cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Turiarte: cooperativa transforma artesanato e turismo em renda e preservação

Imagem Destaque

2025
Norte
Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Não
Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta (Turiarte)
Artesanato, bioeconomia, inovação, Turismo
COP30
cop30, ODS 1 - Erradicação da pobreza, ODS 10 - Redução das desigualdades , ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 15 - Vida terrestre, ODS 5 - Igualdade de gênero, ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico
A Turiarte nasceu visando gerar renda sustentável para as comunidades locais. Fundada em 2015, a cooperativa estruturou a produção de artesanato e o turismo de base comunitária, beneficiando famílias com aumento de renda e se tornando um modelo de negócio que valoriza a cultura local, promove o empoderamento feminino e contribui para a conservação da Amazônia.

Contexto e desafios

Em 2015, a Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta (Turiarte) foi fundada a partir da mobilização de mulheres artesãs e lideranças comunitárias que queriam fortalecer suas comunidades por meio do cooperativismo e promover alternativas de geração de renda sustentável.
O turismo na região ocorria de forma desorganizada e sem retorno direto para as famílias. A falta de oportunidades, especialmente para mulheres e jovens, criava uma dependência de atividades informais e, por vezes, predatórias ao meio ambiente, como a extração desordenada de recursos.
A ausência de uma organização limitava o acesso a capacitações, mercados e políticas públicas, gerando um risco de perda dos saberes ancestrais, desvalorização cultural e êxodo rural, o que ameaçava a permanência digna das comunidades em seus territórios.

Objetivos

A Turiarte foi fundada em 2015 com o objetivo central de criar alternativas de geração de renda sustentável para as comunidades. A meta era organizar a comercialização do artesanato tradicional e o turismo de base comunitária como atividades econômicas viáveis, que valorizassem a cultura local e promovessem a conservação do território e de recursos naturais.
A cooperativa nasceu com um forte propósito de fortalecer o protagonismo feminino, valorizando o conhecimento das mulheres artesãs na cadeia produtiva. Além disso, buscava reduzir a dependência de atividades predatórias ao meio ambiente, oferecendo um modelo de negócio baseado na cooperação, na economia solidária e na justiça social.

Desenvolvimento

A estratégia da Turiarte foi construída de forma participativa, com ajuda coletiva das comunidades.
A partir de rodas de conversa, a cooperativa mapeou o potencial produtivo e os saberes locais, formalizando-se juridicamente para garantir a gestão democrática e o acesso a parcerias. O passo seguinte foi investir em capacitação para seus cooperados, com formação sobre aperfeiçoamento de técnicas artesanais, gestão, liderança, etc.
Com o apoio de parceiros estratégicos como o Sistema OCB, Projeto Saúde e Alegria, GIZ, Natura e The Nature Conservancy, a Turiarte estruturou núcleos produtivos e roteiros de turismo comunitário, com trilhas, vivências culturais e hospedagem familiar. A cooperativa desenvolveu canais próprios de comercialização, como redes sociais e participação em feiras, quebrando a dependência de atravessadores e fortalecendo sua marca.

Resultados e impacto

A Turiarte trouxe grandes impactos para seus cooperados e para o território. Mais de 180 famílias passaram a ter uma fonte de renda regular e a iniciativa promoveu um significativo aumento na renda média dos cooperados. Além disso, reposicionou o papel das mulheres, que deixaram a margem da economia para se tornarem protagonistas na gestão do negócio.
O turismo comunitário, agora estruturado, gera um fluxo constante de visitantes, e o projeto fortaleceu a conservação do território ao criar alternativas econômicas que reduzem s impactos sobre os recursos naturais. Os cooperados relatam um aumento na autoestima e no orgulho de sua cultura, consolidando a Turiarte como um modelo de bioeconomia que gera desenvolvimento.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Alinhada à sua Política de Sustentabilidade, a CCPR implementou usinas fotovoltaicas. A iniciativa representa um marco na jornada da cooperativa rumo à autossuficiência energética, utilizando fontes renováveis para abastecer mais de 20 de suas unidades. Além de reduzir o impacto ambiental,a CCPR destina parte da energia gerada para um hospital filantrópico da região.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Cooperativa de cirurgiões aprimora processos para alocar vagas entre cooperados de forma transparente e igualitária. O sorteio é feito com sistema informatizado e gestão da escala acontece por meio de aplicativo, além da implantação do sistema de ponto biométrico.

ESGCOOP

A Cresol Evolução identificou uma lacuna na coleta de lixo em sua área de atuação, que não possuía um processo específico para reciclagem de tampinhas plásticas. A fim de evitar poluição e promover uma mudança de hábito, a cooperativa atuou em conjunto com escolas para promover a coleta e a conscientização ao redor do tema, além de apoiar financeiramente as instituições de ensino.

ESGCOOP

A Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará (FECOGAP) atua para formalizar e tornar sustentável a atividade garimpeira na região do Tapajós, combatendo a ilegalidade e a degradação ambiental. Por meio de cooperativas, promove a legalização dos trabalhadores, o uso de tecnologias limpas para reduzir o mercúrio e a recuperação de áreas com novas cadeias produtivas, como açaí e piscicultura.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.