Unimed-BH cria Centro de Inovação para fomentar práticas inovadoras

Contexto e desafios
A Unimed-BH é conhecida por ser uma cooperativa que preza pela inovação e por projetos que melhoram a qualidade do atendimento aos clientes e o trabalho dos colaboradores. Prova disso é que, em 2014, a cooperativa criou o seu próprio Centro de Inovação.
A criação do centro tem o objetivo de centralizar e organizar as propostas sugeridas, e colocá-las em prática. Além disso, a iniciativa tem o propósito de fortalecer a cultura da inovação dentro da Unimed-BH, ou seja, incentivar os associados e trabalhadores a desenvolverem soluções inovadoras, e garantir a prosperidade da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
Para manter a organização, o Centro de Inovação da Unimed-BH foi dividido em cinco áreas, representadas por gestões da cooperativa. As equipes são responsáveis por desenvolver atividades diárias da organização e iniciativas de inovação.
- Desenvolvimento e inovação: representada pela coordenação de Desenvolvimento e Inovação (CDI);
- Ensino: representada pela gestão da Universidade Corporativa;
- Pesquisa: representada pela gestão de Pesquisa e Avaliação de Tecnologia em Saúde (GPAT);
- Informação: representada pela gestão de Desenvolvimento de Informação para o Negócio (GDIN);
- Consultoria: representada pela gestão de Planejamento e Projetos.
A interação entre as áreas acontece durante dois comitês: Comitê de Operação do Centro de Inovação e o Comitê Gestor do Centro de Inovação.
O primeiro acontece mensalmente e conta com a participação dos representantes de cada área e do superintendente geral de Gestão Empresarial. Nele, os presentes discutem o andamento das iniciativas, propõem novas ideias de inovação e apresentam os resultados alcançados.
Já o segundo encontro conta com a presença dos superintendentes de: Tecnologia da Informação, Pessoas, Provimento de Saúde, Administrativo-Financeiro, Relacionamento Institucional. O comitê se reúne semestralmente, dá direcionamentos para as áreas de atuação do Centro de Inovação e monitora o andamento das atividades.
Além das cinco áreas e dos comitês, a gestão da inovação da Unimed-BH segue três etapas para fomentar e colocar em prática atividades inovadoras: estímulos, rotas de inovação e medição de resultados.
No primeiro passo, todas as equipes da cooperativa podem sugerir melhorias para as cinco áreas. Além disso, o quinteto tem a responsabilidade de identificar possíveis inovações e criar iniciativas próprias.
Na segunda etapa, cada área analisa as demandas recebidas, tomando a decisão de atendê-las, retransmitir para outra equipe mais adequada para o trabalho ou trabalhar em conjunto. Com os estímulos devidamente divididos, uma rota para solucionar a demanda é escolhida.
- Cultura de inovação: incentivar os colaboradores a encontrarem e desenvolverem a solução;
- Conexões: cocriar as soluções com empresas, startups e universidades;
- Pesquisa: desenvolver pesquisas;
- Pilotos e protótipos: criar protótipos, provas de conceito e pilotos;
- Gestão e multiplicação do conhecimento: capacitar e treinar colaboradores;
- Melhora contínua: aprimorar processos e práticas já existentes.
O último passo consiste em medir os resultados e analisar o impacto gerado pelas ideias desenvolvidas. Para que isso seja possível, indicadores específicos são definidos para cada solução apresentada e colocada em prática.
Responsabilidades
Cada área e comitê tem suas responsabilidades definidas para que a implementação de melhorias inovadoras aconteça de forma organizada. A área de desenvolvimento e inovação coloca as iniciativas em prática com a ajuda de parceiros, cria protótipos e os testam. Ela também é responsável por promover ações internas que fomentam a inovação.
A área de ensino estrutura e coloca em prática ações educacionais, como cursos e capacitações, proporcionando educação aos colaboradores e cooperados. Já a área de pesquisa produz estudos que fundamentam o desenvolvimento e aprimoramento das iniciativas.
