Unimed Ponta Grossa implementa novo processo de assembleia no formato on-line, aumentando a inclusão e participação dos cooperados.

Contexto e desafios
A transição das assembleias presenciais para o formato online, especialmente durante a pandemia, trouxe consigo uma série de desafios e oportunidades para melhorar o processo assemblear. O desenvolvimento de um hotsite exclusivo foi uma excelente iniciativa para facilitar a participação dos cooperados e melhorar a eficiência do processo.
Após o desenvolvimento de um hotsite exclusivo e a adoção de ferramentas online para realizar assembleias houve uma série de benefícios para a cooperativa, incluindo maior acessibilidade, transparência, eficiência e redução de custos. Essas medidas também podem ajudar a promover a participação e o engajamento dos cooperados, fortalecendo assim a governança e a democracia interna da organização.
Desenvolvimento e metodologia
O processo assemblear é cuidadosamente planejado para promover a participação consciente e efetiva dos cooperados no processo decisório. Os critérios para a realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) e extraordinárias (AGE) são detalhados no Capítulo V – Órgãos Sociais, Seção I – Assembleia Geral do Estatuto Social da cooperativa.
Todos os materiais necessários para essas plenárias são disponibilizados em um hotsite exclusivo, onde os cooperados podem acessar manuais que os auxiliam na participação, bem como o edital de convocação e canais para envio de sugestões, entre outros recursos. Além disso, são realizados workshops preparatórios com o objetivo de garantir o sucesso das assembleias.
Para garantir também uma ampla divulgação do edital de convocação, este é publicado em jornais de grande circulação na cidade com pelo menos 10 dias de antecedência. Além disso, os cooperados recebem o edital via WhatsApp, têm acesso ao Portal dos Cooperados e encontram informações nos murais da cooperativa.
Esse cuidado com a transparência e a comunicação eficaz visa garantir que todos os cooperados estejam bem-informados e tenham a oportunidade de participar ativamente das decisões que afetam a cooperativa. Antes das assembleias, a Secretaria da Governança alinha todas as informações necessárias que devem estar disponíveis no Hotsite como manuais, editais, materiais de apoio e links que direcionam a páginas para participação online e plataforma para votação.
Após o sistema estar parametrizado de acordo com a necessidade da Assembleia, os informativos são enviados aos Cooperados por WhatsApp e disponibilizados no Portal do Cooperado que pode ser acessado por usuário e senha pessoal.
As assembleias ocorrem normalmente e são feitas no formato híbrido, ou seja, permitem a presença física ou virtual. Porém a votação, obrigatoriamente, tem que ocorrer via ferramenta, garantindo assim a contabilização dos votos de forma mais rápida, eficiente e confiável.
A coordenação e verificação de todo este processo é realizado pela Secretaria da Governança. E a implementação desse novo processo ajudou a promover a participação e o engajamento dos cooperados, fortalecendo assim a governança e a democracia interna da organização.
Resultados e aprendizados
O desenvolvimento do hotsite exclusivo e a adoção de ferramentas online para realizar assembleias trouxeram vários benefícios para a cooperativa, incluindo maior acessibilidade, transparência, eficiência, redução de custos e sustentabilidade.
- Acessibilidade: Sendo reuniões online, os cooperados podem participar independente da sua localização, aumentando a inclusão e participação democrática;
- Facilidade de participação: Hotsite é um local centralizado para que os cooperados acessem todas as informações relevantes, como manuais de participação, edital de convocação e canais para envio de sugestões e informações pré-assembleares. Isso simplifica o processo e torna mais fácil para os cooperados se envolverem;
- Transparência: ao disponibilizar materiais relevantes pré-assembleares, como documentos e informações sobre as pautas a serem discutidas, o hotsite promove transferência e permite que os cooperados se preparem adequadamente para as plenárias;
- Eficiência: utilização de uma plataforma de votação online facilita o processo de contagem de votos e reduz a possibilidade de erros. Isso torna o processo mais eficiente e confiável;
- Redução de custos e impacto ambiental: a mudança para assembleias online pode reduzir os custos associados à realização de eventos presenciais, como aluguel de espaço e custos de viagem. Ao eliminar a necessidade a necessidade de cédulas de papel, o processo se torna mais sustentável e amigável ao meio ambiente;
- Melhoria contínua: o hotsite pode incluir recursos para coletar feedback dos cooperados sobre o processo assemblear online, permitindo que a cooperativa identifique áreas de melhoria e faça ajustes conforme necessário.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Projeto: Olho D´Água Objetivo: Restauração de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, na área de atuação da Cocari, presente nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, visando suprir as necessidades domésticas e agropecuárias, além da proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos, da fauna e da flora local. Resultados: Em 2021 o projeto alcançou a marca histórica de 1.000 nascentes recuperadas, comemorada no dia 28 de julho, Dia do Agricultor; Com a restauração, a vazão de água da nascente aumenta e se torna límpida, protegida e própria para o consumo; Projeto premiado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura; Desde 2014 recebe o selo Chico Mendes de preservação; Em 2014, conquistou o troféu Cooperativa do Ano, em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Em 2019, recebeu o troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia, criado pela Editora Expressão, em 1993; É uma referência para outras instituições e municípios que procuram a Cocari, para aprender a técnica de restauração.
Unimed Vitória cria um Canal de Denúncias para detectar fraudes, condutas antiéticas e outras irregularidades. A iniciativa melhora a transparência do negócio, reduz riscos jurídicos e ajuda a melhorar processos e controles internos da cooperativa.
A cooperativa de crédito realiza eventos prévios às assembleias gerais em todos os seus postos de atendimento, a fim de ampliar as oportunidades de participação para seus cooperados. A iniciativa favorece a gestão democrática e propicia um relacionamento melhor e mais próximo entre a Viacredi e seu quadro social.
Com o Bate-papo Cooperativo, o Sicredi Biomas recolhe as opiniões dos associados sobre futuras decisões gerenciais e difunde conhecimento sobre o funcionamento da cooperativa, aumentando a transparência e promovendo uma gestão mais democrática.