cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Grandes Lagos exalta a importância das águas

Imagem Destaque

2024
Sul
Não
Sicredi Grandes Lagos PR/SP
ESGCOOP
Ambiental
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos hídricos Ação: Iniciativas de proteção a corpos aquáticos, limpeza de regiões litorâneas e revitalização da vida aquática. ODS: 14 - Vida na água Resultados: Proteção de 17 nascentes no Paraná. Ações de limpeza de praias e conscientização no litoral paulista. Revitalização da biota em Rio Bonito do Iguaçu/PR.

O nome da Sicredi Grandes Lagos não é fruto do acaso. Atuante em Paraná e São Paulo, a cooperativa tem uma relação íntima com a água. No Paraná, suas agências são rodeadas por lagos e represas. Já em São Paulo, a cooperativa está presente nas cidades litorâneas banhadas pelo mar. Diante disso, a Sicredi Grandes Lagos passou a se dedicar à proteção dos recursos hídricos e ecossistemas marítimos, explica Maria Nivete Presa, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo: “Olhamos para a ODS 14, que faz menção à água, e resolvemos dedicar nossas ações a ela, uma vez que os lagos e o mar são os protagonistas da nossa área de atuação”. Diante disso, a cooperativa realiza uma série de iniciativas voltadas à proteção de fontes, limpeza de praias e cuidados com a fauna aquática. As ações são tocadas pelo Comitê de Sustentabilidade da cooperativa.  

Cuidando das nascentes

O projeto de Proteção de Fontes foi realizado pelas agências paranaenses, contemplando, ao todo, nascentes nas cidades de Laranjeiras Sul, Rio Bonito, Porto Barreiro, Laranjal, Marquinho, Nova Laranjeiras, Virmond, Cantagalo, Guaraniaçu, Ibema, Diamante do Sul, Campo Bonito, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná. O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade da água destinada ao consumo em pequenas propriedades rurais. Com isso, foram 17 projetos concluídos e entregues para associados beneficiando inúmeras famílias da região. “Agora, a intenção é realizar mais de 50 proteções de fontes até 2030. Além disso, estamos sempre revisitando as propriedades a fim de acompanhar as condições de todas as fontes revitalizadas e protegidas”, conta Maria Nivete.  

Praias mais limpas

O projeto “Pé na Areia”, por sua vez, trabalha a conscientização sobre a conservação de oceanos por meio da coleta correta de lixo nas praias. Essas ações são desenvolvidas pelas agências da cooperativa no litoral paulista. “Iniciamos o projeto no ano de 2022, com um trabalho com as pessoas que vendem alimentos na areia através de permissionários e associações”, narra Maria Nivete. “Levamos informações sobre educação financeira e conscientização do meio ambiente”. No Dia Mundial da Limpeza de Praias, a Sicredi Grandes Lagos convidou os associados, lideranças da cooperativa, ONGs, entidades, escolas e a comunidade como um todo para recolher o lixo na areias das praias e conscientizar os banhistas sobre os impactos de descarte de lixo para o meio ambiente.  

Atenção à fauna

Em abril de 2023, a cooperativa aproveitou a abertura do campeonato de pesca esportiva 2023 em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, para promover mais uma ação voltada à preservação das águas. Com apoio da ASPE (Associação Santiago Pesca Esportiva), entidade responsável pela organização do certame, e pescadores de diversas cidades do Paraná, o Comitê de Sustentabilidade da Sicredi Grandes Lagos promoveu a soltura de alevinos no alagado de Rio Bonito do Iguaçu. Durante o evento, 12 mil alevinos - peixes juvenis, recém-eclodidos dos ovos - foram soltos no local, com o objetivo de revitalizar a fauna do lago e revitalizar as espécies que vivem no local. As iniciativas ESG da Sicredi Grandes Lagos almejam beneficiar a natureza assim como as pessoas. “Essas ações estão conectadas às estratégias da cooperativa em prol de desenvolver a comunidade”, conclui Maria Nivete Presa.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

O Sicoob Credinacional investiu em duas micro usinas fotovoltaicas para alcançar 100% de autossuficiência energética em suas agências e sua sede. Além de zerar um custo operacional de mais de R$ 216 mil anuais, a iniciativa gera impacto social ao doar o excedente de energia para a Vila Vicentina de Quartel Geral (MG), e contribui para a ação climática, neutralizando cerca de 300 mil galões de CO₂ por ano.

ESGCOOP

A Creral, cooperativa gaúcha pioneira na geração de energia a partir da casca de arroz, inovou ao transformar esse resíduo agrícola em um biopolímero 100% renovável. O projeto Bioroz e Cinroz criou uma alternativa sustentável ao plástico fóssil, validou seu potencial de mercado e posicionou a região como um novo polo de bioeconomia, conectando o agronegócio à indústria de transformação.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Plenamente é o programa de saúde emocional da Unimed-BH que tem como objetivo sensibilizar os trabalhadores sobre os aspectos emocionais, aumentar o acesso para avaliação dessas questões, e consequentemente proporcionar diagnósticos precoces e tratamentos assertivos, além de melhorar a satisfação e a experiência do colaborador da Unimed-BH. Diante do entendimento das necessidades individuais e coletivas, o Programa Plenamente tem pilares em ações de estímulo à mudança comportamental, atuações na identificação de fatores de risco e suas ações de contenção, ações educativas pertinentes ao tema, além de ações assistenciais no cuidado individualizado para cada trabalhador.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Projeto qualifica estagiários da cooperativa para interagir com associados e não associados que visitam agências, identificando problemas e soluções de forma proativa. A iniciativa resultou em 30% de conversão de novos associados e ampliou as oportunidades de efetivação dos estagiários.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.