cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Credicom promove Encontro de Negócios para capacitar cooperados e melhorar imagem da cooperativa

Imagem Destaque

2014
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde do Brasil Ltda.
91000
435
capacitação, educação, Evento, intercooperação, Transparência
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Sicoob Credicom promove encontro quadrianual para capacitar cooperados e ampliar conhecimento sobre os resultados, os produtos e as ações da cooperativa. O evento ajudou a melhorar a imagem da instituição e o relacionamento com os associados.

Contexto e desafios

O Sicoob Credicom, hoje a maior cooperativa financeira de Minas Gerais, identificou certo desconhecimento do público sobre características importantes da cooperativa, tais como: distribuição de sobras, produtos disponíveis e solidez financeira. 

Tal constatação ocorreu em 2014, após pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha com questões qualitativas e quantitativas, envolvendo 300 cooperados da instituição. A sondagem detectou ainda insatisfação com a rede de atendimento da Credicom, entre outros pontos.

Diante disso, a cooperativa lançou o Encontro de Negócios, um evento que oferece aos associados a possibilidade de participar gratuitamente de palestras de alto nível que tratam de temas relevantes com foco na educação financeira e cooperativista. Iniciados em 2014 e realizados, em média, quatro vezes por ano, os encontros visam a fomentar a educação financeira e a cultura cooperativista entre os cooperados, além de elevar o nível de conhecimento acerca da cooperativa. 

A promoção da intercooperação também norteou a iniciativa, já que os Encontros de Negócios, em grande maioria, contam com apoio da Unimed local, de cooperativas de trabalho, de empresas parceiras e do Sistema Ocemg. 

Para a cooperativa, a educação e formação dos cooperados é uma forma eficaz de engajá-los nos princípios cooperativistas, bem como orientá-los sobre os diferenciais entre cooperativas de crédito e demais instituições financeiras do mercado. 

Desenvolvimento e metodologia

Cada Encontro de Negócios conta com duas palestras: uma institucional e outra com um palestrante convidado. A escolha do tema principal do evento leva em consideração pesquisa realizada com os cooperados participantes das edições anteriores. 

As apresentações institucionais da Credicom são norteadas por informações do Instituto Datafolha, buscando sanar dúvidas, promover o negócio e melhorar a imagem da cooperativa, além de difundir o sistema cooperativista. 

As palestras já abordaram temas como: sistema cooperativista no Brasil e no mundo, Sistema Sicoob, participação nos resultados, formação de uma reserva de futuro, produtos Credicom, cota capital, entre outros.

Além disso, palestrantes convidados abordaram assuntos de relevância como: educação financeira, mercado de café, ética nos negócios, desafios da aposentadoria, cenário econômico no Brasil e planejamento tributário. Nomes de grande visibilidade nacional já participaram do Encontro de Negócios da Sicoob. É o caso do economista Ricardo Amorim, do filósofo Clóvis de Barros e das jornalistas Salette Lemos e Mara Luquet.

Planejamento dos encontros

Os Encontros de Negócios se inserem dentro dos eventos previstos no Plano Anual de Marketing da cooperativa, aprovado pela Diretoria. A Gerência de Comunicação e Marketing elabora uma proposta para os eventos, com sugestões de datas, locais, temas e palestrantes. 

A proposta é apresentada à Diretoria e Superintendência e, após aprovação, a Gerência de Comunicação e Marketing busca parcerias para realização dos eventos. Já com as datas e cidades definidas, inicia-se a organização – contratação de buffet, espaços para realização, fotógrafo e elaboração de convites.

A proposta final é então apresentada à Diretoria e Superintendência e, sendo aprovada, são preparadas peças de marketing para divulgação na mídia e no site da cooperativa, além de envio de convite aos delegados/cooperados. 

Finalmente, após os encontros, são feitas pesquisas de satisfação para coletar a opinião dos participantes sobre o evento e o tema abordado, a qualidade do palestrante, a estrutura disponibilizada etc. O evento é realizado em várias regiões onde a cooperativa presta atendimento, seja na capital mineira, seja no interior ou em outros estados. 

