cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Plantão de Notícias mantém colaboradores da Unimed Vitória por dentro de informações relevantes

Imagem Destaque

2013
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2
2
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.

Contexto e desafios

Fundada em 1979, a cooperativa de saúde Unimed Vitória realiza uma busca constante para aprimorar a gestão, que já foi reconhecida por premiações do Sistema OCB e do Sistema Unimed. 

Em determinado momento, o núcleo de comunicação da cooperativa buscou soluções para ampliar a atuação em suas unidades próprias. A primeira etapa foi traçar o perfil dos públicos assistenciais que atuavam no Hospital Unimed, gerido pela singular capixaba. 

Ao todo, 20% dos entrevistados indicaram a falta de tempo como um fator crítico na leitura das notícias disponibilizadas pela cooperativa em seus canais. Diante desse número, a Unimed Vitória estudou alternativas a fim de desenvolver uma ferramenta adequada para informar essas pessoas.

Em 2013, a Unimed Vitória lançou o Plantão de Notícias, um jornal falado para informar técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos. O nome do projeto emprega o termo “plantão” porque ele é um jargão tanto para jornalistas quanto para profissionais de saúde. 

Desenvolvimento e metodologia

Na semana anterior à intervenção junto às equipes assistenciais, um profissional da equipe de comunicação da Unimed Vitória identifica pautas relevantes em materiais já publicados e por meio de consultas com representantes de outros setores da cooperativa. 

A partir dessas informações, a equipe elabora um roteiro geral ou adaptado para cada unidade, de forma que cada intervenção dure até três minutos. Os conteúdos são produzidos com linguagem coloquial para facilitar a compreensão dos temas e despertar um interesse maior do público. 

Depois de elaborado, o conteúdo é encaminhado para a aprovação e ajustes. Em seguida, a equipe de comunicação da cooperativa envia o material aprovado para a agência que operacionaliza a ação. 

Por fim, o material chega ao “Cara da Notícia”, um ator caracterizado como jornalista que é contratado para ser o emissor das mensagens. Ele circula semanalmente em todos os setores assistenciais, nos plantões diurno e noturno, em dias alternados.

Levando em consideração as particularidades do trabalho nas unidades de saúde, as intervenções podem ocorrer com público reduzido ou se repetir no mesmo turno. A ideia, afinal, é alcançar o máximo possível de colaboradores e disseminar informações relevantes.

Aprimoramentos e integração

A agência contratada para efetivar as ações consolida um relatório semanal com as percepções dos colaboradores sobre os temas abordados. Além disso, ela também faz a coleta de assuntos indicados pelos próprios colaboradores. Esse feedback ajuda a preparar conteúdos para as ações seguintes. Esses são alguns dos dados coletados:

  • Número de colaboradores impactados por dia
  • Número de colaboradores impactados por setor
  • Percepções e comentários dos funcionários sobre os temas abordados

As datas de apresentação seguem um cronograma elaborado pela assessoria de comunicação e marketing da Unimed Vitória. Anualmente, o ator conduz uma pesquisa quantitativa que  apresenta e recolhe os formulários referentes às pesquisas, para tabulação e análise da equipe de comunicação da cooperativa. Esses resultados permitem trabalhar a adequação dessa estratégia de comunicação.

O Plantão de Notícias se integra a outras ferramentas de comunicação da cooperativa, como Totem Interativo, disponível no Hospital Unimed Vitória e Hospital-Dia e Maternidade Unimed Vitória. O projeto também complementa outros canais já consolidados, como sistema de descansos de tela com lembretes, intranet, jornal mural, jornal mensal em meio eletrônico, boletim semanal enviado por e-mail e mídia próxima ao relógio de ponto.

Resultados e aprendizados

Por meio do Plantão de Notícia, a Unimed Vitória consegue garantir que informações consideradas relevantes pela cooperativa sejam retransmitidas a todos os públicos internos da organização. Com isso, a cooperativa aumenta a participação em eventos e atividades, além de identificar oportunidades de melhorias que são compartilhadas com outros setores internos. 

No decorrer de seu desenvolvimento, o Plantão de Notícias foi aprimorado. De início, por exemplo, a ação era quinzenal, mas a cooperativa identificou que apresentações semanais dariam resultados melhores. 

O sucesso da iniciativa no Hospital Unimed fez com que o Plantão de Notícias fosse ampliado para o Hospital-Dia e Maternidade da Unimed Vitória (HDMU) e a Unidade Ambulatorial do Hospital Unimed (UAHU). O roteiro do noticiário é adaptado para cada localidade, de acordo com as peculiaridades do público. 

Dessa forma, o Plantão de Notícias passou a ser utilizado ainda como uma ferramenta para a disseminação do Planejamento Estratégico e de indicadores gerais da cooperativa. No mais, o projeto atua para engajar os colaboradores sobre a importância da higienização das mãos e ainda serve para comunicar os elogios que os clientes fazem aos profissionais.

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2015 apontou que, na ocasião, 99,3% dos colaboradores conheciam o projeto e 88,7% conseguiam acompanhar regularmente as intervenções que ocorrem em seus setores. A ação foi aprovada por mais de 98% do público entrevistado que diz conhecer o Plantão de Notícias.

A pesquisa mostrou ainda que 100% do público deseja que a prática continue ocorrendo. O levantamento também indica que o Plantão de Notícias contribui para o senso de pertencimento e de valorização dos profissionais.

CONTATO DA COOPERATIVA

Larissa Calmon Castiglioni Pereira, analista de Gestão da Estratégia e Projetos - larissacalmon@unimedvx.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com o objetivo de fortalecer o cooperativismo e promover uma integração mais significativa com os nossos produtores cooperados ao longo de todas as etapas do ciclo produtivo do café, a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha lançou o "Conexão Coocafé". Esta iniciativa foi inaugurada com quatro dias de encontros envolvendo os produtores e seus familiares, realizados no auditório da cooperativa, localizado no Córrego do Areado, em Lajinha/MG. Além de estabelecer uma relação mais próxima, a iniciativa visa oferecer assistência técnica abrangente aos cafeicultores associados, desde o período da florada até a fase de armazenamento do café. Essa iniciativa também representa uma oportunidade para os cooperados e o Conselho de Administração fortalecerem seus laços e se integrarem de forma mais efetiva.

ESGCOOP

A Lar Cooperativa Agroindustrial desenvolveu um programa para recuperar e proteger nascentes em propriedades de seus associados. A iniciativa promove o isolamento e a revegetação de áreas degradadas, melhorando a qualidade e a disponibilidade da água. Até agosto de 2025, o programa já havia recuperado 468 nascentes em 280 propriedades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

ESGCOOP

Em 2022, a Cresol firmou parceria com a ONG Water.org para criar o Cresol Siga, uma linha de crédito voltada ao financiamento de saneamento e infraestrutura hídrica. Com foco em cooperados de menor renda, o projeto já alcançou quase 6.000 pessoas e originou uma carteira de mais de R$ 65 milhões em investimentos que promovem saúde e sustentabilidade.

ESGCOOP

Fundada em 1929 por imigrantes japoneses na Amazônia, a CAMTA superou a falência da monocultura de pimenta-do-reino ao desenvolver o inovador Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA). A cooperativa transformou a crise em oportunidade, regenerando mais de 7.500 hectares e gerando um faturamento de R$ 102,9 milhões em 2024. Hoje, a CAMTA é referência mundial, exportando sua tecnologia socioambiental para 25 comunidades na América do Sul e na África.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Pop-up Pesquisa