Cooperação ambiental entre lavoura, pecuária e floresta
Equilíbrio e harmonia são as palavras-chave quando o assunto é meio ambiente. Pensando em formas de aliar sustentabilidade e rentabilidade, uma das maiores cooperativas agropecuárias do país, a paranaense Cocamar, enxergou há mais de duas décadas a importância de aliar produtividade com responsabilidade socioambiental. Desde então, desenvolve projetos na área que lhe garantem reconhecimentos nacionais e internacionais no mercado da sustentabilidade.
Entre as iniciativas desenvolvidas pela Cocamar, destaca-se a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) —
estratégia que utiliza diferentes sistemas produtivos dentro de uma mesma área para prevenir o esgotamento do solo e reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE) na atmosfera. De quebra, a diversidade da produção aumenta a segurança financeira do cooperado, que passa a contar não com uma, mas com várias fontes de renda que se complementam ao longo do ano.
Implementado por 220 cooperados em 210 hectares, o modelo de iLPF da cooperativa provou que a soja, o gado e os eucaliptos podem conviver em harmonia no campo. A plantação ajuda a “reformar” o solo degradado e proporciona um pasto de inverno de alta qualidade em um momento crítico para o produtor com a chegada do frio. Os resultados são surpreendentes!
Na região em que a Cocamar atua (principalmente a região noroeste do Paraná), o processo de integração ajudou na correção de solo, calagem e adubação. Nas propriedades que aderiram ao programa, a produção média é de 45 sacos de soja por hectare e mais 8 arrobas durante o período de pastejo — uma composição que pode aumentar o faturamento da propriedade em 10 vezes.
Para garantir a sustentabilidade e eficácia do projeto, a Cocamar conta com uma equipe de engenheiros agrônomos altamente capacitada para prestar assessoramento técnico aos cooperados. Eles ajudam esses produtores a entender como a plantação de soja — principal cultura usada na região — pode incrementar e potencializar a produtividade de suas terras sem afetar o meio ambiente. Sem falar que a integração promove a diversificação das atividades econômicas na propriedade e minimiza os riscos de frustração de renda por eventos climáticos ou por condições de mercado.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Criação de um sistema interno que permite o acompanhamento, melhoria no processo, controle e tratativas das demandas de Tesouraria como controle dos saldos dos caixas, terminais eletrônicos e custódias; solicitação de movimentação por parte das transportadoras; validação de faturamento dos serviços prestados; vínculo de usuários aos terminais utilizados; registro de recebimento e conferência dos movimentos de caixa, sem necessariamente manter em suas agências um funcionário com o cargo e a atribuição de um tesoureiro.
A governança de TI desempenha um papel crucial na garantia de que a TI seja um ativo estratégico que contribui para o sucesso geral da cooperativa, ao mesmo tempo em que reduz riscos e melhora a eficiência operacional. Ela promove uma cultura de responsabilidade e transparência, alinhando os esforços de TI com os objetivos de negócios. A prática de governança em TI envolve a implementação de políticas, processos e estruturas que garantam que a tecnologia da informação esteja alinhada aos objetivos e estratégias de negócio da cooperativa de forma eficaz e eficiente. Ela visa assegurar que os investimentos em tecnologia agreguem valor, minimizando riscos e otimizando recursos. Esses benefícios contribuem para a criação de uma base sólida para a gestão de TI, possibilitando que a organização aproveite ao máximo suas tecnologias e serviços enquanto minimiza riscos e problemas.
O programa de reconhecimento por tempo de casa da Sicredi Celeiro MT/RR, denominado "Legado de Valor", é composto por uma série de ações definidas pela cooperativa para reconhecer e valorizar seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam motivados e acreditem que seus esforços e lealdade são apreciados e cultivados pela empresa. Porém a ideia do Programa vai além de trazer este reconhecimento. Deseja-se gerar experiências de uma maneira diferenciada trazendo aos colaboradores o impacto da essência do cooperativismo, ao mesmo tempo em que ele atualiza seus conhecimentos e tem momentos de cultura, lazer e trocas com os colegas.
Unimed Cascavel cria personagem para explicar e divulgar o planejamento estratégico 2018-2021 em linguagem simples e didática. Cooperativa também disponibiliza ferramentas para que todos os colaboradores acompanhem a execução do plano.