Cresol Transformação conscientiza e engaja em prol de comunidades mais sustentáveis
A transformação não está só no nome da Cresol Transformação, presente em cidades de Santa Catarina e Minas Gerais, que atua para tornar as comunidades mais sustentáveis e conscientes sobre a importância de preservar o meio ambiente. Nesse contexto, as equipes da Cresol Transformação e as comunidades vizinhas à cooperativa promoveram, em 2023, a jornada de cooperação batizada como a "Ação de Cooperação para o Meio Ambiente". “Trata-se de uma iniciativa da cooperativa para promover sensibilização tanto dos colaboradores quanto das comunidades sobre o meio ambiente. Sendo assim, a partir da semana do Meio Ambiente e durante um mês, diversas atividades foram propostas para que as equipes das agências onde a Cresol Transformação está inserida se engajassem em causas e ações necessárias”, explica Rubens Staloch, que atua na área de relacionamento com o quadro social da cooperativa.
Uma cascata de sustentabilidade
A Ação de Cooperação para o Meio Ambiente liderada pela Cresol Transformação tem o objetivo de despertar a sensibilização dos colaboradores e comunidades sobre o meio ambiente e incentivar mudanças de práticas e hábitos em prol de um futuro mais sustentável. Isso foi feito por meio de uma série de atividades, como:
- Redução de uso de copos descartáveis;
- Entrega de mudas para os associados;
- Plantio de mudas de árvores nativas por parte de colaboradores e comunidade;
- Postagens de dicas sustentáveis nas redes sociais;
- Realização de caminhada ecológica;
- Realização de plantio de árvores em propriedade pública ou escolar;
- Realização de oficinas de educação ambiental nas escolas;
- Arrecadação de donativos/materiais conforme necessidade do município;
- Realização de um dia de ações voltadas à cooperação.
Nove municípios estiveram no escopo da Ação de Cooperação para o Meio Ambiente: Dona Emma; Ibirama; Mirim Doce; Presidente Getúlio; Taió; Olhota; Gaspar em Santa Catarina, além de Curvelo e Morada Nova em Minas Gerais. O planejamento do projeto levou em consideração as necessidades de cada localidade, que recebeu atividades específicas de acordo com sua realidade. In the end, the agencies were awarded according to the actions carried out in accordance with rules that aimed to encourage activities.
Impactos e resultados
A Cresol Transformação estima que mais de 1000 pessoas foram diretamente impactadas pelas atividades realizadas durante a Ação de Cooperação para o Meio Ambiente. Mais de 200 árvores foram plantadas e muitas outras entregues para associados. A educação foi parte importante da iniciativa. As caminhadas ecológicas foram feitas com as escolas locais, ensinando sobre o meio ambiente desde cedo. As escolas também receberam oficinas de educação ambiental. “Certamente, o maior impacto para o meio ambiente está na sensibilização daqueles que participaram da ação, mantendo-os alerta sobre a importância de mudança de práticas, mesmo aquelas pequenas do dia a dia como utilizar copos reutilizáveis ao invés do descartável. Ainda, pode-se citar diretamente o plantio de árvores junto às comunidades e propriedades dos associados”, conta Staloch ao Cooperação Ambiental. “Já no aspecto social, o principal impacto social da iniciativa é a contribuição para reflexões sobre o meio ambiente e a partir destas, incitar mudança de práticas, oportunizando melhorias para a qualidade de vida no planeta, pois, quando unimos esforços, os resultados tendem a ser maximizados”, encerra.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Com a necessidade de padronizar a difusão e aumentar a quantidade dos conteúdos relacionados à cooperativa, o Sicoob União Centro-Oeste criou a Gestão do Conhecimento. Com a ajuda de três ferramentas, a iniciativa fomenta a produção de conhecimento entre os colaboradores de forma lúdica e inovadora.
Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.
Para fomentar sua cultura de inovação, a Unimed Vitória criou um programa de ideias que premia os colaboradores com dinheiro e bolsas de estudos. Depois de apresentadas, as ideias são avaliadas por um comitê de gestores, que avalia a viabilidade de cada projeto. Entre 2011 e 2015, os colaboradores apresentaram mais de 2 mil ideias. Dentre elas, 126 foram consideradas viáveis e a cooperativa implementou 35.
A cooperativa implementou um novo processo em suas assembleias. As reuniões agora são online e, desta forma, os cooperados podem participar independente da sua localização, aumentando a inclusão e participação democrática. Um hotsite foi criado e as ferramentas online para realização assembleias foram fundamentais para a realização das assembleias. No hotsite é centralizada todas as informações relevantes que podem ser acessadas pelos cooperados, como manuais de participação, edital de convocação e canais para envio de sugestões e informações pré-assembleares. Isso simplifica o processo e torna mais fácil para os cooperados se envolverem.