cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Centro-Oeste potencializa sucesso ao reestruturar programa de formação de cooperados

Imagem Destaque

2015
Centro-Oeste,Norte
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Poupança, Investimento do Sudoeste MT/PA
240000
1150
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
A Sicredi Sudoeste MT/PA implantou um programa detalhado para a formação de seus cooperados. Ao perceberem que o conhecimento dos trabalhadores estava atrelado ao sucesso da cooperativa, a organização reestruturou o programa de educação cooperativa intitulado Programa Crescer.

Contexto e desafios

Em 2015, a Cooperativa de Crédito de Poupança, Investimento do Sudoeste MT/PA, mais conhecida como Sicredi Sudoeste MT/PA, se deu conta que apenas 8% de seus 40 mil cooperados passaram por um processo de formação. A falta de compreensão sobre o que era uma cooperativa e sobre os benefícios e direitos como cooperados foi vista como um impedimento para o aumento de resultados.

Pensando nisso, a Sicredi Sudoeste MT/PA decidiu reestruturar seu programa de formação de cooperados, e o intitulou Programa Crescer. A ideia inicial era fazer uma breve apuração sobre as ferramentas disponíveis e o nível dos cooperados sobre o assunto. 

Desenvolvimento e metodologia

Para que o processo de formação dos cooperados fosse melhorado, algumas ações foram realizadas, começando com um levantamento de ferramentas disponíveis e do nível de conhecimento dos colaboradores. A partir disso, o material e a metodologia de aplicação foram elaborados.

E assim como qualquer curso ou processo educacional, pessoas especializadas no assunto são necessárias. Diante disso, os colaboradores da cooperativa passaram por um treinamento e por um alinhamento de papéis.

Após o desenvolvimento, chegou a hora de colocar o Projeto Crescer em prática. O funcionamento proposto pela Sicredi Sudoeste MT/PA consistiu em uma aplicação prática supervisionada, o acompanhamento das formações e dos resultados, e uma pesquisa com cooperados que passaram pelo projeto.

Já o controle de realização das formações acontecia de forma automatizada, por meio de uma ferramenta de fluxo de trabalho. Com ela, o trabalho dos colaboradores de lançar as avaliações aplicadas, a lista de presença, e as respostas da Pesquisa Crescer.

Resultados e aprendizados

Com o sucesso do Programa Crescer, a Sicredi Sudoeste MT/PA investiu em melhorias no ano seguinte, 2016. Já em 2017, o programa passou por algumas adequações que acabaram resultando na interação com projetos de outras cooperativas.

Além da interação entre cooperativas e as trocas de boas práticas, o projeto deixou os colaboradores ainda mais proativos. Isso porque, em 2017, o projeto de formação começou a ser implementado na rotina dos cooperados sem uma cobrança formal.

Mas a interação não é apenas externa. Por ter uma relação direta com a área de negócios da Sicredi, o programa de formação aborda a utilização responsável do crédito e por outros serviços oferecidos. 

Junto a isso, o projeto também valoriza o relacionamento e demonstra como as soluções oferecidas pela cooperativa contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cooperados. Fica evidente, portanto, que o Projeto Crescer está alinhado com os princípios cooperativistas. São eles:

  • Educação, formação e informação: levam conhecimentos relevantes aos cooperados, fazendo com que eles utilizem as ferramentas da cooperativa da melhor maneira possível;
  • Gestão democrática: esclarecem direitos e deveres dos cooperados, como o direito de voto e participação nos resultados;
  • Participação econômica: mostram que os resultados da cooperativa estão ligados ao conhecimento dos cooperados;
  • Interesse pela comunidade: capacitam colaboradores para que eles possam fazer palestras sobre o cooperativismo nas comunidades que atuam.

Resultados quantitativos

O projeto, que surgiu em 2015 no Mato Grosso, foi um sucesso e apresentou um grande desenvolvimento. Entre os anos de 2015 a 2017, a quantidade de cooperados formados aumentou de 639 para 1550, apresentando uma evolução de 142%.

O percentual de cooperados formados por ano em relação à quantidade total de trabalhadores na cooperativa também aumentou. Em 2015, a Sicredi contava com apenas 8% de formados. Já em 2017, ela atingiu 11,46%.

Mas não foram só essas estatísticas que apresentaram uma mudança significativa. Quando comparada, a diferença na margem de contribuição entre um cooperado formado e um não formado é de quase 100 reais. Em 2017, o formado apresentava uma margem de 354 reais, enquanto o não formado contribuía com cerca de 294 reais.

Nos dias de hoje, o Projeto Crescer existe em todas as agências da Sicredi, que estão espalhadas pelo Brasil. E segundo a cooperativa, desde que foi colocado em prática até o ano de 2022, o projeto formou mais de 439 mil cooperados.

Resultados qualitativos

As melhoras nos números da cooperativa também foram acompanhadas de resultados qualitativos. Junto às estatísticas, foi visto que a reestruturação do Projeto Crescer também prosperou de maneiras não mensuráveis.

Os colaboradores apresentaram maior adesão na aplicação da nova metodologia e houve melhoria no controle das formações. Além disso, pesquisas foram essenciais para mensurar resultados e fazer uma prospecção de novos cooperados.

A iniciativa da cooperativa de levar informações importantes e essenciais para os trabalhadores foi muito bem vista por eles. Por conta disso, a satisfação dos cooperados foi certeira, já que ficaram felizes de poder aprender ainda mais sobre o meio em que vivem.

E é claro que a tecnologia não ficou de fora. Isso porque, com todas as melhorias e os resultados positivos, os relatórios gerenciais foram automatizados.

CONTATO DO RESPONSÁVEL: 

Priscila Fonseca, coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo - fonseca_priscila@sicredi.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Com o apoio financeiro do Sicoob Montecredi, a Fazenda Três Meninas, no Cerrado Mineiro, reverteu um quadro de degradação ambiental. A parceria viabilizou a cafeicultura regenerativa, transformando um solo empobrecido em uma propriedade carbono neutro que sequestra mais de 5 toneladas de CO₂ por hectare, serve de modelo para 4.500 produtores e protege a nascente de um rio que abastece uma cidade de 7 mil habitantes.

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credicom promove encontro quadrianual para capacitar cooperados e ampliar conhecimento sobre os resultados, os produtos e as ações da cooperativa. O evento ajudou a melhorar a imagem da instituição e o relacionamento com os associados.

ESGCOOP

Região: Sul Categoria: Produção Sustentável Ação: Elaboração do Programa Agrária de Gestão Rural, que promove boas práticas de sustentabilidade nas propriedades dos cooperados. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima   Resultados: O Programa Agrária de Gestão Rural enquadra as propriedades em cinco níveis diferentes de evolução sustentável. O último nível, mais avançado, leva em consideração a proteção de nascentes, a elaboração de planos de gestão, a avaliação da biodiversidade e a conservação do solo, por exemplo. Ao todo, 159 propriedades ligadas à cooperativa participam do programa e, com isso, 84% da área total da Agrária é considerada sustentável. Por meio das iniciativas potencializadas pelo programa, a Agrária obteve uma série de certificações que asseguram o caráter sustentável de sua produção.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.