Resultados e aprendizados

A realização destes encontros fomenta o conhecimento sobre os resultados da cooperativa, seus produtos, abrangência, conquistas, diretrizes estratégicas, direcionamento de mercado, projetos e outras informações relevantes. Isso colabora para melhorar a imagem da cooperativa e o relacionamento entre o cooperado e a organização.

A prática está alinhada à missão e aos valores da Credicom, e os temas tratados se apresentam em plena consonância às orientações estratégicas, já que grande parte das demandas vem dos próprios cooperados. 

O Encontro de Negócios atende a três dos princípios cooperativistas:

  • Segundo princípio: “Gestão democrática” - Há interação direta dos dirigentes com os cooperados, além da divulgação de informações e resultados alcançados pela cooperativa, proporcionando maior transparência na gestão;
  • Quinto princípio: “Educação, formação e informação” - As palestras visam a capacitar e desenvolver o cooperado, partilhando informações atualizadas relacionadas a assuntos de interesse mútuo;
  • Sexto princípio: “Intercooperação” - As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Resultados em números

O Encontro de Negócios faz parte de uma ampla estratégia de comunicação e marketing da Credicom e contribuiu para o avanço em índices importantes de percepção dos cooperados.

Em 2012, 28% dos cooperados entrevistados pelo Datafolha afirmou reconhecer depósito na conta capital advindo da distribuição de sobras realizada pela Credicom. Já em 2018, esse índice avançou para 36%, sendo que 86% afirmou ter conhecimento de que a Credicom distribui parte dos seus resultados.

Com relação à rede de atendimento (número de agências), em 2016 a pesquisa apontou insatisfação de 62% dos cooperados. Já na pesquisa de 2018, o percentual de insatisfação caiu para 17%. Ambos os temas foram tratados nos Encontros de Negócios.

A tendência dos cooperados de ampliar o relacionamento com a cooperativa saltou de 46% em 2016 para 52% em 2018. Além disso, a satisfação geral com a cooperativa teve aumento significativo. Em 2012, 32% dos cooperados deram notas de 8 a 10 (ótimo) para a Credicom. Em 2018 esse índice cresceu para 55%, sendo que 93% dos cooperados declararam-se satisfeitos com a cooperativa.

CONTATO DA COOPERATIVA

Bruno Cassimiro, assessor de imprensa - comunicacao@credicom.com.br - (31) 3283-9982

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Conselho Social da Unimed Vitória melhora representatividade das especialidades médicas na gestão
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Conselho Social da Unimed Vitória melhora representatividade das especialidades médicas na gestão

Órgão consultivo formado por cooperados de várias especializações médicas discute a macropolítica da cooperativa e formaliza propostas para o conselho de administração. Os membros do conselho social são escolhidos por voto a cada quatro anos e representam todas as especialidades e os municípios onde a Unimed Vitória está presente.

Cooperação ambiental entre lavoura, pecuária e floresta
ESGCOOP

Cooperação ambiental entre lavoura, pecuária e floresta

Nome do projeto: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta  Objetivo: auxiliar o cooperado a utilizar de maneira sustentável a propriedade. Resultados:  melhora o solo degradado aumento do faturamento da propriedade rural em até 10 vezes por hectare

Em parceria com Senar, Cooxupé incentiva formação de cooperados e trabalhadores rurais
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em parceria com Senar, Cooxupé incentiva formação de cooperados e trabalhadores rurais

Em 2011, a Cooxupé firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas para desenvolver cursos de formação técnica para os pequenos produtores cooperados. O objetivo é levar mais conhecimento sobre gestão, produção e segurança no campo aos associados e seus trabalhadores.

Venda de créditos de soja sustentável por cooperado da Frísia
ESGCOOP

Venda de créditos de soja sustentável por cooperado da Frísia

Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.