Dirigida por mulheres, Coopsertão inaugura fábrica e lidera recuperação da Caatinga no sertão baiano
Contexto e desafios
A Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) nasceu em 2008 para promover o fortalecimento do cooperativismo por meio de práticas agroecológicas e da profissionalização. Inicialmente focada na produção artesanal de geleias, doces e polpas de frutas típicas, a cooperativa cresceu e expandiu suas operações.
Um aspecto fundamental da Coopsertão é sua preocupação com a sustentabilidade, que se reflete em seu público de mais de 326 famílias cooperadas, a maioria mulheres. Todo o excedente das operações é reinvestido na implementação de técnicas agroecológicas e resilientes para garantir uma produção resistente a adversidades como a seca.
Com o crescimento da Coopsertão, a antiga agroindústria se tornou insuficiente para atender à demanda, limitando a expansão da cooperativa e o número de famílias beneficiadas. Além disso, a cooperativa está inserida no semiárido baiano, região que enfrenta alta vulnerabilidade climática.
Objetivos
Para superar a limitação da infraestrutura e ampliar seu impacto, a Coopsertão estruturou um projeto para promover a produção sustentável na Caatinga. O passo mais urgente era a construção de uma nova agroindústria, a Fábrica dos Sonhos, para escalar a produção, atender a novos mercados e incluir mais famílias no processo produtivo.
Paralelamente, o projeto estabeleceu como meta promover um modelo de produção sustentável na Caatinga. O objetivo, desse modo, era capacitar os cooperados em práticas de agricultura de baixo carbono, como a recuperação de pastagens degradadas e a implementação de sistemas que integram lavoura, pecuária e floresta.
No pilar social, a iniciativa tinha como foco fortalecer a geração de renda e o protagonismo de mulheres e jovens. O projeto foi desenhado para oferecer capacitação técnica em manejo sustentável, e gestão e beneficiamento de produtos.
Por fim, a Coopsertão buscou fortalecer sua capacidade comercial e institucional. A ideia era obter certificações de produção orgânica e acessar mercados mais justos.
Desenvolvimento
O projeto, apelidado de Mulheres da Caatinga: Produzindo e Conservando, tinha como pilar central a construção da nova agroindústria. A obra foi viabilizada por um investimento de R$ 2,5 milhões, financiado pelo projeto PRS-Caatinga, uma iniciativa do PNUD com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente, GEF.
Enquanto a fábrica era erguida, a Coopsertão intensificou o trabalho no campo. A cooperativa ofereceu assistência técnica a 120 famílias, cobrindo uma área de 2.400 hectares.
A equipe de agrônomos e técnicos agrícolas orientou os produtores na implementação de práticas de baixo carbono, como o manejo sustentável do solo, o cultivo de frutas nativas e a recuperação de áreas degradadas. Para garantir a qualidade e o valor agregado dos produtos, a cooperativa investiu na busca por certificações.
A gestão comercial também foi aprimorada. Além de buscar novos clientes no setor privado, a Coopsertão fortaleceu sua participação em programas de compras públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, e o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, que garantem a venda de parte da produção.
Resultados e impacto
Com a Fábrica dos Sonhos em operação, a Coopsertão aumentou sua capacidade de processamento de 100 para 800 toneladas de frutas por ano. O projeto beneficiou diretamente 120 famílias e mais de mil pessoas indiretamente, com um aumento de 40% na renda média dos cooperados.
No campo ambiental, a iniciativa já promoveu a recuperação de 500 hectares de áreas degradadas, contribuindo para a conservação da Caatinga e a segurança hídrica da região.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.
O projeto Geração Cooperativa: Fortalecendo o Presente Construindo o Futuro, é uma iniciativa realizada em conjunto com o Sistema Ocemg e com a parceria da Coopcel - Cooperativa de Trabalho Cultural e Educacional da Região de Lajinha, com foco em evidenciar para as novas gerações e para as mulheres, os diferenciais do cooperativismo, promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa região. A iniciativa busca contemplar desde as crianças, com o espaço “Cooperando com o amanhã”, passando pelos cooperados, com cursos voltados a utilização de drones na agricultura e pela juventude e mulheres do campo com workshops voltados ao café no espaço “Coffee Coonect”. Ainda, buscando ampliar olhares, é promovido o workshop: A mulher na gestão da propriedade rural, com foco em cooperadas, mulheres, filhas e netas dos cooperados.
Estados: Paraná e São Paulo Ação: Programa Descarte Certo Área: Gestão de Resíduos ODS: Objetivo 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Descarte adequado de 167 toneladas de resíduos veterinários desde 2014; Capacitação de cooperados e funcionários das propriedades rurais para separação e destinação adequada de resíduos; Adequação dos cooperados a leis estaduais de licenciamento ambiental e à Política Nacional de Resíduos Sólidos; Expansão do programa para coleta de resíduos agrícolas e de manutenção de maquinário.
O "CREDICOMLab. Recebe" se trata de uma ação da cooperativa Sicoob Credicom, que visa estabelecer laços colaborativos entre outras cooperativas, empresas, startups, universidades e demais entidades. Seu propósito central é fomentar a troca de conhecimentos e experiências em torno de ações de inovação. Lançada em 2022, essa iniciativa continua a prosperar até os dias atuais, como case referência de intercooperação, impulsionada pelo êxito alcançado em sua estruturação e implementação. Destaca-se ainda que, há alta demanda por participação desse momento, especialmente por parte de cooperativas, que demonstram um interesse em se envolver nesse ambiente de colaboração e aprendizado.