cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Sudoeste MT/PA ouve colaboradores sobre desenvolvimento de carreira

Imagem Destaque

2013
Centro-Oeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Poupança, Investimento do Sudoeste MT/PA
240
1
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Após obter um resultado decepcionante da Pesquisa de Clima Organizacional do Sistema Sicredi, a Sicredi Sudoeste MT/PA começou a realizar pesquisas de carreira anuais, a fim de entender os anseios profissionais de seus colaboradores. A iniciativa resultou na melhoria dos indicadores das pesquisas seguintes e proporcionou um melhor planejamento de carreira para as equipes da coop.

Contexto e desafios

De forma sistêmica, o Sistema Sicredi aplica sua Pesquisa de Clima Organizacional a cada dois anos. Esse levantamento é usado como base para a gestão do ciclo de clima organizacional nas centralizadoras e cooperativas, realizada com o apoio de uma consultoria especializada. 

Nos resultados da pesquisa aplicada em 2012, a cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA apresentou resultados gerais abaixo das demais cooperativas de sua Central. O índice de favorabilidade geral da cooperativa foi de somente 65% e o critério de crescimento profissional teve uma das piores avaliações, com apenas 57% de favorabilidade entre os colaboradores.

Diante do desafio de aumentar a favorabilidade no clima organizacional da cooperativa, a Sicredi Sudoeste MT/MA discutiu os números obtidos com a pesquisa em reuniões com a participação de gestores e colaboradores. 

Os encontros evidenciaram que os funcionários não viam oportunidades de crescimento profissional na cooperativa e, também, que os líderes não mantinham conversas com seus colaboradores sobre suas carreiras. A consequência disso foi que os funcionários da cooperativa resistiam em assumir papéis de protagonismo. 

Desenvolvimento e metodologia

Nesse cenário, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e o crescimento profissional dos colaboradores, a Sicredi Sudoeste MT/PA avaliou maneiras de provocar reflexões sobre a condução das carreiras de seus funcionários. Consequentemente, a cooperativa queria aumentar o diálogo das equipes com as lideranças. 

Em 2013, para começar, a Sicredi Sudoeste MT/PA, então, mapeou as aspirações de seus colaboradores por meio de um formulário. No documento, as pessoas podiam expor quais posições almejavam ocupar na cooperativa e o prazo para alcançá-la. O questionário foi elaborado pela área de gestão de pessoas em conjunto com gestores e colaboradores. 

Batizado como Pesquisa de Carreira, o levantamento online foi enviado para todos os colaboradores em regime CLT contratados há mais de 90 dias. As principais perguntas do questionário versam sobre os objetivos profissionais de curto prazo (um ano), médio prazo (três anos) e longo prazo (cinco anos), além de abordar a disponibilidade para mudar de cidade. 

A pesquisa também aborda sobre o interesse do colaborador em participar de programas de formação antecipada da cooperativa. Depois que os formulários são preenchidos, a equipe de gestão de pessoas da Sicredi Sudoeste MT/PA consolidou os dados e enviou as informações detalhadas para os gestores de cada unidade da cooperativa. 

Esses dados serviram de insumo para que os líderes conversassem com seus colaboradores e planejassem caminhos para apoiar o desenvolvimento da carreira dos funcionários em direção aos objetivos traçados. Além disso, o projeto permite que a cooperativa compreenda melhor  o perfil e os anseios de seus trabalhadores. 

A Pesquisa de Carreira da Sicredi Sudoeste MT/PA passou a ser realizada anualmente. A cooperativa apresenta o projeto para um colaborador logo que ele é admitido. Quando um gestor muda de unidade, por outro lado, o setor de RH encaminha as respostas dos colaboradores para que o novo líder faça a gestão do crescimento profissional de sua nova equipe.

Resultados de aprendizados

Na primeira Pesquisa de Carreira, a cooperativa coletou os dados usando planilhas eletrônicas, o que dificultou o processo de consolidação das informações. Diante disso, a cooperativa aderiu a uma nova solução online para facilitar a participação dos colaboradores e acelerar a consolidação dos dados. Com o tempo, a Sicredi Sudoeste MT/PA também aprimorou as perguntas do questionário a fim de entender melhor os colaboradores. 

A cooperativa identificou, ainda, que muitos gestores não estavam aptos a conversar sobre carreira com seus colaboradores. Diante disso, a Sicredi Sudoeste MT/PA fez visitas nas unidades de atendimento para dar suporte ao projeto. Em 2016, os estagiários começaram a responder o questionário. 

Após as primeiras edições do projeto, a percepção dos colaboradores melhorou. O percentual de favorabilidade, que em 2012 era de 65%, cresceu para 80% em 2014. A cooperativa obteve aumento do percentual de favorabilidade em todos os fatores avaliados. O fator de crescimento profissional, que havia despertado o alerta dos gestores, subiu de 57% para 80%. Por fim, o engajamento das equipes foi de 76% em 2012 para 90% em 2014.

Desde o início do projeto, a Sicredi Sudoeste MT/PA notou uma mudança na postura dos gestores, que passaram a estimular seus colaboradores a se inscreverem nas oportunidades internas e incentivar o desenvolvimento de seus pontos de melhoria. 

Ademais, a cooperativa registrou crescimento na quantidade de promoções internas. Em um único processo seletivo interno, por exemplo, quatro colaboradores foram selecionados para ocupar cargos de gestão, alcançando seus objetivos indicados na pesquisa. 

Contato da cooperativa

Priscila Fonseca, coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo - fonseca_priscila@sicredi.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Os produtores rurais da Chapada Diamantina enfrentavam uma baixa autoestima e falta de motivação por conta da desvalorização de produtos regionais. Para contornar essa situação, a Cooperativa Coopric apostou na certificação de Indicação Geográfica (IG), que fortaleceu a economia local e aumentou a competitividade desse mercado.

ESGCOOP

Objetivo: Reafirmar o compromisso de responsabilidade socioambiental instalando uma agência 100% sustentável, construída com 22 contêineres, isolamento térmico, infraestrutura verde e todos os demais pré-requisitos sustentáveis. Resultados: Construção de agência sustentável. Diminuição do impacto ambiental por meio da recaptação de água da chuva. Economia por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Batizado de Embryo, o espaço recebe eventos, workshops, reuniões e bate-papos, visando a estimular a criatividade e fomentar uma cultura de inovação dentro e fora da cooperativa. Iniciativa aproximou o Sicoob Divicred do público jovem e renovou a base de associados.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Projeto Valor em Saúde é uma solução que garante a entrega de sustentabilidade para o sistema de saúde. Por meio dela é possível entregar mais segurança e qualidade assistencial para o paciente durante sua jornada hospitalar, dar maior acesso a população aos serviços de saúde, bem como reduzir os desperdícios. Consiste no que é mais importante para os pacientes: o estado de saúde que alcançam (resultados) e o preço pago por isso (custos). Portanto, prestadores, incluindo hospitais e médicos, e operadores do sistema de saúde devem se concentrar na geração de valor máximo para seus pacientes, ajudando-os a obter os melhores resultados possíveis e de maneira econômica; avaliando/ monitorando indicadores assistenciais de valor e mérito, entregando “Valor” ao paciente e remunerando a Boa Medicina.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.