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Projeto da Unimed Circuito das Águas estimula convivência entre cooperados e colaboradores

Imagem Destaque

2011
Sudeste
Saúde
Não
Unimed São Lourenço Cooperativa de Trabalho Médico
226
235
Colaboradores, Cooperados, Integração
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Cooperativismo
Visando aproximar a cooperativa e colaboradores aos cooperados, a Unimed Circuito das Águas desenvolveu o Projeto Conviva. A iniciativa realiza encontros e atividades sociais e educativas envolvendo cooperados e colaboradores.

Contexto e desafios

A cooperativa mineira Unimed Circuito das Águas, que conta com cooperados distribuídos por diversas cidades da região de São Lourenço, estava em busca de soluções para atender a algumas metas estabelecidas durante o planejamento estratégico da cooperativa. Algumas dessas metas, portanto, eram:

  • Implantar projeto de aproximação da cooperativa com os cooperados
  • Implantar programa de aproximação dos cooperados com os colaboradores
  • Promover fidelização do cooperado à marca Unimed

Para alcançar esses objetivos, a Unimed Circuito das Águas desenvolveu, em 2011, o Projeto Conviva. A iniciativa realiza encontros e atividades sociais e educativas que envolvem cooperados e colaboradores. 

Desenvolvimento e metodologia

O Conviva é um conjunto de atividades e encontros realizados para possibilitar a interação dos cooperados com os colaboradores da Unimed Circuito das Águas. O programa conta com atividades voltadas à socialização, como ações culturais, disputas esportivas e apresentações de palestras que promovem educação cooperativista. 

Diante disso, o Conviva conta com as seguintes etapas: 

  • Planejamento: é realizado pela gestora de pessoas no primeiro semestre de cada ano a fim de detalhar as atividades de integração propostas, definir as programações, escolher os facilitadores, delimitar o orçamento, montar o cronograma, decidir locais e agendar as datas. 
  • Aprovação: a diretoria executiva da cooperativa, após analisar o escopo, aprova o orçamento e a viabilidade do projeto. 
  • Comunicação: com ao menos um mês de antecedência, todos os cooperados e colaboradores recebem o convite com a programação por meio dos canais de contato (e- mail, correspondência, intranet e mural). 
  • Adesão: a participação nos encontros é livre tanto para cooperados quanto para os colaboradores. No caso dos cooperados, a participação contabiliza pontos no Programa de Integração Cooperativista (PIC). 
  • Registro: a participação de todos é registrada em um livro de presenças. O setor de comunicação da cooperativa faz o registro fotográfico e entrevistas com os cooperados e colaboradores presentes. 
  • Veiculação: depois do evento, a equipe de comunicação da cooperativa se encarrega de documentar o projeto, organizando o catálogo de fotos, vídeos e depoimentos. Além disso, o setor faz a divulgação dos encontros e resultados nos canais de mídia apropriados para o público interno e externo. 

Para garantir que a iniciativa alcance os resultados almejados e a boa execução das atividades, a Unimed Circuito das Águas contrata os serviços de forma antecipada. O projeto é monitorado mediante um checklist que contempla as atividades e prazos. 

Resultados de aprendizados

No início do projeto Conviva, os participantes eram divididos em equipes mistas de colaboradores e cooperados que participavam em atividades competitivas para que uma delas saísse como vencedora. Com o tempo, porém, o projeto passou a focar mais na socialização e na cooperação durante as atividades. 

Ao final do projeto, as participações de cooperados e colaboradores em cada evento são contabilizadas e somadas. E além de promover a valorização das pessoas e integrar os colaboradores que atuam em áreas distintas, a Unimed Caminho das Águas aponta que o Conviva também aproxima cooperados e colaboradores. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br

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