Sicoob União Centro Oeste lança sistema para centralizar e monitorar relacionamento com associados

Contexto e desafios
O Sicoob União Centro-Oeste, cooperativa de crédito da região centro-oeste mineira, possui uma grande diversidade de canais de comunicação para se relacionar com seus associados. A cooperativa conta com ouvidoria, pesquisas de satisfação anuais e bimestrais junto aos associados/clientes, pesquisas de satisfação nos eventos, ações, assembleias e pré-assembleias, Sistema de Registro de Denúncias, Reclamações e Pedidos de Informações do BACEN (RDR), caixa de sugestões e canal “fale conosco” no site, entre outros.
Diante do volume de informação proveniente destes canais, surgiu a necessidade de gerenciar de forma centralizada todas as demandas, bem como as tratativas de cada uma delas e a resposta aos demandantes. Para gerir essas informações de forma padronizada, a cooperativa criou o Sistema de Gestão de Relacionamentos (SGR): um software que integra num só local todo o fluxo de comunicação entre os associados e a cooperativa.
O objetivo do SGR, implantado em 2019, é centralizar as informações em um único sistema, que proporcione agilidade nas execuções e resoluções. O sistema permite monitorar a relação entre a cooperativa e seus associados, abrindo caminho para ações que evitem conflitos e desgastes desnecessários.
Desenvolvimento e metodologia
O SGR é alimentado por diversas áreas da cooperativa, começando pela área de Organização do Quadro Social (OQS) e passando pelos gerentes e demais funcionários, em seus contatos diários com os associados/clientes. Essas áreas coletam as demandas do público nos canais de comunicação e as inserem no sistema, classificando-as dentro dos seguintes parâmetros:
- Canal (pesquisa, visita gerencial, ouvidoria, atendimento);
- Data ou período;
- Tipo da demanda (reclamação, sugestão, elogio, expectativa);
- Descrição;
- Associado/cliente;
- Responsável pelo retorno;
- Canal de retorno (e-mail, contato telefônico, visita);
- Resposta/tratativa;
- Data de início da tratativa e data de conclusão;
- Status (em andamento, não iniciada, concluída, vencida);
- Campo para observações;
A partir dos dados inseridos, é possível mapear todas as formas de relacionamento com o associado/cliente, entendendo seus anseios, dúvidas e sugestões e estruturando essas informações para gerar uma resposta rápida e assertiva. O SGR também permite a geração de relatórios, com indicadores e estatísticas.
O sistema, que foi criado em parceria com uma empresa de tecnologia externa, é armazenado em nuvem. A coleta de dados tem um ciclo mensal, para os canais contínuos como ouvidoria, pesquisas e caixa de sugestões; um ciclo bimestral, com as pesquisas de satisfação aplicadas nesse período; e um ciclo anual, com a pesquisa anual de satisfação nas pré-assembleias e assembleias.
O SGR também é alimentado com os números e resultados das ações e eventos da cooperativa, gerando indicadores para avaliação desses eventos e armazenando-os para análises de impacto e retorno. Foram criados indicadores de favorabilidade, que são avaliados a partir das pesquisas de satisfação internas e das pesquisas nos eventos e ações.
A coleta de dados se estende a todos os associados, clientes e outras partes interessadas e os relatórios são apresentados nas reuniões mensais dos gerentes, da Diretoria e, eventualmente, nas reuniões dos conselhos da cooperativa.
Resultados e aprendizados
A implementação do SGR alinha-se com o segundo princípio do cooperativismo, “Gestão democrática”, ao promover a participação dos cooperados nos rumos da cooperativa, por meio da escuta de suas necessidades e expectativas.
Inicialmente, este acompanhamento era feito por meio de um software criado pela área de Tecnologia, em um servidor local. O software recebia os arquivos prontos e armazenava as atas das reuniões e os dados das pesquisas em Excel e Word. Com o novo sistema, o gerenciamento desses dados se tornou muito mais eficiente, dispensando o trabalho manual em planilhas e textos e permitindo a geração automática de relatórios e indicadores.
Um exemplo de demanda registrada no SGR que se transformou em melhoria efetiva foi a criação pelo Sicoob de uma taxa especial para a compra de máquinas e equipamentos pelos associados. Esta necessidade foi detectada a partir dos vários pedidos - registrados nos canais de comunicação - de redução da taxa de juros e disponibilização de outros instrumentos de crédito.
Outra reclamação identificada pela cooperativa com ajuda do SGR era a demora no atendimento dentro da agência. A solução foi a abertura de novos correspondentes cooperativos para agilizar o fluxo de clientes. O mesmo aconteceu com o pedido de mais atendentes em dias de muito movimento, que resultou na contratação de novos estagiários para dar suporte nas filas e no ATM.
Por fim, ao receber questionamentos sobre palestras com o tema “educação financeira”, o Sicoob União Centro Oeste criou um evento empresarial e rural em 2019 contemplando esse tema.
Além de melhorar e organizar a gestão dos canais de comunicação e permitir respostas mais assertivas, a implantação do SGR também trouxe maior segurança ao monitoramento das tratativas das demandas originadas pelos associados.
CONTATO DA COOPERATIVA
Mardem Alves de Souza - mardem.souza@sicoobuniaocentrooeste.com.br ou sicoobuniao@sicoobuniaocentrooeste.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Cresol conecta a juventude ao cooperativismo
Região: Brasil Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Juventude Conectada engaja os jovens à cooperativa, de forma a apoiar o rejuvenescimento do quadro de cooperados, fomentar o surgimento de novos líderes e dar apoio à sucessão familiar. ODS: 4 - Educação de qualidade 8 - Trabalho decente e desenvolvimento econômico Resultados: Iniciado em 2020, o projeto Juventude Conectada já soma a participação de mais de 1.200 jovens de 14 estados. O engajamento dos jovens com a cooperativa aumentou e agora eles estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais.

Unidental qualifica atendentes, reduz falhas e melhora atendimento
A Unidental, que oferece serviços odontológicos no Ceará, realiza reuniões semestrais com as atendentes das clínicas de seus cooperados. Nesses encontros, a cooperativa oferece treinamentos, palestras e proporciona um espaço para coletar feedbacks.

Sicredi fomenta empreendedo-rismo feminino por meio de crédito e educação financeira
Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.

Com ecoponto, Castrolanda contribui para sustentabilidade na comunidade
Ao identificar problemas de descarte inadequado de lixo, a Castrolanda criou um ecoponto na cidade de Castro, onde fica sua sede. Os resíduos são tratados e têm diversas destinações: podem ser doados, reciclados ou descartados adequadamente no aterro sanitário da cidade.