cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coopernorte investe em pesquisa para gerar soluções inovadoras de adaptação e mitigação dos riscos climáticos na Amazônia

Imagem Destaque

2025
Norte
Agropecuário
Não
Cooperativa Agroindustrial Paragominense (Coopernorte)
inovação agrícola, Manejo Sustentável, Pesquisa aplicada
COP30
cop30, ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima , ODS 15 - Vida terrestre, ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável, ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
diante dos desafios específicos enfrentados pelos produtores agropecuários de sua região, a COOPERNORTE montou um centro de pesquisa para apoiar decisões produtivas mais sustentáveis e assertivas.

Contexto e desafios

Fundada em 2011, a Coopernorte rapidamente se tornou uma referência de excelência na produção de milho, arroz, feijão e outras culturas no Pará. A cooperativa agroindustrial tem como compromisso aliar qualidade e sustentabilidade.

Apesar do sucesso da cooperativa, a Coopernorte percebeu que os agricultores da Amazônia Oriental enfrentavam alguns problemas, como a baixa oferta de cultivares adaptadas às condições climáticas e de solo da região e a escassez de dados técnicos específicos ao contexto local.

Outra condição prejudicial à produção agrícola amazônica é a alta vulnerabilidade a doenças, pragas e plantas daninhas, decorrente da falta de pesquisas e insumos propícios para a região.

Essas questões limitavam a produtividade agrícola e aumentavam custos, tanto para a cooperativa quanto para o associado. Além disso, a produção estava altamente suscetível ao impacto de mudanças climáticas. A fim de criar maior previsibilidade e métodos específicos para a situação local, a Coopernorte entendeu que era necessário investir em pesquisa.

Objetivos

A partir desse desejo de estimular a produção agrícola sustentável e eficiente em sua região, a cooperativa decidiu criar o Centro de Pesquisa e Análises da Coopernorte (CPAC). O projeto surgiu para gerar soluções inovadoras de adaptação e mitigação dos riscos climáticos.

A fim de obter informações relevantes para os produtores paraenses, o CPAC definiu como objetivo testar e validar quais cultivares se adaptam melhor aos eventos climáticos típicos da região. Outra meta era coletar e fornecer dados climáticos e agronômicos para embasar e otimizar as decisões de campo.

Outra vertente essencial para o projeto é atuar de maneira amigável ao meio ambiente. Dessa forma, o CPAC também estabeleceu como uma ambição implantar práticas de manejo sustentável do solo e uso de bioinsumos. Além de ecológica, essa prática tornaria a produção menos vulnerável a pragas, doenças e variabilidade climática.

Não adianta produzir conhecimento se não for para compartilhar com quem mais precisa. A Coopernorte sempre teve como objetivo disseminar seus aprendizados aos cooperados, utilizando eventos como a Mostra Técnica e o Show Agro para espalhar as boas práticas.

Desenvolvimento

O CPAC foi criado diretamente para os cooperados da Coopernorte, mas também para impactar outras famílias nas regiões de Paragominas e Rondon do Pará. No fim, todos os produtores locais, as comunidades e os profissionais da área agrícola podem se beneficiar do conhecimento adquirido em relação às melhores práticas de produção.

A cooperativa estruturou uma plataforma que conecta ciência e prática agrícola, com foco em soluções de campo que atendam diretamente às demandas dos cooperados. Entre as principais ações, destacam-se os ensaios de competição de variedades de soja, milho e outras culturas, testando diferentes densidades de plantio e épocas de semeadura. O trabalho inclui ainda práticas de manejo sustentável do solo – como calagem, gessagem, escarificação e adubação equilibrada – e a realização de testes com bioinsumos e fertilizantes inovadores.

Todos os experimentos contam com monitoramento climático local, registrando indicadores de chuva e temperatura. Também há o controle sobre a gestão de riscos agronômicos, verificando a presença de nematoides, doenças e plantas daninhas resistentes.

Os resultados dos experimentos e as lições que eles deixam são compartilhados com os produtores na Mostra Técnica do CPAC, evento anual da cooperativa. A plataforma viabiliza a troca de experiências e o fortalecimento da cooperação entre produtores e técnicos.

O projeto é viabilizado com recursos próprios da Coopernorte, que mobiliza sua equipe técnica e infraestrutura de pesquisa. Empresas parceiras de sementes, bioinsumos e fertilizantes colaboram com o fornecimento de materiais genéticos e tecnológicos.

Instituições de pesquisa e assistência técnica também desempenham papel estratégico na validação científica dos resultados, enquanto a articulação entre cooperados, técnicos e parceiros privados assegura escala, confiabilidade e impacto na produção agrícola regional.

Resultados e impacto

A criação do CPAC proporcionou avanços significativos para a Coopernorte e seus cooperados. Entre os resultados alcançados, destacam-se a identificação de cultivares mais adaptadas ao clima amazônico e o aumento médio de 10% a 16% na produtividade com o uso de bioinsumos. O monitoramento climático contínuo possibilitou maior resiliência frente à variabilidade de chuva e temperatura, apoiando decisões mais assertivas e sustentáveis.

O impacto do projeto vai além do campo produtivo. Mais de 90 cooperados passaram a adotar novas tecnologias, o que consolidou a cooperativa como referência em inovação agrícola na região amazônica.

Além disso, a iniciativa também amplia o protagonismo da ciência aplicada regional, demonstrando que o cooperativismo pode ser vetor de soluções concretas para os desafios climáticos e produtivos de uma comunidade.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Biomas realiza encontros periódicos entre a presidência e os colaboradores e associados a fim de ouvir demandas e reclamações e detectar oportunidades de melhoria. A Mesa do Presidente acontece uma vez por ano em todos os municípios de atuação da cooperativa.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Foi desenvolvido um projeto de Planejamento Estratégico para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade da cooperativa por meio de um processo colaborativo, unindo Associados, Colaboradores e Lideranças para construir o Planejamento Estratégico da cooperativa, com suas ambições, direcionadores e objetivos. O Mapa Estratégico foi desenvolvido e foram realizadas diversas ações de engajamento, como podcasts, entrevistas ao vivo, portal do planejamento e reuniões de Planejamento Estratégico.

ESGCOOP

O Sicoob Credialto liderou a construção de uma usina fotovoltaica para a Santa Casa de Piumhi, principal hospital de referência em sua região. A iniciativa, financiada por campanhas junto aos cooperados e recursos do FATES, reduziu em 40% os custos de energia da instituição, permitindo que a economia seja reinvestida na melhoria da infraestrutura de saúde. O projeto une sustentabilidade energética, ação climática e fortalecimento dos serviços de saúde para uma população de mais de 100 mil pessoas.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Por meio de encontros mensais, aprendizes da Unimed Vale do São Francisco constroem ‘projetos de vida’, trocam experiências com colaboradores e realizam cursos de EAD. Projeto fortalece a retenção de talentos e potencializa a capacitação dos participantes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.