C.Vale investe em programa de formação de jovens lideranças
Contexto e desafios
A C.Vale é uma cooperativa agroindustrial presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e no Paraguai. Possui 189 unidades de negócios, que atuam na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos, além da prestação de serviços de assistência aos associados.
Desde a década de 1970, a C.Vale organiza comitês educativos, mas as ações voltadas para a sucessão familiar e para a formação de novos líderes eram realizadas esporadicamente e sem planejamento.
Com o passar do tempo, a cooperativa identificou a necessidade de aprimorar estes trabalhos de capacitação. O envelhecimento dos associados mais antigos, entre os quais as lideranças, ameaçava colocar em risco a continuidade da cooperativa e, além disso, era preciso formar líderes sintonizados com o alinhamento estratégico da C.Vale.
Foi então que a cooperativa começou a organizar seu programa de desenvolvimento de jovens lideranças. A iniciativa promove as ações padronizadas e realizadas de forma planejada a partir de um calendário anual de treinamentos. O objetivo é formar líderes para os núcleos juvenis, núcleos femininos e comitês educativos.
Desenvolvimento e metodologia
A C.Vale definiu um trabalho baseado em três linhas de atuação:
- Sucessão familiar: Orientar e estimular os jovens a dar continuidade às atividades dos pais, de modo a garantir também o fornecimento de matérias-primas à cooperativa;
- Empreendedorismo: Formada majoritariamente por pequenos e médios produtores rurais, a C.Vale incentivou a diversificação de atividades para fortalecer a renda dos associados e ampliar a produção de matérias-primas;
- Formação de lideranças: A necessidade de envolver jovens, filhos e filhas de cooperados, com a cooperativa levou a C.Vale a promover cursos, palestras e treinamentos destinados a esses grupos.
A terceira iniciativa foi estruturada com a divisão do público-alvo em três segmentos:
Cooperjovem
Programa envolvendo estudantes a partir de nove anos (4º ano do ensino fundamental), com orientações sobre cooperação e cooperativismo;
Cooperjúnior
Adolescentes de 12 a 15 anos, selecionados entre filhos de associados, para processo de qualificação relativo aos primeiros conceitos de cooperativismo, empreendedorismo e sucessão familiar;
Programa de Formação de Liderança Jovem
Contratação de instrutores em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) para capacitar jovens de 15 a 30 anos. O programa é dividido em sete módulos:
- Protagonismo juvenil;
- Cooperativismo/C.Vale;
- Mobilização de potencialidades humanas;
- Comunicação e oratória;
- Liderança;
- Sucessão familiar e empreendedorismo;
- Educação cooperativista
O Cooperjúnior e o Programa de Formação de Liderança Jovem são voltados exclusivamente aos filhos dos associados, enquanto o Cooperjovem envolve estudantes de escolas públicas e privadas pertencentes ao sistema de ensino de oito municípios da área de atuação da cooperativa no estado do Paraná.
Após passarem pelo treinamento e demonstrarem compreensão e domínio das práticas ensinadas nos núcleos, alguns jovens são convidados a fazer parte do núcleo de jovens e do núcleo feminino da cooperativa, também regidos por calendário próprio de treinamento. Muitos dos conselheiros fiscais e administrativos da C.Vale participaram desses núcleos.
O programa de formação de lideranças permite que a cooperativa renove o conselho de administração e o conselho fiscal com associados que conhecem o cooperativismo e estão alinhados com o planejamento estratégico da C.Vale. Isso reduz o risco de que associados com pouca atuação na cooperativa assumam a função de conselheiros.
Resultados e aprendizados
O Programa de Formação de Liderança Jovem contribui para a fidelização dos cooperados e aumenta o vínculo dos membros com a cooperativa. Segundo a C.Vale, os conceitos do cooperativismo são bem assimilados pelos participantes do programa e os jovens têm a oportunidade de fazer parte das outras instâncias de consulta ou decisão da cooperativa, dos núcleos femininos e dos comitês educativos.
O programa também contribui com a estratégia de diversificação de atividades e agroindustrialização da C.Vale, na medida em que incentiva o empreendedorismo e a sucessão familiar. Outras áreas da cooperativa, como comunicação e departamento agronômico, interagem no programa, divulgando a iniciativa e prospectando líderes potenciais.
Já o programa Cooperjovem contou com a participação de mais de 38,5 mil alunos nos 25 anos desde que começou a ser implementado, abrangendo dezenas de escolas paranaenses.
O desenvolvimento de lideranças da C.Vale está alinhado com os princípios internacionais do cooperativismo, com destaque para quatro deles: 1º Adesão livre e voluntária; 2º Gestão democrática; 5º Educação, formação e informação; e 7º Interesse pela comunidade.
CONTATO DA COOPERATIVA
Telefone: (44) 3649-8181
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Para aumentar a quantidade de conhecimento criado e absorvido pelos cooperados e colaboradores, a Unimed Erechim criou a prática Gestão do Conhecimento. A iniciativa é baseada nas etapas da gestão do conhecimento e no método PDCA.
Feirões de Negócios reúnem parceiros locais que expõem seus produtos - como veículos e máquinas - para venda com apoio de financiamento da cooperativa de crédito. Na edição de 2019, por exemplo, o Sicoob São Miguel prospectou mais de R$ 3,8 milhões em negócios.
A Cooperconcórdia, uma cooperativa educacional do RS, criou o projeto Multiplicadores Lixo Zero. Através de ações de educação ambiental em escolas e comunidades, a iniciativa promove o consumo consciente, a gestão correta de resíduos e a economia circular, impactando diretamente mais de 3,3 mil pessoas em 17 municípios.
Ao identificar problemas na CIPA, a Castrolanda atuou para renovar a comissão, tornando-a mais ativa, participativa e integrada. Com um novo plano de ação, reconhecimento para os cipeiros de destaque e elaboração de um livro de registros, a CIPA da Castrolanda apresentou melhorias em diversos critérios avaliados.