Sicredi Pantanal MS implementou a pesquisa anual de governança, fundamental para o crescimento sustentável da cooperativa

Contexto e desafios
A Governança Cooperativa é um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos associados.
A adoção das boas práticas de Governança na cooperativa tem por finalidades:
- Ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa;
- Facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas;
- Contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista;
- Aprimorar a participação do cooperado no processo decisório;
- Obter melhores resultados econômico-financeiros;
- Incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social;
- Aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.
A satisfação das necessidades e expectativas dos associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Dessa forma, para verificar se os associados estão satisfeitos com a atuação da cooperativa e com as relações sociais estabelecidas, a Cooperativa implantou em março de 2021, a Pesquisa de Governança.
Desenvolvimento e metodologia
A pesquisa é realizada anualmente, desde 2021, via plataforma Forms e tem como público-alvo coordenadores de núcleo e associados participantes do processo assemblear do ano de aplicação. A área de Gestão de Pessoas fica responsável pela pesquisa (ajustes e acompanhamento) e pelo resultado (ajuste, envio ao Conselho de Administração, às lideranças, aos colaboradores e Coordenadores, e ações corretivas, quando necessário) e a área de Comunicação pelo envio e replicação.
A pesquisa é composta das seguintes perguntas:
- As datas e horários disponíveis da Assembleia propiciaram a minha participação?
- O seu direito ao voto foi resguardado no ato da Assembleia. Você conseguiu votar sem maiores problemas?
- A Assembleia em formato digital foi um fator importante para a minha participação?
- A Plataforma Digital utilizada para a Assembleia foi de fácil entendimento e manuseio?
- Eu percebo como forte a atuação social da cooperativa?
- Eu estou contente com a forma com que minha cooperativa está sendo gerida?
- O que eu considero mais importante na atuação da minha Cooperativa?
- Deixe aqui seus comentários, elogios e sugestões de melhorias para apoiar o desenvolvimento da sua Cooperativa.
A pergunta-chave para gerar o indicador da Cooperativa de melhoria da satisfação dos associados é:
9) Eu estou contente com a forma com que minha cooperativa está sendo gerida, sendo:
- 4 e 5 estrelas - % Promotores: associados satisfeitos com os processos de governança.
- 3 estrelas - % Neutros: associados não parcialmente satisfeitos com os processos de governança.
- 1 e 2 estrelas - % Detratores: associados não satisfeitos com os processos de governança.
O cálculo é feito da seguinte maneira:
- % Promotores: soma dos associados classificação 4 e 5 divide pelo total de respondentes;
- % Neutros: soma dos associados classificação 3 divide pelo total de respondentes;
- % Detratores: soma dos associados classificação 1 e 2 divide pelo total de respondentes;
Três possíveis zonas de classificação da Pesquisa:
- Zona de Excelência: pontuação de 76 até 100.
- Zona de Qualidade: pontuação de 50 até 75.
- Zona de Aperfeiçoamento: pontuação de 0 até 49.
Sendo o nível mínimo aceitável do indicador para a Sicredi Pantanal MS: Estar classificado dentro da zona de Excelência no % de Promotores.
Como parte da metodologia, as propostas de melhorias identificadas são tratadas com as áreas de impacto responsáveis, desenvolvendo-se, a partir deste ato, um plano de ação para melhoria e desenvolvimento dos pontos identificados. E os resultados da pesquisa são disponibilizados para conhecimento dos coordenadores de núcleo da Cooperativa, por meio do grupo de WhatsApp.
Após o prazo de realização da pesquisa, é feito o levantamento do indicador, para avaliar se o nível mínimo aceitável para a Cooperativa foi atingido, que é estar classificado dentro da zona de Excelência no % de Promotores acima de 90%.
Resultados e aprendizados
Os resultados da pesquisa são divulgados para os públicos de interesse da Cooperativa, tais como colaboradores, associados e dirigentes por meio do WhatsApp e redes digitais.
Os dados são usados para divulgação, os comentários dos promotores são usados para engajamento interno dos colaboradores por meio do painel de elogios e os comentários detratores são trabalhados por meios de planos de ação para melhoria de processos.
Como sugestão de melhoria decorrente de associados na última pesquisa:
“No link para votação criar algo mais fácil e ágil para votação, e não fazer um cadastro e depois ir colocar uma senha para depois votar. Teria que ser tipo CPF e logo em seguida para segurança tipo nome da mãe e pronto e já estava dentro do sistema de votação.” E: “Sugestão de votar na assembleia pelo aplicativo bancário.”
A cooperativa melhorou seus processos e tecnologia e, no ano de 2024, disponibilizará o acesso às assembleias digitais por meio do aplicativo Sicredi Mobi, o mesmo que todos os associados acessam as suas movimentações financeiras. Essa sugestão, que partiu de dois associados que contribuíram com a pesquisa, impactou mais de 29 mil associados da nossa Cooperativa.
Anualmente, a quantidade de respondentes está aumentando, isso significa um maior engajamento com o processo participação dos cooperados na gestão da cooperativa:
É feito o levantamento com os cooperados perguntado se estão satisfeitos com a forma como a cooperativa é gerida, a fim de avaliar sua a satisfação com a gestão. E o nível mínimo aceitável desse indicador tem que estar classificado acima de 90%, dentro da zona de Excelência, no % de Promotores e desde 2021, a cooperativa está atingindo esse patamar:
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Multiplicando resultados
Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.

Transformando passivos ambientais em energia limpa e renovável
Objetivo: Gerar energia limpa e renovável através da biodigestão anaeróbia dos dejetos de suínos, minimizando os impactos ambientais da atividade de suinocultura, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Horas de geração própria de energia: 19 mil horas. KWh gerado com o biogás: 1.127.869. Valores gerados com a produção do biogás: R$ 600 mil.

Água: um bem precioso
Projeto: Programa Pronascentes – Cuidando das Águas do Canavial Objetivo: Proteção, preservação, conservação e recuperação de todas as 83 nascentes mapeadas da microbacia do Córrego Canavial (Minas Gerais) através do cercamento das áreas das nascentes, plantio e replantio de mudas. Resultados: Número total de nascentes preservadas: 24 (antes) e 54 (após a finalização do projeto). Produtores aptos pelo programa de preservação: 0 (antes) e 22 (após a finalização). Aumento da vazão do Córrego Canavial: 8,5 milhões l/dia (antes) para 10 milhões l/dia (depois).

Unimed Juiz de Fora cria jogo para preparar equipe para novo planejamento estratégico
Evento Play - Desafio de Estratégia teve participação de mais de cem funcionários em uma série de desafios lúdicos e gamificados, que visavam a disseminar conhecimento sobre estratégia e incentivar o engajamento da equipe. O time vencedor foi premiado e participou da elaboração do planejamento estratégico seguinte.