Unimed Ponta Grossa implementa novo processo de assembleia no formato on-line, aumentando a inclusão e participação dos cooperados.

Contexto e desafios
A transição das assembleias presenciais para o formato online, especialmente durante a pandemia, trouxe consigo uma série de desafios e oportunidades para melhorar o processo assemblear. O desenvolvimento de um hotsite exclusivo foi uma excelente iniciativa para facilitar a participação dos cooperados e melhorar a eficiência do processo.
Após o desenvolvimento de um hotsite exclusivo e a adoção de ferramentas online para realizar assembleias houve uma série de benefícios para a cooperativa, incluindo maior acessibilidade, transparência, eficiência e redução de custos. Essas medidas também podem ajudar a promover a participação e o engajamento dos cooperados, fortalecendo assim a governança e a democracia interna da organização.
Desenvolvimento e metodologia
O processo assemblear é cuidadosamente planejado para promover a participação consciente e efetiva dos cooperados no processo decisório. Os critérios para a realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) e extraordinárias (AGE) são detalhados no Capítulo V – Órgãos Sociais, Seção I – Assembleia Geral do Estatuto Social da cooperativa.
Todos os materiais necessários para essas plenárias são disponibilizados em um hotsite exclusivo, onde os cooperados podem acessar manuais que os auxiliam na participação, bem como o edital de convocação e canais para envio de sugestões, entre outros recursos. Além disso, são realizados workshops preparatórios com o objetivo de garantir o sucesso das assembleias.
Para garantir também uma ampla divulgação do edital de convocação, este é publicado em jornais de grande circulação na cidade com pelo menos 10 dias de antecedência. Além disso, os cooperados recebem o edital via WhatsApp, têm acesso ao Portal dos Cooperados e encontram informações nos murais da cooperativa.
Esse cuidado com a transparência e a comunicação eficaz visa garantir que todos os cooperados estejam bem-informados e tenham a oportunidade de participar ativamente das decisões que afetam a cooperativa. Antes das assembleias, a Secretaria da Governança alinha todas as informações necessárias que devem estar disponíveis no Hotsite como manuais, editais, materiais de apoio e links que direcionam a páginas para participação online e plataforma para votação.
Após o sistema estar parametrizado de acordo com a necessidade da Assembleia, os informativos são enviados aos Cooperados por WhatsApp e disponibilizados no Portal do Cooperado que pode ser acessado por usuário e senha pessoal.
As assembleias ocorrem normalmente e são feitas no formato híbrido, ou seja, permitem a presença física ou virtual. Porém a votação, obrigatoriamente, tem que ocorrer via ferramenta, garantindo assim a contabilização dos votos de forma mais rápida, eficiente e confiável.
A coordenação e verificação de todo este processo é realizado pela Secretaria da Governança. E a implementação desse novo processo ajudou a promover a participação e o engajamento dos cooperados, fortalecendo assim a governança e a democracia interna da organização.
Resultados e aprendizados
O desenvolvimento do hotsite exclusivo e a adoção de ferramentas online para realizar assembleias trouxeram vários benefícios para a cooperativa, incluindo maior acessibilidade, transparência, eficiência, redução de custos e sustentabilidade.
- Acessibilidade: Sendo reuniões online, os cooperados podem participar independente da sua localização, aumentando a inclusão e participação democrática;
- Facilidade de participação: Hotsite é um local centralizado para que os cooperados acessem todas as informações relevantes, como manuais de participação, edital de convocação e canais para envio de sugestões e informações pré-assembleares. Isso simplifica o processo e torna mais fácil para os cooperados se envolverem;
- Transparência: ao disponibilizar materiais relevantes pré-assembleares, como documentos e informações sobre as pautas a serem discutidas, o hotsite promove transferência e permite que os cooperados se preparem adequadamente para as plenárias;
- Eficiência: utilização de uma plataforma de votação online facilita o processo de contagem de votos e reduz a possibilidade de erros. Isso torna o processo mais eficiente e confiável;
- Redução de custos e impacto ambiental: a mudança para assembleias online pode reduzir os custos associados à realização de eventos presenciais, como aluguel de espaço e custos de viagem. Ao eliminar a necessidade a necessidade de cédulas de papel, o processo se torna mais sustentável e amigável ao meio ambiente;
- Melhoria contínua: o hotsite pode incluir recursos para coletar feedback dos cooperados sobre o processo assemblear online, permitindo que a cooperativa identifique áreas de melhoria e faça ajustes conforme necessário.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Sicoob Credialto implementou o projeto IntenseFIC - Intensificando a Felicidade Cooperativa visando melhorar a satisfação e felicidade dos colaboradores. Reconhecendo a importância do bem-estar dos colaboradores para os resultados organizacionais, a cooperativa investiu nesse programa para fortalecer o ambiente de trabalho, impactar a performance pessoal e promover uma cultura baseada na felicidade. Utilizando a ferramenta de diagnóstico FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo) em parceria com o Sistema Ocemg, a cooperativa identificou áreas de melhoria e oportunidades de ação. O processo incluiu quatro etapas principais: diagnóstico, análise e planejamento, intervenção, acompanhamento e melhoria contínua. Ações como palestras, atividades físicas, contato com arte e cultura, e acompanhamento psicológico foram implementadas com sucesso, resultando em um aumento significativo na satisfação dos colaboradores. Os resultados mostraram que a maioria dos colaboradores estão satisfeitos com as mudanças, destacando uma melhoria significativa nas áreas de saúde, bem-estar psicológico, cultura organizacional e resultado nos negócios. O IntenseFIC demonstrou ser um investimento assertivo e eficiente no capital humano, se mostrando essencial para o sucesso e a sustentabilidade da cooperativa.
O "CREDICOMLab. Recebe" se trata de uma ação da cooperativa Sicoob Credicom, que visa estabelecer laços colaborativos entre outras cooperativas, empresas, startups, universidades e demais entidades. Seu propósito central é fomentar a troca de conhecimentos e experiências em torno de ações de inovação. Lançada em 2022, essa iniciativa continua a prosperar até os dias atuais, como case referência de intercooperação, impulsionada pelo êxito alcançado em sua estruturação e implementação. Destaca-se ainda que, há alta demanda por participação desse momento, especialmente por parte de cooperativas, que demonstram um interesse em se envolver nesse ambiente de colaboração e aprendizado.
Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.
Durante o planejamento estratégico de 2020/2023, o Sicoob Credicom priorizou a inovação como um elemento central para nortear os próximos passos da cooperativa, culminando, dentre muitas iniciativas, na criação do Programa de Ideias. Este programa, denominado "coolab", promove a cultura de inovação e colaboração no Sicoob Credicom, tendo o colaborador como o principal agente de transformação. Em seu primeiro ciclo, o Coolab obteve o resultado de 184 ideias recebidas e 10 projetos-piloto aprovados. Os projetos bem-sucedidos, como "Crédito Direto ao Cooperado" e "CredBlock", proporcionaram à cooperativa uma eficiência operacional significativa, além de benefícios intangíveis, como satisfação do colaborador. Atualmente, esses projetos estão sendo implementados em toda a organização, com o suporte do Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos. Além disso, o Sicoob Credicom compartilha seu conhecimento em eventos cooperativistas e de inovação, reforçando seu compromisso com a excelência na gestão por meio da colaboração e da inovação.