Coopmetro: intercooperação viabiliza renovação de frota e reduz emissões em 22%
Contexto e desafios
Fundada em 1999 por 22 transportadores, a Coopmetro nasceu do sonho de competir formalmente no mercado com mais resultados e menos intermediários. No entanto, ao longo dos anos, a cooperativa e seus membros enfrentaram um desafio estrutural do setor: o envelhecimento dos veículos.
Antes do Programa de Renovação de Frota (PAV), os caminhões utilizados nas operações eram, em sua maioria, antigos, com alta emissão de poluentes e muita necessidade de manutenção. A frota inadequada resultava em falhas operacionais, como problemas na refrigeração de cargas e prejuízos na imagem da cooperativa.
Para os cooperados, o principal obstáculo era a dificuldade de acesso a linhas de crédito justas que viabilizassem a compra de veículos novos. Com esse cenário, os motoristas tinham oportunidades limitadas de trabalho, a cooperativa mantinha uma alta emissão de carbono e a eficiência logística e segurança ficavam comprometidos.
Objetivos
O Programa de Renovação de Frota (PAV) foi criado com o objetivo de reduzir a pegada de carbono da Coopmetro e, ao mesmo tempo, garantir a geração de renda para seus cooperados. A meta era criar um mecanismo de financiamento acessível que permitisse a substituição dos veículos antigos por modelos modernos e menos poluentes.
Com a iniciativa, a cooperativa buscou ampliar o acesso a soluções de mobilidade verde e promover a justiça climática, oferecendo condições para que transportadores com menor capacidade de investimento pudessem ter melhores veículos. O programa foi desenhado para beneficiar toda a cadeia, incluindo os clientes da cooperativa, como multinacionais com metas de descarbonização, e os municípios onde atua.
Desenvolvimento
A estratégia do PAV foi usar a intercooperação, unindo os ramos de transporte, crédito e agronegócio. O Sicoob Centro-Sul Mineiro foi o parceiro financeiro, disponibilizando R$ 17,35 milhões em crédito com taxas sociais para os cooperados.
A Coopmetro, por sua vez, foi responsável pela mobilização dos transportadores e pela aquisição dos veículos. Já a Cooperativa Aurora, do setor agroindustrial, assegurou o contrato logístico e apoiou a operação.
Além da aliança cooperativista, o programa firmou parcerias estratégicas com fornecedores de manutenção, refrigeração, telemetria e implementos, como as empresas Dibracam, Frigoking e Pavan, garantindo a eficiência e a sustentabilidade de toda a operação.
Resultados e impacto
O PAV gerou resultados rápidos e expressivos. Em apenas 60 dias, o programa viabilizou a renovação dos 30 caminhões que atendiam a Cooperativa Aurora, mantendo 60 profissionais na operação.
Atualmente, 52% da frota da Coopmetro já é composta por veículos do projeto, beneficiando diretamente os cooperados. O sucesso do modelo se reflete na renda dos participantes, que alcançaram um faturamento bruto médio de R$ 30 mil mensais.
O impacto ambiental foi igualmente significativo, com uma redução de 22% nas emissões de CO₂, que caíram de 2,68 kg para 0,56 kg de CO₂ por litro de diesel. Para clientes como a Aurora, os ganhos incluíram entregas mais pontuais e redução de perdas na cadeia de frios.
Além disso, o projeto se provou um sucesso econômico e social, com um índice de inadimplência zero junto ao Sicoob, consolidando-se como um modelo de negócio sustentável e replicável.
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