cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica

Imagem Destaque

2009
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico
5
5
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A Unimed-BH sentiu a necessidade de incentivar os colaboradores a entenderem os processos e serviços executados pela cooperativa. Para isso, a organização colocou um projeto de gestão de processos em prática. Com ele, os macroprocessos da Unimed-BH são divididos em inúmeras atividades que passam por mapeamento, definição de indicadores de desempenho, e definição do responsável. A cooperativa avalia que a nova dinâmica proporciona resultados positivos para o negócio.

Contexto e desafios

A Unimed-BH não mede esforços quando o assunto é inovar e melhorar a cooperativa interna e externamente. Por isso, em 2008, a organização incluiu o aprimoramento do modelo de gestão em seu planejamento estratégico.

Para melhorar a gestão, a Unimed-BH planejou a implantação de um sistema de gestão integrado (SIG). A iniciativa considerou os requisitos de gestão de risco e controle de qualidade da norma ISO 9001, que certifica a capacidade da empresa em fornecer bons produtos e serviços.

Dessa maneira, em 2009, a cooperativa decidiu implementar uma gestão por processos, buscando melhorar a qualidade dos procedimentos organizacionais. O objetivo principal é incentivar os colaboradores a enxergarem a cooperativa com uma visão sistêmica, entendendo os processos e serviços executados. 

Desenvolvimento e metodologia

A Unimed-BH precisou desenvolver uma metodologia capaz de suportar o SIG e alcançar os objetivos propostos. Com esse propósito, a gestão contou com o auxílio de ferramentas para o planejamento, a execução, o controle e a melhoria dos processos.

O início da prática se dá com a definição da cadeia de valor. A delimitação evidencia os processos de negócio, as atividades estratégicas e macroprocessos e a proposta de valor entregue aos clientes.

Em seguida, o macroprocesso é desmembrado em atividades e processos. Com a divisão feita, cada ação passa por um mapeamento, definição de indicadores e seleção de responsáveis.

  • Mapeamento do processo: composição do processo, considerando, fornecedores, insumos, produtos (saídas) e clientes.
  • Indicadores de desempenho: estabelecidos para monitorar os processos, proporcionando alcance de resultados e melhorias.
  • Definição de responsáveis: encarregados dos processos ou atividades e de promover a gestão dos resultados.

Junto dos responsáveis pelas atividades, a coordenação de processos e qualidade também está presente na iniciativa. A área padroniza os processos junto da gestão, e valida todos os documentos elaborados, disponibilizando-os na intranet da Unimed-BH.

Seguindo todos esses passos, a gestão de processos identifica erros e oportunidades de melhoria. E para detectar falhas e monitorar o andamento das ações, a cooperativa também realiza auditorias internas e externas.

Resultados e aprendizados

A gestão por processos da Unimed-BH já passou por diversas mudanças, sempre com o foco em oferecer uma prática de qualidade, que traz melhorias à cooperativa. Para facilitar a consulta do colaborador, a publicação da cadeia de valor e do mapa de processos e procedimentos passou a ser gerenciada eletronicamente.

Pensando na organização da gestão, a cooperativa se baseou no BPMN, uma notação para modelagem de processos de negócio, a fim de criar um diagrama. Junto a essas melhorias, a Unimed-BH definiu novos processos e atividades, de forma a aumentar o desdobramento da cadeia de valor.

Além de proporcionar números positivos, a gestão por processos também aumentou o conhecimento dos colaboradores sobre o negócio, melhorou os resultados da cooperativa e foi essencial para alcançar os objetivos estratégicos propostos no planejamento.

CONTATO DA COOPERATIVA

Daniela Maia, coordenadora de Comunicação - daniela.maia@unimedbh.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Foi desenvolvido um projeto de estação móvel, com central de vendas, coleta de exames e feira de negócios, por meio de um contêiner que permitisse realizar diversas ações com qualidade e consequente aumento na percepção de valor de nosso produto. O Projeto conciliou durabilidade, possibilidades de adequação simples e reutilização duradoura.

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em momentos econômicos difíceis, é necessário otimizar despesas e cortar gastos. Esse é o papel do Comitê de Custos da Viacredi, que se empenha em analisar os processos financeiros da cooperativa para identificar oportunidades de economizar.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O projeto "Solidariedade é a nossa energia" tem como objetivo efetuar doações de sistemas de produção de energia fotovoltaica para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) seguindo uma metodologia que consiste na seleção da organização, realização do laudo estrutural e comunicação do benefício.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.