Plantão de Notícias mantém colaboradores da Unimed Vitória por dentro de informações relevantes

Contexto e desafios
Fundada em 1979, a cooperativa de saúde Unimed Vitória realiza uma busca constante para aprimorar a gestão, que já foi reconhecida por premiações do Sistema OCB e do Sistema Unimed.
Em determinado momento, o núcleo de comunicação da cooperativa buscou soluções para ampliar a atuação em suas unidades próprias. A primeira etapa foi traçar o perfil dos públicos assistenciais que atuavam no Hospital Unimed, gerido pela singular capixaba.
Ao todo, 20% dos entrevistados indicaram a falta de tempo como um fator crítico na leitura das notícias disponibilizadas pela cooperativa em seus canais. Diante desse número, a Unimed Vitória estudou alternativas a fim de desenvolver uma ferramenta adequada para informar essas pessoas.
Em 2013, a Unimed Vitória lançou o Plantão de Notícias, um jornal falado para informar técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos. O nome do projeto emprega o termo “plantão” porque ele é um jargão tanto para jornalistas quanto para profissionais de saúde.
Desenvolvimento e metodologia
Na semana anterior à intervenção junto às equipes assistenciais, um profissional da equipe de comunicação da Unimed Vitória identifica pautas relevantes em materiais já publicados e por meio de consultas com representantes de outros setores da cooperativa.
A partir dessas informações, a equipe elabora um roteiro geral ou adaptado para cada unidade, de forma que cada intervenção dure até três minutos. Os conteúdos são produzidos com linguagem coloquial para facilitar a compreensão dos temas e despertar um interesse maior do público.
Depois de elaborado, o conteúdo é encaminhado para a aprovação e ajustes. Em seguida, a equipe de comunicação da cooperativa envia o material aprovado para a agência que operacionaliza a ação.
Por fim, o material chega ao “Cara da Notícia”, um ator caracterizado como jornalista que é contratado para ser o emissor das mensagens. Ele circula semanalmente em todos os setores assistenciais, nos plantões diurno e noturno, em dias alternados.
Levando em consideração as particularidades do trabalho nas unidades de saúde, as intervenções podem ocorrer com público reduzido ou se repetir no mesmo turno. A ideia, afinal, é alcançar o máximo possível de colaboradores e disseminar informações relevantes.
Aprimoramentos e integração
A agência contratada para efetivar as ações consolida um relatório semanal com as percepções dos colaboradores sobre os temas abordados. Além disso, ela também faz a coleta de assuntos indicados pelos próprios colaboradores. Esse feedback ajuda a preparar conteúdos para as ações seguintes. Esses são alguns dos dados coletados:
- Número de colaboradores impactados por dia
- Número de colaboradores impactados por setor
- Percepções e comentários dos funcionários sobre os temas abordados
As datas de apresentação seguem um cronograma elaborado pela assessoria de comunicação e marketing da Unimed Vitória. Anualmente, o ator conduz uma pesquisa quantitativa que apresenta e recolhe os formulários referentes às pesquisas, para tabulação e análise da equipe de comunicação da cooperativa. Esses resultados permitem trabalhar a adequação dessa estratégia de comunicação.
O Plantão de Notícias se integra a outras ferramentas de comunicação da cooperativa, como Totem Interativo, disponível no Hospital Unimed Vitória e Hospital-Dia e Maternidade Unimed Vitória. O projeto também complementa outros canais já consolidados, como sistema de descansos de tela com lembretes, intranet, jornal mural, jornal mensal em meio eletrônico, boletim semanal enviado por e-mail e mídia próxima ao relógio de ponto.
Resultados e aprendizados
Por meio do Plantão de Notícia, a Unimed Vitória consegue garantir que informações consideradas relevantes pela cooperativa sejam retransmitidas a todos os públicos internos da organização. Com isso, a cooperativa aumenta a participação em eventos e atividades, além de identificar oportunidades de melhorias que são compartilhadas com outros setores internos.
No decorrer de seu desenvolvimento, o Plantão de Notícias foi aprimorado. De início, por exemplo, a ação era quinzenal, mas a cooperativa identificou que apresentações semanais dariam resultados melhores.
O sucesso da iniciativa no Hospital Unimed fez com que o Plantão de Notícias fosse ampliado para o Hospital-Dia e Maternidade da Unimed Vitória (HDMU) e a Unidade Ambulatorial do Hospital Unimed (UAHU). O roteiro do noticiário é adaptado para cada localidade, de acordo com as peculiaridades do público.
Dessa forma, o Plantão de Notícias passou a ser utilizado ainda como uma ferramenta para a disseminação do Planejamento Estratégico e de indicadores gerais da cooperativa. No mais, o projeto atua para engajar os colaboradores sobre a importância da higienização das mãos e ainda serve para comunicar os elogios que os clientes fazem aos profissionais.
Uma pesquisa realizada em dezembro de 2015 apontou que, na ocasião, 99,3% dos colaboradores conheciam o projeto e 88,7% conseguiam acompanhar regularmente as intervenções que ocorrem em seus setores. A ação foi aprovada por mais de 98% do público entrevistado que diz conhecer o Plantão de Notícias.
A pesquisa mostrou ainda que 100% do público deseja que a prática continue ocorrendo. O levantamento também indica que o Plantão de Notícias contribui para o senso de pertencimento e de valorização dos profissionais.
CONTATO DA COOPERATIVA
Larissa Calmon Castiglioni Pereira, analista de Gestão da Estratégia e Projetos - larissacalmon@unimedvx.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O planejamento estratégico é um processo colaborativo que envolve a participação ativa de todos os colaboradores e cooperados. É reconhecida a importância de considerar as necessidades e expectativas desses públicos, além de garantir a sustentabilidade da cooperativa. Estabelecer rituais e estruturar o planejamento estratégico de maneira eficaz é fundamental para se aproximar ao máximo dos objetivos estratégicos definidos pela cooperativa no ciclo de 2022 a 2025
Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.
Evento para fomentar novos investimentos por parte dos associados e prospects da agência, melhorando o relacionamento com associados investidores.
A Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP criou a prática de desenvolvimento e acompanhamento do planejamento estratégico. O objetivo da iniciativa é trazer mais transparência para a relação da cooperativa com os associados e colaboradores. A ideia do projeto consiste na criação de um plano estratégico de cinco anos e o monitoramento constante da evolução rumo às metas propostas.