cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Juiz de Fora implementa melhorias internas a partir das ideias dos colaboradores

Imagem Destaque

2016
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Juiz de Fora Cooperativa de Trabalho Médico Ltda.
1512
1146
Colaboradores, inovação, Melhoria, Sugestão
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Inovação
Pensando em melhorar os projetos internos, a Unimed Juiz de Fora criou o Programa de Sugestão, Melhorias e Inovação (PSMI). A iniciativa visa gerar melhorias dentro da cooperativa através de ideias inovadoras propostas por colaboradores.

Contexto e desafios

A Unimed Juiz de Fora surgiu em 1972, com 20 médicos. Conhecida majoritariamente por seus planos de saúde, a Unimed Juiz de Fora também é referência para a Zona da Mata mineira prestando serviços de saúde e educação. Atualmente, com mais de 1.500 médicos e 180 hospitais, a cooperativa atua em Juiz de Fora e em 24 municípios da Zona da Mata.

Para suportar seu crescimento e seguir inovando, a cooperativa identificou a necessidade de melhorar seus processos internos e promover melhorias. Para ajudar nisso, uma das soluções foi a criação do Programa de Sugestão, Melhorias e Inovação (PSMI).

O programa tem como objetivo gerar as melhorias de processos por meio de pequenas ideias, além de engajar os funcionários a pensarem crítica e analiticamente. Outros objetivos são a redução de custos e o impacto financeiro positivo causado pelas sugestões propostas. 

Vale pontuar que a iniciativa surgiu em 2016 e desde então vem sendo aprimorada pela Unimed Juiz de Fora.  

Desenvolvimento e metodologia

Para que as sugestões, melhorias e inovações apresentadas pelos colaboradores fossem recebidas e analisadas da melhor forma possível, a cooperativa criou uma metodologia, definindo um processo linear.

Tudo começa no colaborador que, com a ideia em mente, a registra em um formulário. O passo seguinte é responsabilidade da área de Recursos Humanos. Uma vez por mês, o RH faz a coleta das sugestões e as registra no sistema.

Em seguida, os formulários são encaminhados aos gestores responsáveis pela área da mudança proposta. As sugestões são analisadas e, então, devolvidas ao RH. Caso a ideia não seja aprovada, uma justificativa é enviada ao colaborador.

Já se a sugestão for aprovada, ela segue para o setor de Qualidade para realizar o registro e sua pontuação. Nas mãos deste setor, os formulários aprovados devem ser encaminhados para os responsáveis pela implementação, caso ela ainda não tenha acontecido.

Feito isso, o colaborador deve reportar o sucesso e os resultados para o setor de Qualidade. Assim, ele pode garantir uma chance de concorrer aos prêmios.

Sistema de pontuação

Além de um processo linear para manter a organização, criou-se também um sistema de pontuação. Ele é dividido em três critérios: abrangência, tempo de implementação e redução de custos, e possui uma pontuação que vai de 1 a 3.

Abrangência: 

  • 3 pontos: para toda a cooperativa
  • 2 pontos: para demais áreas
  • 1 ponto: para minha área

Tempo de implementação: 

  • 3 pontos: menor que 1 semana
  • 2 pontos: entre 1 semana e 1 mês
  • 1 ponto: mais de 1 mês

Redução de custos: 

  • 3 pontos: redução ou aumento de receita acima de R$ 15.000,00
  • 2 pontos: redução ou aumento de receita de R$ 5.000,00 a 15.000,00
  • 1 ponto: redução ou aumento de receita de até R$ 5.000,00

Resultados e aprendizados

Desde sua criação e implementação, o Programa de Sugestão, Melhorias e Inovação sofreu algumas mudanças que foram essenciais para seu desenvolvimento e sucesso dentro da Unimed Juiz de Fora. 

Até 2017, as sugestões eram feitas apenas através de um formulário eletrônico e dependia da aprovação dos superiores para ser levada adiante. Entretanto, ao perceberem que esse mecanismo inibia a manifestação de alguns cooperados e colaboradores, um formulário físico foi implementado.

Outra melhoria surgiu para deixar a premiação das melhores inovações ainda mais interessante. Ao invés do primeiro e do segundo colocado receberem créditos no cartão de alimentação, eles ganham viagens. 

Com a mudança nos prêmios, o valor financeiro reduzido com as sugestões implementadas passou a ser contabilizado. Assim, além de servir como critério de desempate, o impacto das ações também é evidenciado.

Ao valorizar os colaboradores, incentivar o pensamento crítico e o processo de criação e inovação, o PSMI se encaixa no 5º princípio cooperativista: educação, formação e informação. Além disso, o programa também visa a integração de práticas dentro da cooperativa e a gestão de processos.

Resultados quantitativos e qualitativos

Em 2016, ano de estreia, o projeto contou com 24 participações No ano seguinte, a iniciativa teve apenas 6 participações. Mas, apesar da adesão menor, as ideias tiveram maior impacto financeiro, gerando uma redução de custo de aproximadamente R$ 13 mil.

Já o resultado qualitativo observado do PSMI foi o reconhecimento individual dos premiados. A Unimed Juiz de Fora também atendeu a todos os objetivos propostos, como a melhoria dos processos, a redução de custos e o engajamento de todos, facilitando o acesso aos líderes.

CONTATO DA COOPERATIVA

Assessoria de comunicação: ascom@unimedjf.coop.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Coopama cria metodologia para melhorar sua comunicação interna
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coopama cria metodologia para melhorar sua comunicação interna

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre gerentes, coordenadores e colaboradores, a Coopama criou o Coordenador em Ação, iniciativa que tem como proposta realizar reuniões mensais, e fazer o planejamento e o acompanhamento das atividades.

Sicredi UniEstados alavanca resultados com Planejamento Estratégico e Financeiro
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi UniEstados alavanca resultados com Planejamento Estratégico e Financeiro

Para alinhar os objetivos de crescimento e desenvolvimento, o Sicredi UniEstados desenvolveu um Planejamento Estratégico e Financeiro. A iniciativa foi dividida em inúmeras etapas, que focaram na organização dos processos e nas oportunidades do mercado.

Com evento de bate-papo, Sicredi Biomas traz associado para dentro de decisões gerenciais
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com evento de bate-papo, Sicredi Biomas traz associado para dentro de decisões gerenciais

Com o Bate-papo Cooperativo, o Sicredi Biomas recolhe as opiniões dos associados sobre futuras decisões gerenciais e difunde conhecimento sobre o funcionamento da cooperativa, aumentando a transparência e promovendo uma gestão mais democrática.

Recuperação de vegetação nativa e preservação ambiental
ESGCOOP

Recuperação de vegetação nativa e preservação ambiental

-

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.