Sicredi Grandes Lagos exalta a importância das águas

Cuidando das nascentes
O projeto de Proteção de Fontes foi realizado pelas agências paranaenses, contemplando, ao todo, nascentes nas cidades de Laranjeiras Sul, Rio Bonito, Porto Barreiro, Laranjal, Marquinho, Nova Laranjeiras, Virmond, Cantagalo, Guaraniaçu, Ibema, Diamante do Sul, Campo Bonito, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná. O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade da água destinada ao consumo em pequenas propriedades rurais. Com isso, foram 17 projetos concluídos e entregues para associados beneficiando inúmeras famílias da região. “Agora, a intenção é realizar mais de 50 proteções de fontes até 2030. Além disso, estamos sempre revisitando as propriedades a fim de acompanhar as condições de todas as fontes revitalizadas e protegidas”, conta Maria Nivete.Praias mais limpas
O projeto “Pé na Areia”, por sua vez, trabalha a conscientização sobre a conservação de oceanos por meio da coleta correta de lixo nas praias. Essas ações são desenvolvidas pelas agências da cooperativa no litoral paulista. “Iniciamos o projeto no ano de 2022, com um trabalho com as pessoas que vendem alimentos na areia através de permissionários e associações”, narra Maria Nivete. “Levamos informações sobre educação financeira e conscientização do meio ambiente”. No Dia Mundial da Limpeza de Praias, a Sicredi Grandes Lagos convidou os associados, lideranças da cooperativa, ONGs, entidades, escolas e a comunidade como um todo para recolher o lixo na areias das praias e conscientizar os banhistas sobre os impactos de descarte de lixo para o meio ambiente.Atenção à fauna
Em abril de 2023, a cooperativa aproveitou a abertura do campeonato de pesca esportiva 2023 em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, para promover mais uma ação voltada à preservação das águas. Com apoio da ASPE (Associação Santiago Pesca Esportiva), entidade responsável pela organização do certame, e pescadores de diversas cidades do Paraná, o Comitê de Sustentabilidade da Sicredi Grandes Lagos promoveu a soltura de alevinos no alagado de Rio Bonito do Iguaçu. Durante o evento, 12 mil alevinos - peixes juvenis, recém-eclodidos dos ovos - foram soltos no local, com o objetivo de revitalizar a fauna do lago e revitalizar as espécies que vivem no local. As iniciativas ESG da Sicredi Grandes Lagos almejam beneficiar a natureza assim como as pessoas. “Essas ações estão conectadas às estratégias da cooperativa em prol de desenvolver a comunidade”, conclui Maria Nivete Presa.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Projeto qualifica estagiários da cooperativa para interagir com associados e não associados que visitam agências, identificando problemas e soluções de forma proativa. A iniciativa resultou em 30% de conversão de novos associados e ampliou as oportunidades de efetivação dos estagiários.
O grupo Cafeína é composto por mulheres, cooperadas ou com vínculos - como esposas e filhas, que surgiu do seguinte propósito: fidelização e preparação para governança, fazendo uso do melhor perfil da intuição e multifuncionalidade femininas por meio do empoderamento e da disponibilização de conhecimento e informação específica gerados neste programa.
Ação da cooperativa paranaense prevê a formação de grupos de trabalho para divulgar e implementar as regras de segurança ocupacional e as consequências das infrações, bem como criar uma cultura de segurança e prevenção em todas as áreas da operação.
Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento
Central da Unicred em Santa Catarina e Paraná cria estrutura única para atendimento a clientes das filiadas. Centralização otimiza os processos e alivia a carga de trabalho das agências, que podem se concentrar na assessoria financeira aos cooperados.