Viacredi faz seu planejamento 2022-2025 engajando seus cooperados, colaboradores, parceiros e fornecedores

Contexto e desafios
O propósito da Viacredi é unir pessoas e transformar vidas. Todo propósito é fundamentado em uma filosofia, mas é na forma como se coloca em prática que é feita a diferença - envolvendo as pessoas para impactar positivamente as vidas umas das outras. O planejamento estratégico da cooperativa é o reflexo desse compromisso.
A ideia de desenvolver um planejamento estratégico que ficasse apenas em gavetas ou restrito aos dirigentes da Cooperativa não é uma opção. Desta forma, a melhor maneira de engajar as pessoas é trazê-las para o processo de construção desde o início.
O Planejamento Estratégico é de responsabilidade de todos, e todos têm sua parcela de contribuição. É por isso que se optou por uma abordagem colaborativa desde o início do processo.
Desenvolvimento e metodologia
O Planejamento Estratégico (PE) tem como premissa o envolvimento de todos os colaboradores, da criação à sua execução. O atual ciclo do PE se baseia em três diretrizes estratégicas:
- Colaborador Feliz (tripulação),
- Cooperado Realizado (destino)
- Cooperativa Sustentável (barco).
Inspirados na obra de Roberto Adami Tranjan, "A Empresa de Corpo, Mente e Alma", foi empregada a analogia da tripulação, representando o corpo (barco), a mente (destino) e a alma (tripulação). Dessa forma, acreditou-se em um cooperativismo impulsionado por propósito, feito por pessoas e para pessoas.
A tripulação engloba o time, todas as pessoas que tornam a Viacredi e o cooperativismo uma realidade diária, incluindo colaboradores, parceiros e fornecedores. O destino representa a visão de futuro, personificando os cooperados e a comunidade, a razão da existência e o ponto para onde a cooperativa dirige os esforços diários. Por fim, o barco simboliza as instalações, equipamentos, processos de trabalho e recursos financeiros - tudo o que é tangível e mensurável para o desempenho organizacional.
Durante um ano, mais de 1.800 colaboradores contribuíram na elaboração de planos operacionais, alcançando 100% de participação de todos os times e gerando sugestões baseadas nas necessidades e demandas de cooperados e colaboradores.
Durante as reuniões com o comitê cooperativo (comitê composto por cooperados que atuam de forma voluntária), foi apresentado o Planejamento Estratégico até o nível tático, permitindo-lhes contribuir com a criação de estratégias operacionais. Dessa forma, o comitê foi engajado na construção desse processo.
A partir das contribuições foi feito um refino e atualmente, 58 ações operacionais do Planejamento Estratégico da Cooperativa estão em andamento, com 34 itens (59%) já concluídos.
Para mensurar as diretrizes do PE, foram utilizados indicadores estratégicos denominados Estrelas-Guias, que representam os objetivos almejados, e que mostram o rumo que deve ser seguido e o nível de alcance obtido. Os indicadores e os objetivos definidos são:
1) Tripulação: Clima 95
2) Destino: Nº de Cooperados 1.3 milhões, Experiência do Cooperado 71 e Vinculação 45%
3) Barco: Eficiência da Cooperativa 40%
Toda a liderança está envolvida com projetos do Planejamento Estratégico. Os diretores e superintendentes respondem pelas estratégias, os gerentes regionais e administrativos pelos objetivos táticos, e os gerentes de Postos de Atendimento pelos planos operacionais. Os líderes contam com uma equipe de trabalho técnica, envolvendo colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos, para o planejamento e execução das ações, reforçando o olhar para os grupos multidisciplinares.
A execução dos planos operacionais ocorre em "ondas", com um cronograma definido, e a cada 3 meses, uma nova onda é iniciada. A cada 60 dias, após o lançamento da onda, os responsáveis pelos planos táticos e a equipe técnica apresentam o status de andamento para a diretoria e superintendência responsável pela diretriz estratégica. As ações são revisadas periodicamente para manter o PE como um organismo vivo dentro da Cooperativa.
Além disso, a Cooperativa conta com um Comitê Estratégico, composto pela diretoria, superintendência e presidência do Conselho de Administração, para auxiliar nos alinhamentos das expectativas e direcionar a execução dos projetos relacionados à expansão, pessoas e sustentabilidade do negócio. Os planos operacionais são acompanhados por todos os colaboradores por meio do Portal Interno, no qual são disponibilizados os percentuais de andamento de cada projeto.
