Cocatrel lança canal oficial de atendimento por WhatsApp

Contexto e desafios
A Cocatrel cresceu e chegou a mais de 8.000 cooperados. É impossível atender todos ao mesmo tempo de forma presencial ou telefônica. Novas ferramentas surgiram e os cooperados, como qualquer outro brasileiro, utilizam a ferramenta de conversa WhatsApp.
No início fluiu muito bem, mas com a procura crescente de atendimento por este canal, foram disponibilizados diversos números diferentes para se atender por WhatsApp, impedindo um controle de qualidade efetivo. Um mesmo cooperado possuía em sua agenda quase dez telefones diferentes para falar na Cocatrel via WhatsApp.
A criação do Zap Cocatrel teve por objetivo centralizar essa demanda, ou seja, um único canal oficial, que com apoio de ferramentas inovadoras permitiu que diversos setores atendam no mesmo contato, que pode ser canalizado para qualquer departamento selecionável, como Venda de café, Financeiro, Laboratório, Lojas, Cadastro entre outros, gerando praticidade ao cooperado e controle de qualidade para a cooperativa. Desta forma, é possível também monitorar o atendimento.
Desenvolvimento e metodologia
O Zap Cocatrel é um contato de WhatsApp como todos os outros, mas com o apoio de ferramentas de gestão de atendimento autorizadas pela Meta (dona do Facebook e WhatsApp). Há diversos setores e departamentos atendendo no mesmo contato, garantindo acesso rápido e prático para os cooperados e os diferentes serviços da cooperativa.
Para utilizar basta o cooperado mandar uma mensagem para o número (35) 3266-8200. O início do atendimento é através de um bot simples, que perguntará se é um produtor rural ou terceiros. Desta forma, os serviços ofertados são separados. A gama maior é voltada ao produtor.
Além disso, através do Zap Cocatrel são disparados diversos avisos e informações de relevância ao cooperado de forma segura e transparente.
No Zap Cocatrel, o produtor pode acessar os serviços de:
- Informações e serviços de Café e Grãos (venda, extratos, adiantamentos);
- Lojas Cocatrel (cotações, disponibilidade de produtos etc.);
- Financeiro (boletos, crédito, acertos etc.);
- Assistência Técnica (dúvida, solicitar visitas etc.);
- Cadastro (novo associado, baixa, atualização etc.);
- Torrefação;
- Oficina;
- Laboratório;
- Feiras;
- Aluguel de Máquinas;
- Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogios etc.).
Além disso, no Zap Cocatrel, terceiros podem acessar os serviços de:
- Informações e serviços gerais da cooperativa;
- Lojas Cocatrel (cotações, disponibilidade de produtos etc.);
- Financeiro (boletos, crédito, acertos etc.);
- Cafeterias e Loja Online;
- Vagas de emprego;
- Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogios etc.);
A criação e gestão do Zap Cocatrel fica a cargo da área de atendimento e relacionamento, sob a coordenação de Kelvin Vieira.
Resultados e aprendizados
Foi realizada a diversificação das áreas de atendimento, com acesso aos setores de café, plano de saúde, departamento técnico, armazém, financeiro e suporte geral ao cooperado.
Também foi criado um padrão de atendimento no WhatsApp para cooperados e terceiros e uma comunicação ativa frequente nos grupos com os cooperados.
O resultado foi um crescimento de 149% ao longo de 2022 no número de atendimentos, gerando qualidade e segurança. Em 2023, os atendimentos pelo canal cresceram 495%, chegando a 25.000 atendimentos.
Todos os atendimentos são avaliados, sendo 4,71 a nota de avaliação média dos atendimentos de 2023 numa escala de 0 a 5. Além disso, foram recebidas 739 avaliações de feedback, com 97% das notas entre 4 e 5.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Protagonismo sustentável
-

Multiplicando resultados
Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.

Sicredi Cerrado GO fomenta novos investimentos melhorando o relacionamento com associados investidores
Evento para fomentar novos investimentos por parte dos associados e prospects da agência, melhorando o relacionamento com associados investidores.

Água: um bem precioso
Projeto: Programa Pronascentes – Cuidando das Águas do Canavial Objetivo: Proteção, preservação, conservação e recuperação de todas as 83 nascentes mapeadas da microbacia do Córrego Canavial (Minas Gerais) através do cercamento das áreas das nascentes, plantio e replantio de mudas. Resultados: Número total de nascentes preservadas: 24 (antes) e 54 (após a finalização do projeto). Produtores aptos pelo programa de preservação: 0 (antes) e 22 (após a finalização). Aumento da vazão do Córrego Canavial: 8,5 milhões l/dia (antes) para 10 milhões l/dia (depois).