cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob União Centro Oeste lança sistema para centralizar e monitorar relacionamento com associados

Imagem Destaque

2019
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Centro Oeste Mineiro Ltda.
5672
43
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Dados e Inteligência
O Sicoob União Centro Oeste implementou um Sistema de Gestão de Relacionamento para gerenciar em um só local todas as demandas provenientes de seus canais de comunicação com os associados. O sistema otimiza a resposta a estas demandas, permite monitorar a satisfação do público e gera relatórios e estatísticas para análise pelos líderes da cooperativa.

Contexto e desafios

O Sicoob União Centro-Oeste, cooperativa de crédito da região centro-oeste mineira, possui uma grande diversidade de canais de comunicação para se relacionar com seus associados. A cooperativa conta com ouvidoria, pesquisas de satisfação anuais e bimestrais junto aos associados/clientes, pesquisas de satisfação nos eventos, ações, assembleias e pré-assembleias, Sistema de Registro de Denúncias, Reclamações e Pedidos de Informações do BACEN (RDR), caixa de sugestões e canal “fale conosco” no site, entre outros. 

Diante do volume de informação proveniente destes canais, surgiu a necessidade de gerenciar de forma centralizada todas as demandas, bem como as tratativas de cada uma delas e a resposta aos demandantes. Para gerir essas informações de forma padronizada, a cooperativa criou o Sistema de Gestão de Relacionamentos (SGR): um software que integra num só local todo o fluxo de comunicação entre os associados e a cooperativa.

O objetivo do SGR, implantado em 2019, é centralizar as informações em um único sistema, que proporcione agilidade nas execuções e resoluções. O sistema permite monitorar a relação entre a cooperativa e seus associados, abrindo caminho para ações que evitem conflitos e desgastes desnecessários.

Desenvolvimento e metodologia

O SGR é alimentado por diversas áreas da cooperativa, começando pela área de Organização do Quadro Social (OQS) e passando pelos gerentes e demais funcionários, em seus contatos diários com os associados/clientes. Essas áreas coletam as demandas do público nos canais de comunicação e as inserem no sistema, classificando-as dentro dos seguintes parâmetros:

  • Canal (pesquisa, visita gerencial, ouvidoria, atendimento);
  • Data ou período;
  • Tipo da demanda (reclamação, sugestão, elogio, expectativa);
  • Descrição;
  • Associado/cliente;
  • Responsável pelo retorno;
  • Canal de retorno (e-mail, contato telefônico, visita);
  • Resposta/tratativa;
  • Data de início da tratativa e data de conclusão;
  • Status (em andamento, não iniciada, concluída, vencida);
  • Campo para observações;

A partir dos dados inseridos, é possível mapear todas as formas de relacionamento com o associado/cliente, entendendo seus anseios, dúvidas e sugestões e estruturando essas informações para gerar uma resposta rápida e assertiva. O SGR também permite a geração de relatórios, com indicadores e estatísticas.

O sistema, que foi criado em parceria com uma empresa de tecnologia externa, é armazenado em nuvem. A coleta de dados tem um ciclo mensal, para os canais contínuos como ouvidoria, pesquisas e caixa de sugestões; um ciclo bimestral, com as pesquisas de satisfação aplicadas nesse período; e um ciclo anual, com a pesquisa anual de satisfação nas pré-assembleias e assembleias.

O SGR também é alimentado com os números e resultados das ações e eventos da cooperativa, gerando indicadores para avaliação desses eventos e armazenando-os para análises de impacto e retorno. Foram criados indicadores de favorabilidade, que são avaliados a partir das pesquisas de satisfação internas e das pesquisas nos eventos e ações.

A coleta de dados se estende a todos os associados, clientes e outras partes interessadas e os relatórios são apresentados nas reuniões mensais dos gerentes, da Diretoria e, eventualmente, nas reuniões dos conselhos da cooperativa. 

Resultados e aprendizados

A implementação do SGR alinha-se com o segundo princípio do cooperativismo, “Gestão democrática”, ao promover a participação dos cooperados nos rumos da cooperativa, por meio da escuta de suas necessidades e expectativas.

Inicialmente, este acompanhamento era feito por meio de um software criado pela área de Tecnologia, em um servidor local. O software recebia os arquivos prontos e armazenava as atas das reuniões e os dados das pesquisas em Excel e Word. Com o novo sistema, o gerenciamento desses dados se tornou muito mais eficiente, dispensando o trabalho manual em planilhas e textos e permitindo a geração automática de relatórios e indicadores.

Um exemplo de demanda registrada no SGR que se transformou em melhoria efetiva foi a criação pelo Sicoob de uma taxa especial para a compra de máquinas e equipamentos pelos associados. Esta necessidade foi detectada a partir dos vários pedidos - registrados nos canais de comunicação - de redução da taxa de juros e disponibilização de outros instrumentos de crédito. 

Outra reclamação identificada pela cooperativa com ajuda do SGR era a demora no atendimento dentro da agência. A solução foi a abertura de novos correspondentes cooperativos para agilizar o fluxo de clientes. O mesmo aconteceu com o pedido de mais atendentes em dias de muito movimento, que resultou na contratação de novos estagiários para dar suporte nas filas e no ATM. 

Por fim, ao receber questionamentos sobre palestras com o tema “educação financeira”, o Sicoob União Centro Oeste criou um evento empresarial e rural em 2019 contemplando esse tema.

Além de melhorar e organizar a gestão dos canais de comunicação e permitir respostas mais assertivas, a implantação do SGR também trouxe maior segurança ao monitoramento das tratativas das demandas originadas pelos associados. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Mardem Alves de Souza - mardem.souza@sicoobuniaocentrooeste.com.br ou sicoobuniao@sicoobuniaocentrooeste.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O programa de reconhecimento por tempo de casa da Sicredi Celeiro MT/RR, denominado "Legado de Valor", é composto por uma série de ações definidas pela cooperativa para reconhecer e valorizar seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam motivados e acreditem que seus esforços e lealdade são apreciados e cultivados pela empresa. Porém a ideia do Programa vai além de trazer este reconhecimento. Deseja-se gerar experiências de uma maneira diferenciada trazendo aos colaboradores o impacto da essência do cooperativismo, ao mesmo tempo em que ele atualiza seus conhecimentos e tem momentos de cultura, lazer e trocas com os colegas.

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

ESGCOOP

Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Órgão consultivo formado por cooperados de várias especializações médicas discute a macropolítica da cooperativa e formaliza propostas para o conselho de administração. Os membros do conselho social são escolhidos por voto a cada quatro anos e representam todas as especialidades e os municípios onde a Unimed Vitória está presente.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.