cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Lar promove eficiência no uso dos recursos e geração de energia a partir de resíduos

Imagem Destaque

2025
Brasil,Internacional
Agropecuário
Não
Lar Cooperativa Agroindustrial
bioeconomia, Economia, Energia renovável, Resíduos Agrícolas
COP30
cop30, ODS 7 - Energia limpa e acessível , ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima
A Lar Cooperativa Agroindustrial transformou um desafio ambiental em uma oportunidade de negócio sustentável. A grande quantidade de resíduos gerados no beneficiamento de grãos, que antes representava um problema de descarte , passou a ser matéria-prima para a produção de briquetes de alto poder calorífico. A iniciativa reduziu o impacto ambiental, otimizou a matriz energética da cooperativa com uma fonte de energia limpa e gerou uma nova cadeia de valor, fortalecendo os princípios da economia circular.

Contexto e desafios

Com mais de 15 mil associados, a paranaense Lar Cooperativa Agroindustrial é referência no agronegócio brasileiro atuando em vários mercados. O processo de beneficiamento de grãos, essencial para garantir a qualidade de produtos como soja, milho e trigo, envolve etapas como limpeza, secagem e classificação.

No entanto, essa atividade gera um volume significativo de resíduos, como vagens de soja, sabugos de milho e palhas. Na Lar, esses resíduos correspondiam de 1% a 12% do volume de soja e de 0,7% a 1% do volume de milho processado.

Antes da implementação do projeto, o destino desses resíduos era o descarte em aterros ou a compostagem. Essa prática, além de representar um custo, gerava passivos ambientais, como a proliferação de insetos, a geração de odores e o risco de contaminação do lençol freático, impactando as comunidades no entorno das unidades operacionais.

Objetivos

Motivada pela necessidade de encontrar uma solução sustentável para a gestão de seus resíduos e de alinhar suas operações às melhores práticas ambientais, a cooperativa definiu os seguintes objetivos para a iniciativa:

  • Reaproveitar os resíduos gerados na pós-colheita de soja e milho, eliminando o descarte inadequado.
  • Diminuir as emissões de gases poluentes, contribuindo para uma matriz energética mais limpa.
  • Gerar briquetes com alto poder calorífico, capazes de substituir combustíveis fósseis e outras formas de biomassa convencional.
  • Criar novas oportunidades de negócio e de renda a partir da valorização de resíduos que antes eram um problema.

Desenvolvimento

Para transformar o desafio em oportunidade, a Lar adotou uma estratégia multifásica. O processo começou com a identificação do problema e a busca por parceiros tecnológicos. Com uma parceria, a cooperativa desenvolveu uma solução inovadora para a transformação dos resíduos em briquetes.

A implementação seguiu com a elaboração de um projeto detalhado, a alocação de recursos e a definição de uma planta piloto para a realização de testes, validando a eficácia da solução em condições controladas.

A cooperativa contou com o apoio de consultorias, integradores de projeto e empresas de engenharia, automação e manutenção para garantir o sucesso técnico da iniciativa. Após a validação, a organização solicitou a patente da solução para proteger a inovação e expandiu o projeto para outras unidades.

O público-alvo beneficiado pela iniciativa inclui os trabalhadores das unidades de beneficiamento de grãos e as comunidades locais, que passaram a conviver com um ambiente mais limpo e sustentável.

Resultados e impacto

A implementação do projeto trouxe resultados concretos e transformadores. Os resíduos agrícolas, após passarem por processos de secagem, moagem e prensagem, são convertidos em briquetes de alto valor energético, com poder calorífico entre 4.500 e 5.000 kcal. Esses briquetes são utilizados como combustível em caldeiras e secadores de grãos da própria cooperativa, substituindo a biomassa tradicional.

Essa solução de economia circular otimizou a matriz energética da Lar, diminuiu os problemas ambientais associados ao descarte de resíduos e não utiliza aditivos químicos no processo.

Além dos ganhos ambientais, a iniciativa gerou ganhos logísticos e econômicos, transformando o que era um custo em um produto de valor agregado que contribui para a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Desse modo, o projeto demonstra na prática como a bioeconomia pode transformar resíduos em fonte de energia limpa, com alto potencial de replicabilidade em outras agroindústrias, reforçando o compromisso do cooperativismo com a transição energética.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH cria projeto específico para Gestão da Reputação da marca. Iniciativa monitora opinião de públicos estratégicos em relação à cooperativa e permite agir de forma mais rápida e eficaz durante crises de imagem.

ESGCOOP

A Cresol Evolução identificou uma lacuna na coleta de lixo em sua área de atuação, que não possuía um processo específico para reciclagem de tampinhas plásticas. A fim de evitar poluição e promover uma mudança de hábito, a cooperativa atuou em conjunto com escolas para promover a coleta e a conscientização ao redor do tema, além de apoiar financeiramente as instituições de ensino.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocafé cria Conselho Consultivo para trazer cooperados para perto das decisões gerenciais. O grupo se reúne quatro vezes ao ano e apresenta à cooperativa o feedback e as demandas das comunidades envolvidas com o negócio.

ESGCOOP

Estado: Santa Catarina Ação: Gestão de Resíduos ODS: 12 - Consumo e produção sustentáveis Resultados: Destinação de 41 toneladas de resíduos para reciclagem Compra de 3 mil livros com recursos da venda de materiais recicláveis Conscientização de boas práticas ambientais e capacitação sobre separação de resíduos para colaboradores Redução do uso de 4 mil copos descartáveis por dia durante campanha “Dia sem copo” Doação de 90 quilos de tampas plásticas para instituição social

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.