cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Viacredi inova gestão através de avaliação de competências e registro detalhado de atividades

Imagem Destaque

2007
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito do Vale do Itajaí
933
2
Viacredi
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A Viacredi criou o processo de avaliação de competências, em 2007, e o passaporte profissional, em 2010. O objetivo de ambas as iniciativas é manter a qualidade de trabalho, incentivar os colaboradores a se desenvolverem dentro da cooperativa, e aumentar a comunicação entre os líderes e trabalhadores.

Contexto e desafios

Maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados, a Viacredi visa oferecer as melhores oportunidades de produtos e serviços. E para manter a qualidade do trabalho, a cooperativa desenvolve as equipes por meio de diversos programas. 

Nesse cenário, a Viacredi implementou, em 2007, o processo de avaliação das competências de cada colaborador. A ideia é desenvolver um plano de ação que auxilie no desenvolvimento profissional de cada um a partir dos conhecimentos e habilidades, assim como do cenário de negócios da cooperativa.

Em 2010, a Viacredi criou outra ferramenta para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhadores: o passaporte profissional. A ideia surgiu após alguns trabalhadores evidenciarem a falta de acompanhamento dos gestores. 

O objetivo da proposta é registrar todas as informações sobre o trabalho do colaborador na cooperativa e facilitar a mudança de equipes e as transferências de cargo. Além disso, a comunicação entre os líderes e os trabalhadores também melhora.

Desenvolvimento e metodologia

A Viacredi desenvolveu uma metodologia detalhada para a gestão por competências. Tudo começa quando os líderes solicitam a avaliação de seus colaboradores, feita por meio de um sistema on-line. Com o pedido liberado pela área de gestão de pessoas, o trabalhador tem 60 dias para concluir a avaliação, dividida em três etapas.

A primeira etapa consiste na autoavaliação de cada colaborador. Nesse passo, ele analisa o próprio desempenho durante o ano e o plano de desenvolvimento traçado. Após a análise, o trabalhador atribui uma nota conforme os critérios estabelecidos.

A segunda etapa é a avaliação do superior imediato. Nela, o líder analisa as realizações e o plano de desenvolvimento do colaborador, também preenchendo a avaliação segundo os critérios de nota estabelecidos.

Por fim, acontece o feedback e o plano de desenvolvimento para o ano seguinte. O superior imediato faz uma reunião com o colaborador, destacando os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. A partir dessa conversa, o líder e o trabalhador formulam o novo plano de desenvolvimento e novas metas.

Esse processo reforça três competências importantes para a evolução da Viacredi: 

  • Ser cooperativo de fato;
  • Organização sistêmica e singular;
  • Relacionamento sustentável.

Além das competências essenciais para a cooperativa, a avaliação também conta com dois tipos de habilidades: as essenciais e as funcionais. A primeira está relacionada à cultura e os valores organizacionais. Já a segunda analisa o grau de responsabilidade dos colaboradores e a complexidade das atividades realizadas por eles.

Os critérios de nota de cada competência seguem uma grade de pontuação de 1 a 4:

  • Nota 1: nível insuficiente, colaborador não apresenta o comportamento avaliado;
  • Nota 2: nível parcial;
  • Nota 3: nível completo;
  • Nota 4: nível superior.

Após as avaliações, é hora do passaporte profissional entrar em jogo. Nele, ficam registrados a última avaliação de competências, o plano de desenvolvimento, os feedbacks, e o currículo atualizado do colaborador. Os passaportes são desenvolvidos eletronicamente e atualizados pelos líderes.

Resultados e aprendizados

Buscando oferecer uma avaliação de qualidade aos colaboradores, a Viacredi implementou melhorias na gestão por competências. No início, a avaliação era feita manualmente, com o líder encaminhando os planos de desenvolvimento de seus trabalhadores para a área de gestão de pessoas.

A cooperativa sistematizou as avaliações, permitindo mais agilidade no processo e maior disponibilidade para consulta dos envolvidos. Além disso, o login e a senha de acesso, que antes eram dados pela área de gestão de pessoas, são os mesmos do acesso à intranet.

As competências também evoluíram, visto que os supervisores começaram a participar das avaliações de competências. Com essa mudança e a adição de mais quatro habilidades, as competências analisadas foram estruturadas como essenciais e funcionais. 

A Viacredi obteve resultados positivos com a implementação de ambas as práticas. Além da evolução dos cooperados, a cooperativa observou a diminuição da taxa de rotatividade de seus colaboradores. 

Essa mudança evidencia que a cooperativa estimula o crescimento interno de seus colaboradores. Ao se engajarem, eles têm mais chances de serem promovidos e conseguem se tornar peças essenciais para o crescimento da cooperativa no mercado. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Micheli Fernanda Kraemer do Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos e Melhoria Contínua -  micheli@viacredi.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Essa prática visa demonstrar a elaboração, revisão, disseminação e monitoramento do Planejamento Estratégico da Unimed Belém, com foco na publicidade das diretrizes estratégicas da cooperativa, em função da necessidade de propagar em todas as oportunidades, as ações, indicadores e metas estratégicas necessárias para alcance dos resultados, ou seja, o Planejamento Estratégico para tomada de decisões e melhor distribuição de recursos para alcance de resultados previstos no período de 2018-2022.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A fim de aproximar os cooperados, a Coopera desenvolveu uma estrutura de elos que interligam diversos projetos em prol de um propósito comum. As iniciativas abordam a organização do quadro social, educação, gestão, cultura, esportes, lazer, saúde, meio ambiente e cidadania.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O "CREDICOMLab. Recebe" se trata de uma ação da cooperativa Sicoob Credicom, que visa estabelecer laços colaborativos entre outras cooperativas, empresas, startups, universidades e demais entidades. Seu propósito central é fomentar a troca de conhecimentos e experiências em torno de ações de inovação. Lançada em 2022, essa iniciativa continua a prosperar até os dias atuais, como case referência de intercooperação, impulsionada pelo êxito alcançado em sua estruturação e implementação. Destaca-se ainda que, há alta demanda por participação desse momento, especialmente por parte de cooperativas, que demonstram um interesse em se envolver nesse ambiente de colaboração e aprendizado.

ESGCOOP

Região: Norte Categoria: Finanças verdes Ação/projeto: Recuperação da força da cafeicultura de Rondônia a partir da produção sustentável da valorização do agricultor local. ODSs: Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis Objetivo 15 - Vida Sobre a Terra Resultados: Recuperação do potencial produtivo da região Diversidade e inclusão no segmento de cafeicultura Reconhecimento da qualidade do café de Rondônia

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.