cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed João Monlevade estimula previdência privada para cooperados e colaboradores

Imagem Destaque

2003
Sudeste
Saúde
Não
Unimed João Monlevade Cooperativa de Trabalho Médico Ltda.
129
43
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
A Unimed João Monlevade iniciou um programa de previdência privada para seus cooperados. Diante do sucesso da iniciativa, o projeto foi ampliado para atender os colaboradores, a fim de tornar a cooperativa mais atrativa a novos talentos e aumentar a retenção. Desde então, a Unimed João Monlevade notou melhoras nas pesquisas de clima.

Contexto e desafios

Fundada em 1991, a Unimed João Monlevade atua em 11 cidades no interior de Minas Gerais. A cooperativa tem um histórico de prezar pela responsabilidade com seus cooperados e funcionários e dedicou a atenção para a qualidade de vida deles após deixarem a cooperativa.

Diante disso, em 2003, a Unimed João Monlevade deu início a um programa de apoio à previdência privada de seus cooperados. Com o sucesso da iniciativa, o projeto foi ampliado e, em 2008, também passou a atender os colaboradores.

A prática surgiu após a cooperativa identificar a previdência privada como uma maneira de proporcionar tranquilidade financeira para cooperados e colaboradores, ainda mais em momentos de crise financeira, problemas de saúde e dificuldades de recolocação no mercado de trabalho - além, claro, da aposentadoria. 

Portanto, o objetivo do Programa de Previdência Privada da Unimed João Monlevade é permitir que colaboradores e cooperados consigam amealhar uma reserva financeira capaz de minimizar impactos diante de imprevistos e proporcionar uma aposentadoria tranquila a colaboradores e cooperados. 

Desenvolvimento e metodologia

O Programa de Previdência Privada da Unimed João Monlevade é sustentado por quatro pilares que também podem ser considerados seus objetivos. Eles são os seguintes: 

  • Investimento na carreira: caso o cooperado ou colaborador queira buscar novas alternativas para seu futuro profissional, terá recursos para auxiliar essa transição e qualificação à disposição. 
  • Reserva financeira: o projeto almeja instigar a cultura de poupança dos participantes do programa, de forma a solidificar uma visão de futuro por meio da manutenção de reservas financeiras, além de permitir que eles tenham uma aposentadoria complementar. 
  • Bem-estar físico, social e mental: tendo tranquilidade financeira, cooperados e colaboradores encontram possibilidades de melhoria física, social e mental. Dessa forma, obtém melhor qualidade de vida graças ao acesso a atividades físicas, boa alimentação e networking
  • Prática de voluntariado e cidadania: entende-se que, com a oportunidade de melhor planejar a aposentadoria, é possível dedicar essa fase da vida a ações de voluntariado e cidadania. Assim sendo, as pessoas podem se dedicar a aplicar seus conhecimentos adquiridos ao longo da carreira em prol de instituições sociais.

O programa é dividido em duas vertentes: uma voltada aos cooperados e outra dedicada aos colaboradores da Unimed João Monlevade. Essa separação acontece a fim de atender melhor a demanda de cada grupo.

Para tanto, a cooperativa firmou um contrato de previdência complementar com uma empresa reconhecida nacionalmente pelos produtos de previdência complementar oferecidos ao público em geral. A modalidade que o projeto utiliza é o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), em que os recursos são administrados pela prestadora do serviço.

O acordo dentro desses moldes permite que a Unimed João Monlevade ofereça as melhores taxas administrativas e uma rentabilidade superior para seus cooperados e colaboradores. Alguns dos benefícios comuns a cooperados e funcionários, ao aderirem ao plano de previdência são:

  • Possibilidade de redução do imposto de renda, uma vez que as contribuições são dedutíveis da base de cálculo do IR.
  • Garantia de que, se alguma fatalidade ocorrer durante o período da contribuição, os beneficiários têm direito sobre o fundo acumulado.

Para cooperados 

Outros benefícios, no entanto, são específicos para cada público. A flexibilidade do plano praticado para os cooperados, por exemplo, é um grande diferencial. Os associados podem alterar, a qualquer hora, os valores da contribuição, tanto para mais quanto para menos. Além disso, eles também conseguem modificar outros elementos, como a idade de saída. 

A Unimed João Monlevade investe um valor mensal para incentivar a participação dos cooperados no programa. Para tanto, é necessário que o cooperado manifeste o desejo de participar do projeto.