A área de informação usa dados para produzir análises que geram inteligência para a cooperativa. Por fim, a área de consultoria fica responsável por compartilhar o conhecimento e as práticas inovadoras com o Sistema Unimed.
O controle das responsabilidades e do andamento de cada melhoria é feito pelos comitês e por uma Agenda de Inovação. Nela, todas as iniciativas de todas as áreas são registradas junto aos detalhes de desenvolvimento, como a área responsável, a previsão de realização, a rota escolhida e o status atual.
Resultados e aprendizados
Desde a criação do Centro de Inovação, a cooperativa estava focada em envolver todas as áreas e tornar a prática colaborativa. Visando melhorar a cultura da inovação, as cinco equipes que compõem o centro elaboraram o Movimento #JuntosInovamos, que conta com as seguintes práticas:
- Eventos de inovação;
- Radar Inovação;
- Meetup de Inovação;
- Espaço Colaborativo de Inovação;
- Oficinas de Design Thinking;
- Plataforma Digital Colaborativa;
- Prêmio #JuntosInovamos;
- Trilha de Educação em Inovação.
Além do Movimento #JuntosInovamos, a Unimed-BH também implantou outras melhorias no Centro de Inovação, como a criação de áreas de Informação e Consultoria. Originalmente, o programa da cooperativa tinha três áreas, no entanto, em 2016, surgiu a necessidade de criar a gestão de Desenvolvimento de Informação para o Negócio e a área de Consultoria.
Ainda no mesmo ano, a Unimed-BH, junto da Unimed Vitória, criou uma empresa de tecnologia para comercializar soluções de Tecnologia da Informação (TI) para o Sistema Unimed. A UNIO é controlada pela área de Desenvolvimento e Inovação (CDI) do Centro de Inovação.
Outra melhoria implementada foi a evolução do concurso de ideias, Rede de Inovação, para uma plataforma digital colaborativa, Rede de Ideias. Isso aconteceu porque a cooperativa percebeu que as propostas inscritas no concurso ficavam restritas a uma época do ano. Já a Rede de Ideias, lançada em março de 2018, está disponível durante o ano todo.
Entre 2014 e 2017, a Agenda de Inovação contou com 28 iniciativas registradas, quatro programas para incentivar a cultura da inovação foram desenvolvidos, 22 protótipos de soluções e sete startups conectadas com a Unimed-BH.
Com o Centro de Inovação implementado na cooperativa, o conceito de inovação foi fortalecido e a Unimed-BH ganhou mais visibilidade externa, e melhorou seu relacionamento com outras Unimed, cooperativas, federações e outras instituições.
CONTATO DA COOPERATIVA
Fernando Coelho, superintendente Executivo de Gestão Empresarial - (31) 3229-6062
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unidental qualifica atendentes, reduz falhas e melhora atendimento
A Unidental, que oferece serviços odontológicos no Ceará, realiza reuniões semestrais com as atendentes das clínicas de seus cooperados. Nesses encontros, a cooperativa oferece treinamentos, palestras e proporciona um espaço para coletar feedbacks.

Cocamar efetua doações de sistemas fotovoltaicos para instituições de sua região, contribuindo com práticas sociais e ambientais da cooperativa
O projeto "Solidariedade é a nossa energia" tem como objetivo efetuar doações de sistemas de produção de energia fotovoltaica para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) seguindo uma metodologia que consiste na seleção da organização, realização do laudo estrutural e comunicação do benefício.

Unimed Vitória cria canal para denúncias de irregularidades, corrupção e condutas antiéticas
Unimed Vitória cria um Canal de Denúncias para detectar fraudes, condutas antiéticas e outras irregularidades. A iniciativa melhora a transparência do negócio, reduz riscos jurídicos e ajuda a melhorar processos e controles internos da cooperativa.

Unimed Central de Serviços aplica auditoria interna para aprimorar processos e buscar excelência na gestão
Auditores internos priorizam setores ligados à cadeia de valor da cooperativa e estabelecem planos e prazos para correção das não conformidades. A prática é adotada na Unimed Central de Serviços - RS desde 2012 e é acompanhada por meio de indicadores.