Sicredi União MS/TO desenvolve projeto de planejamento estratégico para impulsionar o crescimento da cooperativa

Contexto e desafios
Com quase 35 anos de história, a ambição da cooperativa é crescer ainda mais, de forma acelerada e sustentável. Por isso, foi desenvolvido um projeto para desenhar o novo ciclo de Planejamento Estratégico, que além de planejar e comunicar, precisava também executar.
A construção do Mapa Estratégico foi pensada de forma integrada com os valores da cooperativa, utilizando ferramentas e técnicas de aprendizagem para que todos os colaboradores caminhassem, a partir de agora, na rota que leva ao resultado financeiro e social.
Desenvolvimento e metodologia
Em 2023 foi lançado o Mapa Estratégico, explorando cada conceito e levando aos colaboradores a corresponsabilidade de construir o futuro da cooperativa.
Na sequência serão apresentadas as entregas em ordem cronológica das etapas do projeto, que foi conduzido pelo Gerente de Planejamento Estratégico:
1) Lançamento do Mapa Estratégico e da página do Rota União;
2) Construção de uma Jornada de Aprendizagem, onde foram considerados todos os temas do mapa estratégico, as estratégias de comunicação, os veículos de comunicação a serem utilizados e as pesquisas de reação;
3) Com a Jornada de Aprendizagem construída, foi possível executar as seguintes entregas:
a. Lançamento do Portal Rota União, um site que junta informações de todos os temas estratégicos, com materiais para leitura, vídeos explicativos, quiz e dinâmicas.
b. Apresentação do Rota Cast, sendo que cada episódio do podcast reúne colegas, com diferentes especialidades e experiências, que debatem temas relacionados às Jornadas de Aprendizagem;
c. Live Rota Convida com entrevistas sobre os temas do mapa;
d. Mobilização do Intercâmbio focado no Valor ao Associado, com participação de colaboradores de todas as regiões de atuação, com 39 agências e 53 intercambistas colaboradores que se mobilizaram em 419.790 mil km²;
e. Foi criado, durante a Rota, um ritual que deixou seu legado: as reuniões de Planejamento Estratégico. Ou seja, espaços de troca e discussões sobre os conteúdos trabalhados e a realização de desafios, disponíveis no Portal Rota União. As reuniões foram realizadas em cada agência e setor com apoio dos intercambistas que se tornaram também Guardiões do planejamento estratégico;
f. Disponibilização dos indicadores do Rota União no Power BI para acompanhamento dos resultados.
Resultados e aprendizados
Os resultados foram positivos, com maior envolvimento da equipe, geração de planos de ação e projetos alinhados à visão futura da cooperativa. Os indicadores quantitativos, nos pilares de Associado, Cooperativa e Sociedade, superaram as metas planejadas, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento sustentável da cooperativa.
Durante e após toda essa jornada foi percebido o engajamento de todo o time da cooperativa e a geração de planos de ação e projetos com foco direcionado e gerando resultados em prol da visão futura do planejamento estratégico.
Os indicadores quantitativos estão baseados em três pilares: Associado, Cooperativa e Sociedade. No pilar associado é acompanhado a principalidade, NPS e número de associados correntistas, com destaque para a evolução desse último. Já em Cooperativa são ROE - Retorno sobre o Patrimônio Líquido. É um indicador que mede a rentabilidade de uma organização em relação ao seu patrimônio líquido, demonstrando a eficiência com que ela utiliza o capital dos cooperados para gerar resultados. O IEAR (Indicador de Análise de Risco) e resultado operacional, também com grande destaque para a superação do resultado em relação ao planejado. E, em sociedade, é analisado o referencial de Desenvolvimento Sustentável, com resultado também superior ao planejado.
Contato da Cooperativa
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Nome do projeto: Cooperativas como resposta à geração de energia renovável com o protagonismo das pessoas – cooperação entre Brasil e Alemanha. Investimento no projeto: R$ 100 mil (OCB), R$ 250 mil (DGRV). Resultados: Aumento da capacidade instalada de energia renovável por novas cooperativas, de 0,075 MW, em 2016, para 11,4 MW no final de 2020. Crescimento do número de cooperativas envolvidas na geração de energia renovável. Em dezembro de 2020, eram 24 cooperativas gerando energia para 238 unidades consumidoras. O trabalho desenvolvido incentivou as cooperativas já existentes a gerarem sua própria energia. Em 2020, foram 482 empreendimentos de geração de energia renovável, totalizando 35 MW. Criação da plataforma www.energia.coop, gerando informação específica e de fácil acesso sobre o assunto. Troca de experiência internacional entre Brasil, Alemanha e diversos países na América.
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