Por meio de visitas, Unimed Circuito das Águas se aproxima de seus cooperados

Contexto e desafios
Um dos grandes objetivos da mineira Unimed Circuito das Águas é aproximar a cooperativa de seus associados. Essa é uma tarefa um tanto desafiadora, sobretudo por causa da agenda atribulada dos médicos cooperados.
Em decorrência de sua ampla área de atuação, a Unimed Circuito das Águas tem cooperados distribuídos por diversas cidades da região de São Lourenço, município em que fica sua sede. Esse fator representa mais um elemento que precisa ser superado pela cooperativa em sua jornada de aproximação.
Diante disso, tanto as agendas ocupadas quanto o distanciamento geográfico impuseram a necessidade de criar uma nova solução para aumentar a interação dos cooperados com a cooperativa. A prática está alinhada com o objetivo estratégico de "Educação e integração cooperativista".
A solução para aumentar a conexão entre a organização e os médicos associados, então, foi levar a Unimed Circuitos das Águas até onde os profissionais estão. Isto é: em seus consultórios médicos. Assim, as visitas periódicas do Setor de Relacionamento com o Cooperado aos consultórios médicos começaram.
Desenvolvimento e metodologia
Além de promover a aproximação com os cooperados, as visitas periódicas também visam levar informações relevantes, estimular a participação ativa e conhecer as opiniões, críticas e sugestões dos médicos.
Para executar todas essas ações, o Setor de Relacionamento com o Cooperado organiza o calendário e agendamento das visitas, que são realizadas anualmente pela gestora do setor. Depois de escolher a região visitada em um planejamento logístico, a cooperativa agenda os horários dos encontros com os consultórios.
Os assuntos a serem abordados durante as visitas são discutidos previamente com a alta direção. A escolha dos temas leva em consideração a relevância deles para os cooperados.
Durante a visita, o médico pode tirar suas dúvidas e questionar sobre as decisões tomadas pelos dirigentes da cooperativa, além de opinar e abordar diversos assuntos ligados à operação da Unimed Circuito das Águas com total liberdade para se expressar. É um processo de construção de confiança, afinal.
A visita ao consultório é paga pela cooperativa no valor de uma consulta médica, uma vez que ela é realizada durante o horário de trabalho do associado. Ao final da visita, a gestora entrega ao cooperado um presente em nome da cooperativa, como uma forma de agradecer a atenção.
A fim de avaliar e aprimorar o processo, os médicos respondem uma pesquisa de satisfação, na qual podem se expressar sobre vários assuntos relacionados à cooperativa, bem como aos benefícios oferecidos e à remuneração. Por fim, o cooperado pode registrar críticas e sugestões de melhorias.
Todas essas etapas foram elaboradas para integrar melhor o cooperado com as decisões e práticas da cooperativa, assim como mantê-los inteirados sobre as informações relevantes. As visitas também são uma maneira de a Unimed Circuito das Águas receber um feedback valioso sobre a gestão.
Resultados e aprendizados
Todos os ciclos de visitas proporcionaram aprendizados e oportunidades de melhorias. Com o tempo, a Unimed Circuito das Águas percebeu, por exemplo, que o cronograma pré-agendado e a escolha de microrregiões para cada período de visitas oferecem oportunidades de conversar por mais tempo com o cooperado. A prática de pagar a consulta pelo tempo da visita também se originou de um desses aprendizados.
A cooperativa também aprimorou a pesquisa de satisfação e passou a identificar melhor o perfil do cooperado. Anteriormente, o cooperado avaliava apenas o atendimento recebido da cooperativa às suas demandas. Desde 2014, no entanto, a pesquisa é mais elaborada e analisa toda a gestão da cooperativa e a remuneração ofertada.
Os brindes que são entregues aos cooperados também foram modificados no decorrer dos ciclos. No início, todos os associados recebiam o mesmo brinde, mas a Unimed Circuito das Águas passou, depois, a oferecer brindes diferenciados.
Assim, a Unimed Circuito das Águas notou que os cooperados apreciam o momento da visita e se sentem à vontade para contribuir com suas sugestões. Isso ajuda a aumentar a conexão deles com a cooperativa e a fomentar uma relação de confiança com os gestores da instituição.
Contato da cooperativa
Luciana Junqueira, gestora Gestão de Pessoas - viviane.oliveira@unimedcircuito.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Movimento CoopEducação, iniciado em 2013 pelo Sicoob Sarom em colaboração com órgãos públicos e Superintendências Regionais de Ensino, tem como objetivo transformar a educação dos municípios de atuação da cooperativa. Focado na educação cooperativista, empreendedora e financeira, o programa capacita professores e emprega metodologias ativas. O processo inclui etapas como sensibilização, mobilização, capacitação, implantação, monitoramento e avaliação. Desde sua concepção, já impactou mais de 37 mil alunos e capacitou mais de 2 mil professores. Essa iniciativa tem influenciado a composição do quadro de colaboradores do Sicoob Sarom, com um terço dos colaboradores em São Roque de Minas participando do programa, o que traz benefícios em termos de integração e pertencimento. Além disso, tem contribuído para a sucessão do quadro social, com mais de 2.500 crianças e jovens tornando-se cooperados e acumulando mais de dez milhões de reais (R$ 10 milhões) em poupança na cooperativa.
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas
Para conter a admissão exagerada e manter a qualidade do serviço médico e do trabalho dos associados, a Unimed Goiânia criou um processo seletivo com base em cinco contas matriciais. A ideia é definir o número de vagas necessárias e selecionar os melhores candidatos por meio de curso e prova, ambos de caráter eliminatório.
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.