Unimed-BH cria Centro de Inovação para fomentar práticas inovadoras

Contexto e desafios
A Unimed-BH é conhecida por ser uma cooperativa que preza pela inovação e por projetos que melhoram a qualidade do atendimento aos clientes e o trabalho dos colaboradores. Prova disso é que, em 2014, a cooperativa criou o seu próprio Centro de Inovação.
A criação do centro tem o objetivo de centralizar e organizar as propostas sugeridas, e colocá-las em prática. Além disso, a iniciativa tem o propósito de fortalecer a cultura da inovação dentro da Unimed-BH, ou seja, incentivar os associados e trabalhadores a desenvolverem soluções inovadoras, e garantir a prosperidade da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
Para manter a organização, o Centro de Inovação da Unimed-BH foi dividido em cinco áreas, representadas por gestões da cooperativa. As equipes são responsáveis por desenvolver atividades diárias da organização e iniciativas de inovação.
- Desenvolvimento e inovação: representada pela coordenação de Desenvolvimento e Inovação (CDI);
- Ensino: representada pela gestão da Universidade Corporativa;
- Pesquisa: representada pela gestão de Pesquisa e Avaliação de Tecnologia em Saúde (GPAT);
- Informação: representada pela gestão de Desenvolvimento de Informação para o Negócio (GDIN);
- Consultoria: representada pela gestão de Planejamento e Projetos.
A interação entre as áreas acontece durante dois comitês: Comitê de Operação do Centro de Inovação e o Comitê Gestor do Centro de Inovação.
O primeiro acontece mensalmente e conta com a participação dos representantes de cada área e do superintendente geral de Gestão Empresarial. Nele, os presentes discutem o andamento das iniciativas, propõem novas ideias de inovação e apresentam os resultados alcançados.
Já o segundo encontro conta com a presença dos superintendentes de: Tecnologia da Informação, Pessoas, Provimento de Saúde, Administrativo-Financeiro, Relacionamento Institucional. O comitê se reúne semestralmente, dá direcionamentos para as áreas de atuação do Centro de Inovação e monitora o andamento das atividades.
Além das cinco áreas e dos comitês, a gestão da inovação da Unimed-BH segue três etapas para fomentar e colocar em prática atividades inovadoras: estímulos, rotas de inovação e medição de resultados.
No primeiro passo, todas as equipes da cooperativa podem sugerir melhorias para as cinco áreas. Além disso, o quinteto tem a responsabilidade de identificar possíveis inovações e criar iniciativas próprias.
Na segunda etapa, cada área analisa as demandas recebidas, tomando a decisão de atendê-las, retransmitir para outra equipe mais adequada para o trabalho ou trabalhar em conjunto. Com os estímulos devidamente divididos, uma rota para solucionar a demanda é escolhida.
- Cultura de inovação: incentivar os colaboradores a encontrarem e desenvolverem a solução;
- Conexões: cocriar as soluções com empresas, startups e universidades;
- Pesquisa: desenvolver pesquisas;
- Pilotos e protótipos: criar protótipos, provas de conceito e pilotos;
- Gestão e multiplicação do conhecimento: capacitar e treinar colaboradores;
- Melhora contínua: aprimorar processos e práticas já existentes.
O último passo consiste em medir os resultados e analisar o impacto gerado pelas ideias desenvolvidas. Para que isso seja possível, indicadores específicos são definidos para cada solução apresentada e colocada em prática.
Responsabilidades
Cada área e comitê tem suas responsabilidades definidas para que a implementação de melhorias inovadoras aconteça de forma organizada. A área de desenvolvimento e inovação coloca as iniciativas em prática com a ajuda de parceiros, cria protótipos e os testam. Ela também é responsável por promover ações internas que fomentam a inovação.
A área de ensino estrutura e coloca em prática ações educacionais, como cursos e capacitações, proporcionando educação aos colaboradores e cooperados. Já a área de pesquisa produz estudos que fundamentam o desenvolvimento e aprimoramento das iniciativas.
A área de informação usa dados para produzir análises que geram inteligência para a cooperativa. Por fim, a área de consultoria fica responsável por compartilhar o conhecimento e as práticas inovadoras com o Sistema Unimed.
O controle das responsabilidades e do andamento de cada melhoria é feito pelos comitês e por uma Agenda de Inovação. Nela, todas as iniciativas de todas as áreas são registradas junto aos detalhes de desenvolvimento, como a área responsável, a previsão de realização, a rota escolhida e o status atual.
Resultados e aprendizados
Desde a criação do Centro de Inovação, a cooperativa estava focada em envolver todas as áreas e tornar a prática colaborativa. Visando melhorar a cultura da inovação, as cinco equipes que compõem o centro elaboraram o Movimento #JuntosInovamos, que conta com as seguintes práticas:
- Eventos de inovação;
- Radar Inovação;
- Meetup de Inovação;
- Espaço Colaborativo de Inovação;
- Oficinas de Design Thinking;
- Plataforma Digital Colaborativa;
- Prêmio #JuntosInovamos;
- Trilha de Educação em Inovação.
Além do Movimento #JuntosInovamos, a Unimed-BH também implantou outras melhorias no Centro de Inovação, como a criação de áreas de Informação e Consultoria. Originalmente, o programa da cooperativa tinha três áreas, no entanto, em 2016, surgiu a necessidade de criar a gestão de Desenvolvimento de Informação para o Negócio e a área de Consultoria.
Ainda no mesmo ano, a Unimed-BH, junto da Unimed Vitória, criou uma empresa de tecnologia para comercializar soluções de Tecnologia da Informação (TI) para o Sistema Unimed. A UNIO é controlada pela área de Desenvolvimento e Inovação (CDI) do Centro de Inovação.
Outra melhoria implementada foi a evolução do concurso de ideias, Rede de Inovação, para uma plataforma digital colaborativa, Rede de Ideias. Isso aconteceu porque a cooperativa percebeu que as propostas inscritas no concurso ficavam restritas a uma época do ano. Já a Rede de Ideias, lançada em março de 2018, está disponível durante o ano todo.
Entre 2014 e 2017, a Agenda de Inovação contou com 28 iniciativas registradas, quatro programas para incentivar a cultura da inovação foram desenvolvidos, 22 protótipos de soluções e sete startups conectadas com a Unimed-BH.
Com o Centro de Inovação implementado na cooperativa, o conceito de inovação foi fortalecido e a Unimed-BH ganhou mais visibilidade externa, e melhorou seu relacionamento com outras Unimed, cooperativas, federações e outras instituições.
CONTATO DA COOPERATIVA
Fernando Coelho, superintendente Executivo de Gestão Empresarial - (31) 3229-6062
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Aplicada em procurar melhorar o processo de desenvolvimento de software, a Unimed Vitória adotou metodologias ágeis para modernizar os processos da área de tecnologia. A metodologia adotada pela cooperativa abrange todo o processo de desenvolvimento de sistemas e possibilita uma gestão mais eficaz dos projetos que estão sendo tocados.
Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.
Ao perceber que alguns cooperados da região de Lagoa Grande (MG) não possuíam quantidade suficiente de milho para alimentar o gado, a Coopatos criou o Projeto Silagem. A iniciativa visa fornecer os insumos necessários aos produtores de leite por meio de fornecedores de silagem.
Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.