Sicredi Pantanal MS implementou a pesquisa anual de governança, fundamental para o crescimento sustentável da cooperativa

Contexto e desafios
A Governança Cooperativa é um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos associados.
A adoção das boas práticas de Governança na cooperativa tem por finalidades:
- Ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa;
- Facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas;
- Contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista;
- Aprimorar a participação do cooperado no processo decisório;
- Obter melhores resultados econômico-financeiros;
- Incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social;
- Aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.
A satisfação das necessidades e expectativas dos associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Dessa forma, para verificar se os associados estão satisfeitos com a atuação da cooperativa e com as relações sociais estabelecidas, a Cooperativa implantou em março de 2021, a Pesquisa de Governança.
Desenvolvimento e metodologia
A pesquisa é realizada anualmente, desde 2021, via plataforma Forms e tem como público-alvo coordenadores de núcleo e associados participantes do processo assemblear do ano de aplicação. A área de Gestão de Pessoas fica responsável pela pesquisa (ajustes e acompanhamento) e pelo resultado (ajuste, envio ao Conselho de Administração, às lideranças, aos colaboradores e Coordenadores, e ações corretivas, quando necessário) e a área de Comunicação pelo envio e replicação.
A pesquisa é composta das seguintes perguntas:
- As datas e horários disponíveis da Assembleia propiciaram a minha participação?
- O seu direito ao voto foi resguardado no ato da Assembleia. Você conseguiu votar sem maiores problemas?
- A Assembleia em formato digital foi um fator importante para a minha participação?
- A Plataforma Digital utilizada para a Assembleia foi de fácil entendimento e manuseio?
- Eu percebo como forte a atuação social da cooperativa?
- Eu estou contente com a forma com que minha cooperativa está sendo gerida?
- O que eu considero mais importante na atuação da minha Cooperativa?
- Deixe aqui seus comentários, elogios e sugestões de melhorias para apoiar o desenvolvimento da sua Cooperativa.
A pergunta-chave para gerar o indicador da Cooperativa de melhoria da satisfação dos associados é:
9) Eu estou contente com a forma com que minha cooperativa está sendo gerida, sendo:
- 4 e 5 estrelas - % Promotores: associados satisfeitos com os processos de governança.
- 3 estrelas - % Neutros: associados não parcialmente satisfeitos com os processos de governança.
- 1 e 2 estrelas - % Detratores: associados não satisfeitos com os processos de governança.
O cálculo é feito da seguinte maneira:
- % Promotores: soma dos associados classificação 4 e 5 divide pelo total de respondentes;
- % Neutros: soma dos associados classificação 3 divide pelo total de respondentes;
- % Detratores: soma dos associados classificação 1 e 2 divide pelo total de respondentes;
Três possíveis zonas de classificação da Pesquisa:
- Zona de Excelência: pontuação de 76 até 100.
- Zona de Qualidade: pontuação de 50 até 75.
- Zona de Aperfeiçoamento: pontuação de 0 até 49.
Sendo o nível mínimo aceitável do indicador para a Sicredi Pantanal MS: Estar classificado dentro da zona de Excelência no % de Promotores.
Como parte da metodologia, as propostas de melhorias identificadas são tratadas com as áreas de impacto responsáveis, desenvolvendo-se, a partir deste ato, um plano de ação para melhoria e desenvolvimento dos pontos identificados. E os resultados da pesquisa são disponibilizados para conhecimento dos coordenadores de núcleo da Cooperativa, por meio do grupo de WhatsApp.
Após o prazo de realização da pesquisa, é feito o levantamento do indicador, para avaliar se o nível mínimo aceitável para a Cooperativa foi atingido, que é estar classificado dentro da zona de Excelência no % de Promotores acima de 90%.
Resultados e aprendizados
Os resultados da pesquisa são divulgados para os públicos de interesse da Cooperativa, tais como colaboradores, associados e dirigentes por meio do WhatsApp e redes digitais.
Os dados são usados para divulgação, os comentários dos promotores são usados para engajamento interno dos colaboradores por meio do painel de elogios e os comentários detratores são trabalhados por meios de planos de ação para melhoria de processos.
Como sugestão de melhoria decorrente de associados na última pesquisa:
“No link para votação criar algo mais fácil e ágil para votação, e não fazer um cadastro e depois ir colocar uma senha para depois votar. Teria que ser tipo CPF e logo em seguida para segurança tipo nome da mãe e pronto e já estava dentro do sistema de votação.” E: “Sugestão de votar na assembleia pelo aplicativo bancário.”
A cooperativa melhorou seus processos e tecnologia e, no ano de 2024, disponibilizará o acesso às assembleias digitais por meio do aplicativo Sicredi Mobi, o mesmo que todos os associados acessam as suas movimentações financeiras. Essa sugestão, que partiu de dois associados que contribuíram com a pesquisa, impactou mais de 29 mil associados da nossa Cooperativa.
Anualmente, a quantidade de respondentes está aumentando, isso significa um maior engajamento com o processo participação dos cooperados na gestão da cooperativa:
É feito o levantamento com os cooperados perguntado se estão satisfeitos com a forma como a cooperativa é gerida, a fim de avaliar sua a satisfação com a gestão. E o nível mínimo aceitável desse indicador tem que estar classificado acima de 90%, dentro da zona de Excelência, no % de Promotores e desde 2021, a cooperativa está atingindo esse patamar:
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Sicoob União Centro Oeste implementou um Sistema de Gestão de Relacionamento para gerenciar em um só local todas as demandas provenientes de seus canais de comunicação com os associados. O sistema otimiza a resposta a estas demandas, permite monitorar a satisfação do público e gera relatórios e estatísticas para análise pelos líderes da cooperativa.
Projeto: Olho D´Água Objetivo: Restauração de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, na área de atuação da Cocari, presente nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, visando suprir as necessidades domésticas e agropecuárias, além da proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos, da fauna e da flora local. Resultados: Em 2021 o projeto alcançou a marca histórica de 1.000 nascentes recuperadas, comemorada no dia 28 de julho, Dia do Agricultor; Com a restauração, a vazão de água da nascente aumenta e se torna límpida, protegida e própria para o consumo; Projeto premiado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura; Desde 2014 recebe o selo Chico Mendes de preservação; Em 2014, conquistou o troféu Cooperativa do Ano, em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Em 2019, recebeu o troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia, criado pela Editora Expressão, em 1993; É uma referência para outras instituições e municípios que procuram a Cocari, para aprender a técnica de restauração.
Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.
Após notar que precisava identificar melhor as carências de treinamento em suas equipes, a Unimed Sul Capixaba idealizou planos para aprimorar o desenvolvimento dos colaboradores. Para isso, a cooperativa realiza o Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT), uma iniciativa voltada para proporcionar treinamentos comportamentais e técnicos. Com a instituição do LNT atual, a Unimed Sul Capixaba otimizou treinamentos, reduziu custos de capacitação e obteve melhores resultados ano após ano.