cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Por meio de visitas, Unimed Circuito das Águas se aproxima de seus cooperados

Imagem Destaque

2008
Sudeste
Saúde
Sim
Unimed São Lourenço Cooperativa de Trabalho Médico
229
235
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Ao identificar dificuldades para se aproximar dos cooperados por causa de suas agendas cheias, a Unimed Circuito das Águas iniciou um projeto para visitar os médicos associados, a fim de informá-los sobre as novidades da cooperativa e coletar feedbacks sobre gestão e remuneração.

Contexto e desafios

Um dos grandes objetivos da mineira Unimed Circuito das Águas é aproximar a cooperativa de seus associados. Essa é uma tarefa um tanto desafiadora, sobretudo por causa da agenda atribulada dos médicos cooperados.

Em decorrência de sua ampla área de atuação, a Unimed Circuito das Águas tem cooperados distribuídos por diversas cidades da região de São Lourenço, município em que fica sua sede. Esse fator representa mais um elemento que precisa ser superado pela cooperativa em sua jornada de aproximação.

Diante disso, tanto as agendas ocupadas quanto o distanciamento geográfico impuseram a necessidade de criar uma nova solução para aumentar a interação dos cooperados com a cooperativa. A prática está alinhada com o objetivo estratégico de "Educação e integração cooperativista".

A solução para aumentar a conexão entre a organização e os médicos associados, então, foi levar a Unimed Circuitos das Águas até onde os profissionais estão. Isto é: em seus consultórios médicos. Assim, as visitas periódicas do Setor de Relacionamento com o Cooperado aos consultórios médicos começaram.

Desenvolvimento e metodologia

Além de promover a aproximação com os cooperados, as visitas periódicas também visam  levar informações relevantes, estimular a participação ativa e conhecer as opiniões, críticas e sugestões dos médicos.

Para executar todas essas ações, o Setor de Relacionamento com o Cooperado organiza o calendário e agendamento das visitas, que são realizadas anualmente pela gestora do setor. Depois de escolher a região visitada em um planejamento logístico, a cooperativa agenda os horários dos encontros com os consultórios.

Os assuntos a serem abordados durante as visitas são discutidos previamente com a alta direção. A escolha dos temas leva em consideração a relevância deles para os cooperados.

Durante a visita, o médico pode tirar suas dúvidas e questionar sobre as decisões tomadas pelos dirigentes da cooperativa, além de opinar e abordar diversos assuntos ligados à operação da Unimed Circuito das Águas com total liberdade para se expressar. É um processo de construção de confiança, afinal.

A visita ao consultório é paga pela cooperativa no valor de uma consulta médica, uma vez que ela é realizada durante o horário de trabalho do associado.  Ao final da visita, a gestora entrega ao cooperado um presente em nome da cooperativa, como uma forma de agradecer a atenção.

A fim de avaliar e aprimorar o processo, os médicos respondem uma pesquisa de satisfação, na qual podem se expressar sobre vários assuntos relacionados à cooperativa, bem como aos benefícios oferecidos e à remuneração. Por fim, o cooperado pode registrar críticas e sugestões de melhorias.

Todas essas etapas foram elaboradas para integrar melhor o cooperado com as decisões e práticas da cooperativa, assim como mantê-los inteirados sobre as informações relevantes. As visitas também são uma maneira de a Unimed Circuito das Águas receber um feedback valioso sobre a gestão.

Resultados e aprendizados

Todos os ciclos de visitas proporcionaram aprendizados e oportunidades de melhorias. Com o tempo, a Unimed Circuito das Águas percebeu, por exemplo, que o cronograma pré-agendado e a escolha de microrregiões para cada período de visitas oferecem oportunidades de conversar por mais tempo com o cooperado. A prática de pagar a consulta pelo tempo da visita também se originou de um desses aprendizados.

A cooperativa também aprimorou a pesquisa de satisfação e passou a identificar melhor o perfil do cooperado. Anteriormente, o cooperado avaliava apenas o atendimento recebido da cooperativa às suas demandas. Desde 2014, no entanto, a pesquisa é mais elaborada e analisa toda a gestão da cooperativa e a remuneração ofertada.

Os brindes que são entregues aos cooperados também foram modificados no decorrer dos ciclos. No início, todos os associados recebiam o mesmo brinde, mas a Unimed Circuito das Águas passou, depois, a oferecer brindes diferenciados.

Assim, a Unimed Circuito das Águas notou que os cooperados apreciam o momento da visita e se sentem à vontade para contribuir com suas sugestões. Isso ajuda a aumentar a conexão deles com a cooperativa e a fomentar uma relação de confiança com os gestores da instituição.

Contato da cooperativa

Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.

ESGCOOP

Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH cria projeto específico para Gestão da Reputação da marca. Iniciativa monitora opinião de públicos estratégicos em relação à cooperativa e permite agir de forma mais rápida e eficaz durante crises de imagem.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.