cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi usa dados para criar mapa de riscos climáticos e proteger cooperados

Imagem Destaque

2025
Brasil
Crédito
Não
Confederação Sicredi ● Ramo: Crédito
COP 30, Dados, inovação, Resiliencia, Riscos Climáticos
COP30
cop30, ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável, ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura, ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima
O Sicredi implementou um sistema de Quantificação de Riscos Climáticos, utilizando 1,3 bilhão de dados para gerar um score de risco para seus associados em todo o Brasil. A ferramenta analisa 17 ameaças climáticas e projeta cenários até 2050, permitindo que a cooperativa desenvolva produtos mais resilientes, aprimore sua estratégia e lidere a transição para uma economia de baixo carbono no cooperativismo financeiro.

Contexto e desafios

O Sicredi, um sistema cooperativo de crédito com atuação nacional, já considerava o gerenciamento de riscos e oportunidades climáticas uma prioridade, mesmo antes dos eventos extremos de secas e enchentes que marcaram o ano de 2024. No entanto, a cooperativa buscava um maior direcionamento de esforços para aumentar a resiliência da organização e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

O desafio era aprimorar a forma de identificar e monitorar esses riscos. Para evoluir em sua estratégia, o Sicredi precisava de um novo sistema que fosse capaz de quantificar os riscos climáticos de forma mais precisa e detalhada.

Objetivos

Com o objetivo de aprimorar a identificação e o monitoramento dos riscos climáticos, o Sicredi implementou o novo sistema de Quantificação de Riscos Climáticos. A meta central do projeto era desenvolver uma ferramenta capaz de mensurar os riscos físicos e os riscos de transição, gerando scores detalhados para cada vertente de riscos.

A iniciativa buscou criar um sistema que permitisse ao Sicredi definir sua estratégia climática com um conhecimento profundo dos riscos e oportunidades aos quais seus associados estão submetidos.

O público-alvo principal do projeto é interno, abrangendo colaboradores das cooperativas, centrais e áreas técnicas do Centro Administrativo Sicredi (CAS) que atuam na gestão de riscos e oportunidades climáticas. Indiretamente, os associados e comunidades locais também se beneficiam, por meio de produtos, serviços e políticas mais resilientes e sustentáveis.

Desenvolvimento

A estratégia foi baseada na construção colaborativa de uma ferramenta robusta de quantificação de riscos climáticos, físicos e de transição em parceria com uma consultoria externa especializada. A construção contou com o envolvimento de times técnicos multidisciplinares da cooperativa, envolvendo áreas como Riscos, Sustentabilidade, Economia e Segmento Agro, bem como executivos e pontos focais das cooperativas e centrais.

A metodologia utilizada foi a modelagem geoespacial e setorial com base em aproximadamente 1,3 bilhão de dados climáticos e análise de 23 arquétipos econômicos diferentes. Com isso, o sistema consegue identificar até 17 ameaças climáticas, gerando um escore climático para todos os seus associados, cobrindo mais de 15 milhões de pontos de interesse em todo o Brasil.

A ferramenta inclui dashboards interativos que permitem a visualização dos dados por cooperativa, por associado e por tipo de ameaça. Além disso, o sistema aplica diferentes cenários climáticos (de SSP1-2.6 a SSP5-8.5) e projeta os riscos em horizontes temporais que vão até 2050, oferecendo uma visão de longo prazo para o planejamento estratégico.

Esse avanço metodológico focado no gerenciamento de riscos permite ao Sicredi definir sua estratégia climática com maior conhecimento dos riscos e oportunidades climáticas a que seus associados estão submetidos.

Resultados e impacto

A implementação do sistema de quantificação permitiu ao Sicredi estruturar uma frente estratégica de resiliência climática, que hoje contempla diversas áreas internas como Riscos, Sustentabilidade, Seguros, Crédito e Finanças Sustentáveis.

Essa frente está desenvolvendo novas ferramentas de gestão de riscos, como testes de estresse e indicadores, soluções de proteção, projetos de carbono neutro, linhas sustentáveis e direcionamento para diversificação de culturas.

O projeto representa um avanço metodológico no gerenciamento de riscos dentro do cooperativismo financeiro brasileiro. Ao integrar ciência climática e inteligência de dados em escala nacional, o Sicredi não apenas fortalece sua própria resiliência, mas também se posiciona como um líder na transição climática.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Por meio da intercooperação, o Sicoob Aracoop viabilizou um financiamento superior a R$ 3 milhões para a construção de uma usina fotovoltaica em Pirapora, Minas Gerais. A iniciativa atendeu a uma associação de fruticultores que enfrentava altos custos de energia, garantindo a sustentabilidade econômica e ambiental da produção, reduzindo despesas e permitindo novos investimentos na região.

ESGCOOP

A Coopercitrus e a Credicitrus criaram uma fundação que ajuda a combater a escassez hídrica no Sudeste. O projeto já restaurou mais de mil nascentes, elevando sua vazão e beneficiando produtores com aumento da produtividade. Além disso, o projeto garante água para diversas cidades, se tornando um modelo de cooperação para a resiliência climática.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Após obter um resultado decepcionante da Pesquisa de Clima Organizacional do Sistema Sicredi, a Sicredi Sudoeste MT/PA começou a realizar pesquisas de carreira anuais, a fim de entender os anseios profissionais de seus colaboradores. A iniciativa resultou na melhoria dos indicadores das pesquisas seguintes e proporcionou um melhor planejamento de carreira para as equipes da coop.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Dinâmica do “Anjo Secreto” prevê que colaboradores do Sicoob Copermec cuidem de um colega com ações semanais, sem serem descobertos. Iniciativa visa a melhorar o clima organizacional e chamar atenção para os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Pop-up Pesquisa