Ao considerar que o primeiro passo foi dado, a cooperativa abre o caminho para que os médicos associados aumentem a contribuição de acordo com suas possibilidades. Nesse contexto, o participante poderá contribuir com o valor e periodicidade que ele mesmo definiu ao fazer a inscrição. 

Além do patrocínio mensal, a Unimed João Monlevade pode realizar aportes adicionais com valores e periodicidade que a própria cooperativa define. Esse investimento adicional observa critérios objetivos, uniformes e não discriminatórios entre os participantes. Os cooperados podem resgatar seus investimentos quando se desligam da cooperativa ou quando chegam aos 65 anos.

Para colaboradores

Já a inclusão dos colaboradores no Programa de Previdência Privada se deu por iniciativa da  comissão de empregados da Unimed João Monlevade. Nesse caso, o plano de previdência complementar é limitado aos funcionários e não se aplica aos aprendizes, estagiários, terceirizados, temporários, demitidos, demissionários e empregados que tenham contrato suspenso com a cooperativa.

Para aderir, o colaborador preenche um formulário e o entrega para o departamento pessoal da cooperativa. Na proposta de adesão, ele indica o quanto deseja contribuir para sua previdência privada. As contribuições dos funcionários são descontadas na folha de pagamento.

Os colaboradores podem alterar o percentual da contribuição na data base, em janeiro, com o consentimento da cooperativa. Com intuito de estimular a contribuição individual, a Unimed João Monlevade acompanha o funcionário em até 3% de sua contribuição. 

Na prática, funciona da seguinte maneira: caso um colaborador opte por investir 2% de seu salário, a Unimed João Monlevade deposita o mesmo valor, dobrando o aporte mensal para 4% do salário base. Caso a opção seja por uma fatia maior, como 5% do salário, a cooperativa apoia com o teto de 3%, somando 8% de contribuição no total.

O valor de contribuição é reajustado anualmente, conforme convenção coletiva de trabalho, uma vez que ele está diretamente relacionado ao salário base. O resgate do saldo de previdência ocorre a qualquer momento para o saldo das contribuições individuais, dando liberdade para que cada pessoa use os recursos conforme suas necessidades e planos. 

Já a contribuição feita pela cooperativa só pode ser sacada em caso de aposentadoria, demissão sem justa causa, pedidos de demissão ou se o empregado enfrentar problemas de saúde. Nesse último caso, as regras são as mesmas válidas para o FGTS.

Resultados e aprendizados

A ideia de ampliar o programa para os colaboradores, efetivada em 2018, foi uma adição aos benefícios que a cooperativa oferece aos funcionários. Com isso, a Unimed João Monlevade se torna ainda mais atrativa para profissionais qualificados e melhora os indicadores da pesquisa de clima. 

O programa se alinha à valorização do trabalho médico, oferecendo aos cooperados a oportunidade de gestão de seus recursos com segurança e visão de futuro. Já em relação aos colaboradores, a iniciativa proporciona estabilidade no quadro de funcionários. 

Dessa forma, o Programa de Previdência Privada se integra, ainda, ao Programa Joia Rara, focado em reter e premiar colaboradores pelos anos de dedicação. Quando completam 15 anos de cooperativa, eles recebem um relógio de pulso. 

Já nos marcos de 20, 25 e 30 anos, a premiação é o pagamento da porcentagem da remuneração do funcionário do mês de aniversário, revertido em aporte da Previdência Privada em valores progressivos de 50%, 75% e 100%, respectivamente.

Contato da cooperativa

Maria Aparecida Barbosa, gerente geral - maria.aparecida@unimedjm.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Após obter um resultado decepcionante da Pesquisa de Clima Organizacional do Sistema Sicredi, a Sicredi Sudoeste MT/PA começou a realizar pesquisas de carreira anuais, a fim de entender os anseios profissionais de seus colaboradores. A iniciativa resultou na melhoria dos indicadores das pesquisas seguintes e proporcionou um melhor planejamento de carreira para as equipes da coop.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A centralização do processo de consócio teve como finalidade trazer mais eficiência, além de liberar os colaboradores para realizarem relacionamento com os associados, proporcionando maior agilidade após a contemplação para o associado, maior satisfação com o produto e novas de oportunidades de colocação de outros produtos da cooperativa.

ESGCOOP

Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.