Projeto da Unimed Circuito das Águas estimula convivência entre cooperados e colaboradores

Contexto e desafios
A cooperativa mineira Unimed Circuito das Águas, que conta com cooperados distribuídos por diversas cidades da região de São Lourenço, estava em busca de soluções para atender a algumas metas estabelecidas durante o planejamento estratégico da cooperativa. Algumas dessas metas, portanto, eram:
- Implantar projeto de aproximação da cooperativa com os cooperados
- Implantar programa de aproximação dos cooperados com os colaboradores
- Promover fidelização do cooperado à marca Unimed
Para alcançar esses objetivos, a Unimed Circuito das Águas desenvolveu, em 2011, o Projeto Conviva. A iniciativa realiza encontros e atividades sociais e educativas que envolvem cooperados e colaboradores.
Desenvolvimento e metodologia
O Conviva é um conjunto de atividades e encontros realizados para possibilitar a interação dos cooperados com os colaboradores da Unimed Circuito das Águas. O programa conta com atividades voltadas à socialização, como ações culturais, disputas esportivas e apresentações de palestras que promovem educação cooperativista.
Diante disso, o Conviva conta com as seguintes etapas:
- Planejamento: é realizado pela gestora de pessoas no primeiro semestre de cada ano a fim de detalhar as atividades de integração propostas, definir as programações, escolher os facilitadores, delimitar o orçamento, montar o cronograma, decidir locais e agendar as datas.
- Aprovação: a diretoria executiva da cooperativa, após analisar o escopo, aprova o orçamento e a viabilidade do projeto.
- Comunicação: com ao menos um mês de antecedência, todos os cooperados e colaboradores recebem o convite com a programação por meio dos canais de contato (e- mail, correspondência, intranet e mural).
- Adesão: a participação nos encontros é livre tanto para cooperados quanto para os colaboradores. No caso dos cooperados, a participação contabiliza pontos no Programa de Integração Cooperativista (PIC).
- Registro: a participação de todos é registrada em um livro de presenças. O setor de comunicação da cooperativa faz o registro fotográfico e entrevistas com os cooperados e colaboradores presentes.
- Veiculação: depois do evento, a equipe de comunicação da cooperativa se encarrega de documentar o projeto, organizando o catálogo de fotos, vídeos e depoimentos. Além disso, o setor faz a divulgação dos encontros e resultados nos canais de mídia apropriados para o público interno e externo.
Para garantir que a iniciativa alcance os resultados almejados e a boa execução das atividades, a Unimed Circuito das Águas contrata os serviços de forma antecipada. O projeto é monitorado mediante um checklist que contempla as atividades e prazos.
Resultados de aprendizados
No início do projeto Conviva, os participantes eram divididos em equipes mistas de colaboradores e cooperados que participavam em atividades competitivas para que uma delas saísse como vencedora. Com o tempo, porém, o projeto passou a focar mais na socialização e na cooperação durante as atividades.
Ao final do projeto, as participações de cooperados e colaboradores em cada evento são contabilizadas e somadas. E além de promover a valorização das pessoas e integrar os colaboradores que atuam em áreas distintas, a Unimed Caminho das Águas aponta que o Conviva também aproxima cooperados e colaboradores.
CONTATO DA COOPERATIVA
Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Desde 2004, o Sicoob Cosmipa foca em aumentar a qualificação educacional e profissional de seus associados através do Programa de Incentivo Educacional. Com bolsas de estudo, a cooperativa incentiva os associados a finalizarem a graduação e investirem em mais qualificações.
Região: Norte Categoria: Produção Sustentável Ação: Por meio de uma produção agrícola sustentável e inovadora, a Cooperacre se modernizou e impulsionou a geração de renda para as comunidades amazônicas. ODS: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 8 - Trabalho decente e crescimento econômico 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: A Cooperacre se tornou a maior produtora de castanhas-do-Brasil no país e planeja se tornar a líder mundial no segmento. Inaugurada em 2016, a terceira planta de beneficiamento de castanhas da Cooperacre é uma das mais modernas do Brasil. A Cooperacre é a maior compradora de borracha da região Norte. Além disso, a cooperativa também atua na cultura de frutas e palmito. A iniciativa “Fortalecendo a Economia de Base Florestal Sustentável” foi contemplada com R$ 5 milhões em investimentos do Fundo Amazônia Em 2022, a Cooperacre venceu a categoria de inovação no Prêmio SomosCoop com um projeto voltado ao uso da tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável.
A satisfação das necessidades e expectativas dos associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Dessa forma, para verificar se os associados estão satisfeitos com a atuação da cooperativa e com as relações sociais estabelecidas, a Cooperativa implantou em março de 2021, a pesquisa anual de governança. A cooperativa baseia sua pesquisa de governança nos quatro pilares de governança corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo eles: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.