu desenvolvimento, o Plantão de Notícias foi aprimorado. De início, por exemplo, a ação era quinzenal, mas a cooperativa identificou que apresentações semanais dariam resultados melhores.
O sucesso da iniciativa no Hospital Unimed fez com que o Plantão de Notícias fosse ampliado para o Hospital-Dia e Maternidade da Unimed Vitória (HDMU) e a Unidade Ambulatorial do Hospital Unimed (UAHU). O roteiro do noticiário é adaptado para cada localidade, de acordo com as peculiaridades do público.
Dessa forma, o Plantão de Notícias passou a ser utilizado ainda como uma ferramenta para a disseminação do Planejamento Estratégico e de indicadores gerais da cooperativa. No mais, o projeto atua para engajar os colaboradores sobre a importância da higienização das mãos e ainda serve para comunicar os elogios que os clientes fazem aos profissionais.
Uma pesquisa realizada em dezembro de 2015 apontou que, na ocasião, 99,3% dos colaboradores conheciam o projeto e 88,7% conseguiam acompanhar regularmente as intervenções que ocorrem em seus setores. A ação foi aprovada por mais de 98% do público entrevistado que diz conhecer o Plantão de Notícias.
A pesquisa mostrou ainda que 100% do público deseja que a prática continue ocorrendo. O levantamento também indica que o Plantão de Notícias contribui para o senso de pertencimento e de valorização dos profissionais.
CONTATO DA COOPERATIVA
Larissa Calmon Castiglioni Pereira, analista de Gestão da Estratégia e Projetos - larissacalmon@unimedvx.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Movimento CoopEducação, iniciado em 2013 pelo Sicoob Sarom em colaboração com órgãos públicos e Superintendências Regionais de Ensino, tem como objetivo transformar a educação dos municípios de atuação da cooperativa. Focado na educação cooperativista, empreendedora e financeira, o programa capacita professores e emprega metodologias ativas. O processo inclui etapas como sensibilização, mobilização, capacitação, implantação, monitoramento e avaliação. Desde sua concepção, já impactou mais de 37 mil alunos e capacitou mais de 2 mil professores. Essa iniciativa tem influenciado a composição do quadro de colaboradores do Sicoob Sarom, com um terço dos colaboradores em São Roque de Minas participando do programa, o que traz benefícios em termos de integração e pertencimento. Além disso, tem contribuído para a sucessão do quadro social, com mais de 2.500 crianças e jovens tornando-se cooperados e acumulando mais de dez milhões de reais (R$ 10 milhões) em poupança na cooperativa.
O Projeto Valor em Saúde é uma solução que garante a entrega de sustentabilidade para o sistema de saúde. Por meio dela é possível entregar mais segurança e qualidade assistencial para o paciente durante sua jornada hospitalar, dar maior acesso a população aos serviços de saúde, bem como reduzir os desperdícios. Consiste no que é mais importante para os pacientes: o estado de saúde que alcançam (resultados) e o preço pago por isso (custos). Portanto, prestadores, incluindo hospitais e médicos, e operadores do sistema de saúde devem se concentrar na geração de valor máximo para seus pacientes, ajudando-os a obter os melhores resultados possíveis e de maneira econômica; avaliando/ monitorando indicadores assistenciais de valor e mérito, entregando “Valor” ao paciente e remunerando a Boa Medicina.
A Cooperconcórdia, uma cooperativa educacional do RS, criou o projeto Multiplicadores Lixo Zero. Através de ações de educação ambiental em escolas e comunidades, a iniciativa promove o consumo consciente, a gestão correta de resíduos e a economia circular, impactando diretamente mais de 3,3 mil pessoas em 17 municípios.
Cooperativa oferece cursos, palestras e treinamentos para jovens e crianças a fim de qualificá-los em conceitos básicos de cooperativismo e empreendedorismo. Programa da C.Vale fortalece processo de sucessão familiar e contribui para a fidelização dos cooperados.