Sicredi Cerrado GO fomenta novos investimentos melhorando o relacionamento com associados investidores

Contexto e desafios
O objetivo desse projeto é informar o associado a respeito de atualizações do Mercado Financeiro e produtos do Sicredi com a finalidade de aumentar a fidelização e trazer a preferência do associado investidor.
Como já existem no mercado eventos direcionados ao público investidor e baseado nas instituições financeiras concorrentes, foi pensado num evento presencial para os investidores e prospects, porém no formato do fórum e não apenas de apresentação de informações num formato tradicional.
Desenvolvimento e metodologia
Antes desse projeto, a captação do público-alvo era totalmente feita através de indicações, atuação dos gerentes de conta e da prospecção ativa da área de investimentos. Para realizar o fórum foi necessário o engajamento dos gerentes para que eles fizessem o convite aos associados e prospects e garantissem a presença desse público no evento. E uma dificuldade encontrada foi encaixar um orçamento limitado a um público que é de alto padrão. No total foram gastos aproximadamente R$ 8.400,00 e o retorno, quando calculado Custo/Retorno foi de 0,06%.
Desta forma, a agência fez os convites e a organização do espaço do evento, a equipe de investimentos preparou a palestra e a dinâmica do evento com informações sobre mercado financeiro e participou do café com os associados para captação.
Próximo ao dia do fórum foi feita a confirmação de presença dos associados e prospects no evento e o local foi preparado para receber o evento. No dia do evento ocorreu a palestra, o café com bate papo e o uso do espaço para networking focando na geração de relacionamento com e entre os associados.
O tema abordado no último encontro foi a atualização do cenário macro e micro de economia no Brasil e no mundo. Esse tema foi abordado de forma expositiva em uma palestra no ano de 2023 e tendo sido ministradas pelo gerente de captação da época.
Resultados e aprendizados
Com relação aos resultados, houve o aumento de confiança por parte do associado na cooperativa para trazer seus recursos de fora, aumento de principalidade nos investimentos, maior conhecimento de mercado e investimentos por parte dos colaboradores da agência e dos associados e prospects. Além do aumento do entusiasmo dos associados em investir nos produtos da cooperativa.
Traduzindo em números, foram obtidos os seguintes resultados:
Convidados |
446 |
|
Participantes |
190 |
43% |
Associados |
167 |
|
Não associados |
23 |
|
Recursos mapeados |
R$ 30.811.760,00 |
|
Conversão de captação |
R$ 13.632.760,00 |
|
Conversão de contas de não associados |
9 |
39% |
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Vale do São Francisco lança programa educacional para capacitar jovens aprendizes
Por meio de encontros mensais, aprendizes da Unimed Vale do São Francisco constroem ‘projetos de vida’, trocam experiências com colaboradores e realizam cursos de EAD. Projeto fortalece a retenção de talentos e potencializa a capacitação dos participantes.

Grupo Cafeína da Cocatrel traz conhecimento, informações e empoderamento para as mulheres produtoras de café da região de Três Pontas em MG
O grupo Cafeína é composto por mulheres, cooperadas ou com vínculos - como esposas e filhas, que surgiu do seguinte propósito: fidelização e preparação para governança, fazendo uso do melhor perfil da intuição e multifuncionalidade femininas por meio do empoderamento e da disponibilização de conhecimento e informação específica gerados neste programa.

Sicoob Cofal valoriza ideias dos colaboradores
Para lidar com o baixo grau de engajamento dos colaboradores, o Sicoob Cofal começou um movimento para valorizar as ideias propostas por seus funcionários. Por meio de uma estratégia de gestão integrada, os colaboradores começaram a se reunir para gerar e apresentar ideias para posterior avaliação da gestão. Algumas dessas ideias, como um projeto sobre consumo consciente de energia, foram implementados. Além disso, o Sicoob Cofal registrou melhoria nos dados de satisfação dos colaboradores na pesquisa anual de clima organizacional.

Troca de saberes na floresta
Objetivo: Promover a viabilidade socioeconômica e ambiental da comunidade por meio da geração de renda e da produção de alimentos em sistemas agroflorestais. Resultados: Renda contínua para os cooperados no curto, médio e longo prazos. Garantia de venda dos produtos produzidos. Aumento da sustentabilidade da produção, já que não há necessidade de desmatamento. Recuperação da biodiversidade, fauna e flora, pelo reflorestamento da região. Melhoria no microclima da região. Fim do uso do fogo nos sistemas produtivos. Geração de emprego e qualificação, pois o sistema agroflorestal necessita de mão de obra especializada nos tratos culturais. Adoção de tecnologia que possibilita acesso a instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais e crédito de carbono. Proximidade com a economia circular, com a busca de eficiência na cadeia produtiva e no aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos para a produção de fertilizantes.