cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coocafé lança novo programa de relacionamento e suporte técnico para cafeicultores.

Imagem Destaque

2023
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda. - COOCAFÉ
10500
480
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Com o objetivo de fortalecer o cooperativismo e promover uma integração mais significativa com os nossos produtores cooperados ao longo de todas as etapas do ciclo produtivo do café, a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha lançou o "Conexão Coocafé". Esta iniciativa foi inaugurada com quatro dias de encontros envolvendo os produtores e seus familiares, realizados no auditório da cooperativa, localizado no Córrego do Areado, em Lajinha/MG. Além de estabelecer uma relação mais próxima, a iniciativa visa oferecer assistência técnica abrangente aos cafeicultores associados, desde o período da florada até a fase de armazenamento do café. Essa iniciativa também representa uma oportunidade para os cooperados e o Conselho de Administração fortalecerem seus laços e se integrarem de forma mais efetiva.

Contexto e desafios

Ao expandir a atuação geográfica da cooperativa, foi identificado que muitos dos cooperados não tinham conhecimento, não apenas sobre os princípios do cooperativismo, mas também sobre a história, os valores e a essência da Coocafé.

Esse desconhecimento gerou inquietação na gestão estratégica da cooperativa, levando-os a desenvolver um projeto com o propósito principal de proporcionar aos cooperados um maior entendimento das origens, diferenciais e da estrutura física da Central Coocafé.

Portanto, fortalecer o conhecimento e o vínculo dos cooperados com a cooperativa não apenas promoverá uma maior coesão interna, mas também garantirá um crescimento mais sólido e sustentável para o futuro de todos os envolvidos.

Desenvolvimento e metodologia

Uma maior aproximação com os produtores associados em todo o ciclo produtivo do café, fortalecendo o cooperativismo. É com esse propósito que a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha lançou um novo programa de relacionamento e assistência técnica: Conexão Coocafé – da florada ao armazém. Na programação de lançamento, foram 4 dias de encontros com produtores e seus familiares, no auditório da cooperativa no Córrego do Areado, em Lajinha/MG.

O novo formato de suporte aos cooperados nas regiões das Matas de Minas, Montanhas do Espírito Santo e parte do Norte do Rio de Janeiro, conta com a participação de fornecedores e parceiros estratégicos. Nesse primeiro momento do programa, a cooperativa fez parcerias com a Alltech Crop Science, ICL, Café Brasil Fertilizantes e Vittia, proporcionando um ambiente de aprendizagem e de conexões.

Os produtores que participaram puderam saber mais sobre o desenvolvimento de pesquisas no agro, inovações e linhas de produtos que podem fortalecer os cuidados com as lavouras em todo ciclo fenológico da cafeicultura, garantindo produtividade e lucro. Além de orientações em relação ao combate de doenças e controle de pragas como, por exemplo, a Broca-do-café que tem dado mais trabalho neste fim de ano na região.

A Coocafé conta com cerca de 100 técnicos para dar assistência aos cooperados e suas famílias. O suporte técnico começa na lavoura e segue até o envio de café dos cooperados para os armazéns da cooperativa, e posteriormente, na negociação das sacas nos mercados interno e externo. O atendimento é personalizado, seguindo as prioridades de cada produtor, e oferece a segurança que ele precisa para gerir os negócios com mais eficiência em todas as etapas.

Esse projeto foi dividido em três etapas, sendo:

Primeira Etapa: Foram organizados encontros com apresentações institucionais, em parceria com fornecedores estratégicos, visando proporcionar um ambiente de aprendizagem sobre o desenvolvimento de pesquisas no agronegócio, inovações e linhas de produtos que podem fortalecer os cuidados com as lavouras ao longo de todo o ciclo fenológico da cafeicultura. Além disso, foram realizados encontros regionais com o mesmo propósito, levando conhecimento mais próximo aos cooperados.

Segunda Etapa: Neste momento, o encontro é realizado no Armazém da cooperativa em Minas Gerais, com foco em cooperados que possuem a sustentabilidade como estratégia de seu negócio. Assim, foi apresentada uma oportunidade de certificação do café. Posteriormente, visitas às propriedades foram realizadas, em uma parceria entre colaboradores da Coocafé e empresa de certificação, buscando ampliar o conhecimento sobre cooperativismo, questões socioambientais e oportunidades de negócios sustentáveis.

Terceira Etapa: Nesta fase, grupos de cooperados de todas as unidades comerciais são convidados a visitar a Central Coocafé e validar os processos desenvolvidos pela cooperativa, como por exemplo, a degustação às cegas no laboratório de café, onde o café é identificado por QR Code, preservando o anonimato dos produtores cooperados. Durante essa oportunidade, os cooperados têm a chance de esclarecer dúvidas, explorar as instalações e fortalecer seu relacionamento com o Conselho de Administração da Cooperativa, contribuindo para uma integração mais profunda e compreensão dos processos internos.

A execução dessa prática envolve diversas áreas da cooperativa, incluindo a Gerência Técnica da Coocafé, Gerência Comercial, Desenvolvimento Cooperativista, Marketing e Gerência de Operações (Fábrica e Armazéns). O acompanhamento é realizado de forma criteriosa pelas etapas e pelos responsáveis correspondentes.

Resultados e aprendizados

Os resultados desse projeto foram:

  • Número de cooperados participantes nas etapas: 1391

  • Número de cooperados que participaram da segunda etapa: 156
  • Número de cooperados que participaram da terceira etapa: 290

Contato da Cooperativa

coocafe@coocafe.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Nome do projeto: Cooperativas como resposta à geração de energia renovável com o protagonismo das pessoas – cooperação entre Brasil e Alemanha. Investimento no projeto: R$ 100 mil (OCB), R$ 250 mil (DGRV). Resultados: Aumento da capacidade instalada de energia renovável por novas cooperativas, de 0,075 MW, em 2016, para 11,4 MW no final de 2020. Crescimento do número de cooperativas envolvidas na geração de energia renovável. Em dezembro de 2020, eram 24 cooperativas gerando energia para 238 unidades consumidoras. O trabalho desenvolvido incentivou as cooperativas já existentes a gerarem sua própria energia. Em 2020, foram 482 empreendimentos de geração de energia renovável, totalizando 35 MW. Criação da plataforma www.energia.coop, gerando informação específica e de fácil acesso sobre o assunto. Troca de experiência internacional entre Brasil, Alemanha e diversos países na América.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com a necessidade de padronizar a difusão e aumentar a quantidade dos conteúdos relacionados à cooperativa, o Sicoob União Centro-Oeste criou a Gestão do Conhecimento. Com a ajuda de três ferramentas, a iniciativa fomenta a produção de conhecimento entre os colaboradores de forma lúdica e inovadora.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Desde 2008, a Unimed Central de Serviços - RS já criou seis comitês internos com participação voluntária de colaboradores, a fim de buscar melhoria contínua em temas específicos, fomentar a inovação e disseminar a cultura de excelência. Os comitês passam por controle periódico e produzem indicadores de desempenho.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.