A divulgação do plano estratégico para o período de 2022-2025 ocorreu durante a convenção estratégica, um evento que tradicionalmente acontece a cada dois anos, no entanto, devido à pandemia, esse intervalo foi estendido para três anos. A convenção foi conduzida presencialmente e teve a participação de mais de 1.800 colaboradores. Para facilitar o entendimento do plano estratégico, foi criada uma imagem ilustrativa que represente nossas diretrizes, objetivos e planos operacionais, a qual denominamos de carta náutica.
Para manter o tema sempre presente e atualizado entre os mais de 170 líderes, foi instituído um ritual cultural significativo conhecido como GPS (Gestão de Pessoas Servidoras).
Este encontro reúne toda a liderança da cooperativa e tem como foco principal o desdobramento da estratégia. No decorrer do ano de 2023, foram realizadas 4 edições do GPS, cada uma abordando um tema específico: Estratégia, Colaborador Feliz, Cooperado Realizado e Cooperativa Sustentável. Esses encontros destacam a relevância contínua do planejamento estratégico da Cooperativa e proporcionam um espaço vital para a discussão e ações alinhadas aos objetivos estratégicos definidos.
Resultados e aprendizados
O alinhamento estratégico e a divulgação do plano estratégico para todos os colaboradores não apenas facilitam um senso de pertencimento, mas também proporcionam uma compreensão clara da direção futura da Cooperativa.
Como evidência do entendimento das estratégicas da Cooperativa há o resultado da pesquisa GPTW aplicada todos os anos. Na pesquisa existe uma pergunta que fala: Sinto que meu time de trabalho está comprometido com os objetivos estratégicos da cooperativa. A nota dessa pergunta foi 92 de 100.
Recentemente, foi aplicado o termômetro do clima, que será disparado a cada 3 meses e nele há a seguinte pergunta: Sinto que meu time de trabalho está comprometido com os objetivos estratégicos da cooperativa. Nesta pergunta a nota da cooperativa foi 89 de 100.
A evolução das estrelas guias também é um destaque importante para a evolução de indicadores:
INDICADOR |
2021 |
Atual (03/2024) |
Objetivo 2025 |
COOPERADOS |
796.065 |
946.673 |
1.300.000 |
NPS |
70 |
55 |
71 |
VINCULAÇÃO |
38,84% |
38,71% |
45% |
EFICIÊNCIA OP. |
45,25% |
41% |
40% |
CLIMA |
89 |
91 * |
95 |
* Resultado GPTW 2023.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Coocafé realiza gestão de seus ativos e melhora performance e produtividade
O projeto Geração Cooperativa: Fortalecendo o Presente Construindo o Futuro, é uma iniciativa realizada em conjunto com o Sistema Ocemg e com a parceria da Coopcel - Cooperativa de Trabalho Cultural e Educacional da Região de Lajinha, com foco em evidenciar para as novas gerações e para as mulheres, os diferenciais do cooperativismo, promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa região. A iniciativa busca contemplar desde as crianças, com o espaço “Cooperando com o amanhã”, passando pelos cooperados, com cursos voltados a utilização de drones na agricultura e pela juventude e mulheres do campo com workshops voltados ao café no espaço “Coffee Coonect”. Ainda, buscando ampliar olhares, é promovido o workshop: A mulher na gestão da propriedade rural, com foco em cooperadas, mulheres, filhas e netas dos cooperados.

Unimed Vale do São Francisco lança programa educacional para capacitar jovens aprendizes
Por meio de encontros mensais, aprendizes da Unimed Vale do São Francisco constroem ‘projetos de vida’, trocam experiências com colaboradores e realizam cursos de EAD. Projeto fortalece a retenção de talentos e potencializa a capacitação dos participantes.

Com sistema de pontos e benefícios, Unimed Poços de Caldas aumenta participação de cooperados
Com o propósito de aumentar a participação dos médicos cooperados, a Unimed Poços de Caldas desenvolveu o Programa de Desenvolvimento Cooperativista (PDC). Com ele, os associados são pontuados a cada iniciativa ou ação que participam, sendo premiados com benefícios.

Coopama cria metodologia para melhorar sua comunicação interna
Com o objetivo de melhorar a comunicação entre gerentes, coordenadores e colaboradores, a Coopama criou o Coordenador em Ação, iniciativa que tem como proposta realizar reuniões mensais, e fazer o planejamento e o acompanhamento das atividades.